Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

ujBP.jpg

 

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou nesta quarta-feira (18) uma medida que tende a reduzir os preços das chamadas da telefonia fixa e móvel no país.
 
A redução ocorre de forma indireta para o consumidor, uma vez que a mudança nas regras serve para impor limites às cobranças feitas entre as empresas do setor.
 
Na prática, a norma da Anatel reduz o valor teto usado como referência para as negociações que essas empresas fazem pelo uso de rede umas das outras.
 
Isso ocorre sempre que o consumidor de uma empresa liga para alguém que é cliente de outra operadora.
 
Esse tipo de ligação gera um custo entre empresas, que acaba sendo repassado para o consumidor.
 
DIMINUIÇÃO AGRESSIVA
 
A Anatel já vinha reduzindo esses preços, mas, pela aprovação da nova norma, pretende que essa diminuição nas taxas seja bastante agressiva entre 2016 e 2019.
 
Pelas estimativas da própria agência, a queda dessa taxa entre empresas de telefonia móvel pode cair até 90% até 2019, quando atingirá um valor médio de R$ 0,02.
 
Estudos usados pela Anatel com base nos reflexos de medidas semelhantes aplicadas na Espanha mostram que a redução de 70% no preço dessas taxas fez o valor cobrado na ponta, do consumidor espanhol, cair cerca de 55% na telefonia móvel.
 
A agência destaca que essa medida é importante também para reduzir o chamado "efeito clube".
 
Que é quando as empresas se aproveitam das elevadas taxas das chamadas entre empresas diferentes e reduzem bastante os preços para chamadas entre seus próprios usuários.
 
Assim, os clientes acabam tendo de formar grupos de parentes e amigos em uma mesma operadora para se comunicar aproveitando os preços reduzidos.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.