Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

As mídias virgens estão por toda parte. Você as encontra em lojas de informática, supermercados, papelarias camelôs e em bancas de jornais.

Bem, voltando a nossa matéria, está muito comum encontrarmos mídias sendo vendidas por todo lado e o uso delas também cada vez mais difundido. Um mercado em expanção, que comercializou algo em torno de 100 milhões de unidades/mês em 2006, só no Brasil. Praticamente todo mundo que tem um micro com gravador de CD ou DVD já gravou alguma coisa, seja um back-up, músicas, filmes, programas, etc...

Como não podia ser diferente, as falsificações também estão cada vez mais presentes e é devido a elas que escrevo esta matéria. Nossas crescentes ligações comerciais com países que não tem fiscalização ativa no que diz respeito a falsificações, nos colocam a mercê destes clones de baixa qualidade.

Mesmo com o aumento da fiscalização em cima do contrabando e da pirataria de mídias no Brasil, continuamos sendo invadidos por este material.

Você pode estar olhando para uma mídia da marca X e levando algo de qualidade bem inferior.

Aí vem a pergunta: O que pode ser feito para não levar gato por lebre?

A resposta está em um programa que identifica o fabricante, não a marca impressa, mas a de quem fabricou a mídia.

O programa chama-se DVD Identifier e é freeware.

Vale dizer que é comum fabricantes comprarem mídias OEM de outros fabricantes, o que torna um pouco confuso o nosso método de identificação de falsificações. OEM (Original Equipment Manufacturer) são produtos produzidos por um fabricante e, normalmente, vendidos a outro para que façam parte de seu produto final. Um exemplo disto são as memórias Markvision. A Markvision não fabrica os chips e os módulos, ela compra de outros fabricantes e coloca a marca dela.

Um exemplo.

Comprei por estes dias mídias DVD-R da marca Maxell em um supermercado. Fiz a análise da mídia através do DVD Identifier e a resposta foi esta:

http://www.clangsm.com.br/vb/attachment.php?attachmentid=9785&stc=1&d=1273027506

Deu pra entender porque é um método confuso? Um DVD-R Maxell, fabricado pela Ricoh.

Neste caso não é uma falsificação, mas um produto Ritek, comprado OEM pela Maxell e comercializado com a marca Maxell.

A identificação da falsificações seria mais fácil, se cada mídia comercializada tivesse, de forma clara na embalagem, o fabricante da mídia por eles utilizada.

No caso acima, uma pessoa menos informada, poderia voltar ao local da compra e criar alguma confusão, pois pagou por um produto de uma marca e levou outra OEM sem saber.

Nestes casos vale identificar se a marca da mídia é de boa qualidade. No caso da Ritek, ela fornece mídias em carater OEM para nomes como: Arita, Emtec, Fujifilm, Memorex, Philips, Platinun, Teac e outras. A Ritek é, sem dúvida, uma boa mídia.

Estou disponibilizando o DVD Identifier para download no fim do tópico . Infelizmente o DVD Identifier não funciona em todos os tipos de mídia, mas funciona em: DVD (DVD+R, DVD+RW, DVD-R, DVD-RW, DVD-RAM), HD DVD (HD DVD-R, HD DVD-RW, HD DVD-RAM) e BLU-RAY (BD-R, BD-RE).

O programa é muito fácil de usar, bastando carregá-lo, colocar a mídia a ser identificada e clicar em IDENTIFY.

Um grande abraço!

JNTelecom - Soluções Tecnológicas

post-8723-139967390032_thumb.jpg

dvd_identifier_520 bY JNTelecom.zip

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.