Ir para conteúdo

Operadoras móveis decidem rever planos de acesso ilimitado


Posts Recomendados

Claro começa a incentivar adesão de novos clientes a planos limitados e argumenta que a maioria dos clientes não consome mais de 3GB por mês. Os planos de acesso ilimitado à internet em celulares podem estar com os dias contatos para os consumidores brasileiros. Diante da explosão da banda larga 3G em celulares no Brasil – em janeiro foram contabilizados 10,5 milhões de acessos móveis segundo o 3º Balanço Huawei de Banda Larga Móvel – as operadoras começam a rever o modelo de negócios para incentivar a oferta de planos limitados.

“A conta não fecha”, disse o diretor de Operações e Tecnologia da CTBC, Luís Antônio Andrade Lima, durante um painel com representantes do setor, após a apresentação do balanço, nesta terça-feira (10/3), em São Paulo. Na avaliação do executivo, o custo de infra-estrutura aérea é muito alto para atender a demanda crescente pelo serviço. “É preciso buscar um modelo que seja mais equilibrado”, afirma.

Tanto a CTBC como a Claro garantem que não pretendem encerrar a oferta de planos de dados ilimitados tão cedo, mas começam a incentivar a adesão dos novos usuários a planos, que segundo elas, são mais adequados ao perfil de consumo real. Na base da Claro, os clientes de planos ilimitados são a maioria, informa a diretora de serviços de valor agregado da Claro, Fiamma Zarife, mas “86% da base consome uma média de 3 Gigabytes de dados ao mês”, afirma. “Há muito desconhecimento do consumidor em saber o que ele realmente utiliza.”

Mau uso

Na avaliação de Fiamma, a mudança no plano de negócios também deve evitar que empresas usem o acesso móvel de forma ilegal – ela cita casos do uso do acesso 3G em lan houses. “Não acho que foi um erro [a oferta de planos ilimitados] e não estamos punindo os usuários, mas sim o mau uso da rede”, explica.

A Claro iniciou recentemente a oferta de planos limitados em 3GB e 5GB por 89,90 reais e 119,90 reais ao mês, incluindo um serviço que alerta por SMS quando o cliente consumir 80% e 100% da franquia. A tarifa para o acesso excedente é de 10 centavos de real por Megabyte. Além do alerta, segundo Fiamma, a empresa prepara uma espécie de calculadora virtual para que o usuário acompanhe o consumo de dados dos últimos três meses. Hoje, o site oferece um simulador básico de consumo de dados para orientar o internauta na aquisição do plano.

Pré-pago

A Claro deve anunciar a oferta de acesso a dados no sistema pré-pago até o final de março. O modelo foi anunciado em fevereiro pela Tim em um pacote de acesso pré-pago de até 40 Megabytes por 2,90 reais ao dia. Até o momento, a Claro oferece o plano pré-pago somente para acesso via modem 3G – um dia de acesso custa 20 reais.

Só resta saber se, com essa medida, os valores dos planos serão reduzidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive conversado com um cliente hj q comprou um celular com sistema op android e q na europa , o pessoal nao paga por voz e so pra dados , pessoal la corta direto o skip e um outro q nao pequei o nome ´´fake´´ . Onde ele tem o VIVO on , paga 30 ou 35 nao recordo e fala com parente dele nos E.U.A direto com o video conferencia. To achando q esse sistema de VOZ q nos pagamos muito caro , ja esta ultrapassado. So no brasil mesmo, as tecnologias chegao por ultimo e se diz pais emergente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...