Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Clan GSM

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Featured Replies

Postado

Carga tributária impede desenvolvimento do Brasil. O Brasil, pelo segundo anos consecutivo, amargou a última colocação no Ranking Internacional que reflete o retorno do Estado, em serviços Públicos, através da utilização da receita proveniente dos tributos arrecadados

O Brasil, pelo segundo ano consecutivo, amargou a última colocação no ranking internacional que reflete o retorno do Estado, em serviços públicos, através da utilização da receita proveniente dos tributos arrecadados. Os pesquisadores cruzaram a carga tributária das 30 nações que, proporcionalmente, cobram mais impostos, com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das Nações Unidas, que leva em conta expectativa de vida, educação e renda. E assim calcularam o retorno de bem-estar à sociedade.

Para atingir o nível de potência econômico-social muita coisa ainda precisa ser feita, dentre as quais uma melhor distribuição dos recursos arrecadados com os tributos. O brasileiro paga uma altíssima carga tributária, sobre a qual ainda incide o agravante de que a contrapartida do Estado é irrisória. O cidadão de classe média ainda se vê obrigado a gastar com educação, saúde e segurança, atividades de prestação obrigatória por parte do Estado.

No final dos anos 1990, a carga tributária brasileira refletia aproximadamente 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2009, já correspondia a 34,41% do PIB. Em 2011, a previsão é de que a arrecadação de tributos atinja o patamar de 36% do PIB, um dos mais elevados do mundo. Pior: toda esta arrecadação não se traduz, na prática, em qualidade de vida.

Nos países emergentes, a exemplo da China e da Índia, o percentual da carga tributária é de aproximadamente 22% do PIB. Em sendo assim, conclui-se que a tributação brasileira é considerada desarrazoada para os padrões nacionais e compromete sobremaneira o desenvolvimento econômico nacional, eis que é mal distribuída, prejudica a competitividade, inibe investimentos e estimula a informalidade.

Analisando-se o atual cenário brasileiro é evidente que o Sistema Tributário adotado alberga uma excessiva carga tributária, porém, não cumpre a função redistributiva, ao contrário, é regressivo e concentrador de renda. Em um contexto federativo, não há uma distribuição igualitária das receitas tributárias em todo o território nacional, de modo que inexiste um sistema justo de transferências em favor das unidades federativas economicamente mais frágeis, o que dificulta o acesso, por parte do cidadão, aos serviços públicos com um padrão mínimo de qualidade.

A majoração da carga tributária brasileira é injusta, porque o retorno social da arrecadação é baixo, não há respeito à finalidade essencial dos tributos de fomentar o desenvolvimento social e de financiar os serviços públicos. Dessa forma, fica claro que não é apenas pelo fato de sermos a sexta economia do mundo que nossos problemas acabaram. Ainda estamos longe de comemorar um desenvolvimento econômico-social sustentável, onde o brasileiro realmente se sinta parte do seleto grupo de países desenvolvidos, onde economia e qualidade de vida andam de mãos dadas.

Fonte: Bernardo Vidal é consultor e advogado tributarista.

Opinião do autor desta postagem (55555):

Essa é de doer, seja nossos bolsos ou nossas cabeças mesmos!!![/HTML]

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.