Ir para conteúdo

Milhões de celulares estão vulneráveis a ataques de hackers (e isso inclui você)


Posts Recomendados

Posted Image

GSM

Karsten Nohl, um especialista em segurança de telefonia móvel e diretor do Security Research Labs, na Alemanha, conseguiu a proesa de deixar milhões de usuários de celulares alarmados com suas declarações durante um convenção de hackers realizada em Berlim nessa terça-feira.

Segundo Nohl, existe uma vulnerabilidade na tecnologia das redes GSM que pode permitir que hackers tomem o controle dos celulares e enviem mensagens de texto e realizem chamadas sem o consentimento do usuário. O que torna tudo mais grave é que atualmente 4 bilhões de celulares utilizam a rede GSM, o que representa 80% do mercado mundial de telefonia móvel. No Brasil, todas as operadoras utilizam a rede GSM atualmente.

Ataques semelhantes já aconteceram no passado com um número menor de smartphones. Ataques a sistemas corporativos de telefonia fixa, por exemplo, chegam a ser bastante comuns. A falha na rede GSM, no entanto, pode permitir aos hackers o controle de centenas de milhares de celulares em um curto período de tempo, segundo Karsten.

Por motivos óbvios, Nohl não revelou nenhum detalhe sobre como essa falha pode ser explorada - e agradecemos se continuar assim. Contudo, o especialista alerta que é provável que em questão de semanas outros hackers possam reproduzir o código necessário para realizar os ataques.

Nohl criou um ranking das operadoras mais seguras do mundo, disponível no site gsmmap.org. O mapa não inclui informações sobre operadoras brasileiras, mas permite que os usuários colaborem e coloquem informações relevantes sobre a segurança das operadoras em seus países. As redes móveis da T-Mobile, na Alemanha, e da SFR, na França, aparecem como as que oferecem maior proteção contra criminosos online.

Nohl afirma que as empresas podem efetivamente aumentar sua segurança facilmente, as vezes apenas fazendo uma atualização no software da rede. Gostaríamos de ver as operadoras se manifestando sobre o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...