Ir para conteúdo

Reflexão


Posts Recomendados

Vejo isso direto na mesquita: uma pessoa vê alguém errando, vai lá e chama a atenção de quem erra. Até aí tudo bem. Mas muitas vezes aquele que foi corrigido fica ofendido e não mostra mais a cara na mesquita.

Todo mundo acha que tem autoridade para corrigir os outros (inclusive eu, ao escrever esse post). Acontece que nem todo mundo tem. E muitos dos que têm autoridade não sabem corrigir e acabam ferindo pessoas sem necessidade.

Está certo corrigirmos alguém que comete um erro. Principalmente quando a pessoa não percebe que está errando. Mas muitas vezes corrigimos alguém apenas para mostrar a nossa superioridade, e isso é uma armadilha do nosso nafs. Corrigir alguém requer muito cuidado, e não apenas conhecimento. É necessário muito tato, pois a correção pode acabar em briga, e as desavenças são a chave para a decadência de um povo. O Profeta disse: "Povos antes de vocês pereceram apenas porque discordavam sobre as Escrituras."

A primeira coisa que devemos saber é se realmente temos autoridade para corrigir alguém. Vamos supor que temos. Então devemos seguir mais um bocado de regras para não afastar ninguém de nós e, pior, de Allah swt.

- Sinceridade: o objetivo deve ser evitar que alguém faça algo que desagrade a Allah swt, e nunca exibir a sua autoridade.

- Entender que todos nós cometemos erros.

- Tato: é indispensável. Devemos saber como lidar com cada pessoa. Algumas podem ser corrigidas sem maiores problemas. Outras ficarão ofendidas se você lhes chamar a atenção rispidamente. Outros nem devem perceber que estão sendo corrigidos.

- Evitar corrigir alguém na frente dos outros, a fim de evitar que essa pessoa fique envergonhada e magoada. Assim, a correção de um erro leva a um erro muito maior.

- Distinguir aquele que erra por desconhecimento (e se esforça) e quem erra por negligência. Nem sempre é possível, mas aquele que erra por desconhecimento não merece uma correção severa. Ele precisa de alguém que o ensine com paciência e humildade.

- Corrigir com muito tato aqueles cuja aderência ao Islam não é tão forte. Principalmente recém-revertidos.

Já ouvi mais de um caso de pessoas que deixaram de ir à mesquita ou a reuniões de muçulmanos porque foi maltratado por alguém quando cometeu um erro. E falo de erros como recitar o Alcorão incorretamente, pronunciar mal o árabe, não rezar direito, etc. Às vezes recém-revertidos não sabem como agir direito em relação à pessoas do sexo oposto, ou como dirigir-se a alguém. Devemos ter paciência e dar-lhes tempo para aprender. Jamais sair por aí gritando: "Ei, não se fala raham, se fala harrrrrammm", ou "Você não pode olhar para os homens diretamente… isso é coisa de mulher da vida!". Parece exagero, mas isso acontece mais freqüentemente do que pensamos. De repente aquele muçulmano some e nem sabemos por quê.

O Profeta (saas) sabia lidar com as pessoas e corrigi-las de acordo com o seu temperamento. Ele era severo com seus companheiros, pois sabia que eles entendiam a correção. Mas certa vez um beduíno entrou na mesquita e urinou no canto. O Profeta (saas), em vez de ir lá e bater no homem (como muita gente faria), deixou para lá e pediu a alguém que limpasse o chão, pois sabia que o beduíno não conhecia direito as regras e que se ofenderia se fosse corrigido ali, mas que com o tempo acabaria aprendendo a se comportar na mesquita.

Nós não temos a autoridade que o Profeta (saas) tinha. Então por quê achamos que temos o direito de gritar com todo mundo e sair por aí corrigindo meia ummah? Será que nós também não temos muito a ser corrigido? Corrigir a si mesmo é a maior jihad que podemos empreender.

Conselhos de Madame Nadira sobre como corrigir os outros.

Posted by Muslimah

fonte:http://muculmana.blog.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Bem, já tinha visto este tópico a alguns dias, mas fiquei pensando, pensando e agora depois de ter analisado bem com minhas idéias "estapafúrdias" e considerando muito pertinente o tema, irei deixar algumas análises. Estarei agradecendo você como autor do tópico, mas há alguns pontos no texto que não concordo, mas nada contra, pelo contrário, pois nos relata a fonte. No decorrer da vida, passamos por altos e baixos, não há como fugir disso, sendo assim fatalmente iremos ter que corrigir alguém, e ao mesmo tempo sermos corrigidos. O grande diferencial será como cada indivíduo interpreta essas informações, aí poderia se citar, inúmeras situações que contribuem a formar esse modo de interpretação, mas não vem ao caso. O que eu me refiro, é que, enquanto para alguns será recebido como simples gesto de colaboração ou descontração, outros receberão como motivo de ofensa e soberba. Mas aí deixo a pergunta no ar, quem está certo? Para essa pergunta admito que não tenho a resposta certa. Mas como sou humano e errar é dos humanos (tendo lido as regras), posso e até e acredito que devo ariscar uma resposta. Os dois podem estar certos, sim isso mesmo, cada um ao mundo seu estão certos sim. Agora isso vale ao mundo interno de cada, quando se trata em convier em um vilarejo, distrito, bairro, cidade, região, estado, país, enfim num fórum como este, por exemplo, estará certo o que estiver dentro das regras, quanto a isso não vejo outra resposta, mesmo que possamos talvez não concordar naquele momento de insatisfação, ou seja qual for o motivo, é as regras publicadas que estarão com a razão, assim com funciona as nossas leis, são elas o fator que determinam um desfecho judicial por exemplo. Obs.: Por esses dias criei um tópico no intuito de proporcionar uma merecida homenagem a todos os usuários que chegassem a certa quantidade de postagens, poderia ser qualquer número, mas vendo que um colega já estava próximo aos 4000, foi o nome do tópico que escolhi. Pois imaginamos que se chegou a este número e não foram excluídas, certamente algo de conteúdo deva ter. Jamais quis desmerecer nenhum outro membro, até por que estaria automaticamente me incluindo, pois nem em sonhos me imagino naquele tópico. Para minha triste surpresa, percebi e até recebi algumas manifestações que eu tinha sido infeliz, acreditam “infeliz”. Mesmo tendo posto lá mesmo, que não estava desmerecendo ninguém, já que era só para postar uma homenagem a cada um que chegasse a tal feito, semelhante ao estilo de tópicos de atualizações, onde se posta só uma vez e pronto. Poderia ter me embravecido ou fugido sei lá, mas seguindo minha linha dita nesta minha postagem de agora, faz parte. Alguns não me interpretaram como era intuito do tópico, faz parte, para isso ler o nome do tópico, postagens e modos de agradecimentos ajuda muito. No mais tudo de bom! Agora, voltando ao assunto inicial, não se considera correções, que não tenham teor ou intuito construtivo, isso deve ser sabido a todos, mas aos desavisados, temos já as regras também. Particularmente, procuro educadamente colaborar para continuar vendo este fórum de melhor imagem e conteúdo possível, assim ser corrigido e tudo mais também, ganhamos todos! Desde meu início nesta casa, até hoje, mudei alguns modos de ver o funcionamento desses fóruns. Isso é processo normal, tenho muitas idéias ainda a colocar, mas ninguém me convidou para vir aqui, eu que entrei, assim devo estar receptivo a algumas críticas ou que seja. Imaginamos um fórum onde todos pensam e se comportam da mesma maneira, a meu ver não seria um fórum e sim um Convento! Ah, postou link externo, lembre-se que é proibido! No mais, espero ter colaborado, se não tiver criticam :hihihi:!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certamente antes não estava muito atento as regras da casa porém estou me adaptando pois nunca gostei muito de ler,mais vejo que as mesmas contem contradições pois meu post foi baseado neste paragrafo conforme pode ver:

7.e) Caso o post for de alguma dica, matéria retirada de outro Fórum ou qualquer outro site, colocar de maneira visível, as referências bibliográficas (link de onde foi retirado) bem como nome do Autor. Preferencialmente, coloque toda a notícia e/ou dica no post, não apenas o link para mesma, pois, em caso de retirada do ar do site original, teremos apenas um título e um link quebrado neste post;

A Equipe Clan GSM Brasil

Desculpe-me regras um pouco que confusa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...