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Acordo realizado entre o governo do Estado de São Paulo e a Apas (Associação Paulista de Supermercados) prevê que até meados de novembro a distribuição de sacolinhas plásticas nos supermercados será extinguida. No dia 9, será assinado protocolo de intenções com ações que serão tomadas para conscientizar os clientes.

O consumidor terá seis meses para se adaptar à nova situação. "A intenção é que o governo e as empresas façam campanhas para orientar as pessoas sobre como acondicionar as compras", detalha o vice-presidente da Apas, Orlando Morando.

Segundo o executivo, os empresários que não aderirem à causa estarão livres de multa. Mesmo sem força de lei, a expectativa é de que nas primeiras semanas da campanha 30% das redes que atuam no Estado adequem suas operações ao novo cenário. As líderes do setor Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart já desenvolvem ações que incentivam a redução de uso dos sacos plásticos pelos clientes.

EXEMPLO - A medida estadual tem como exemplo campanha realizada em Jundiaí, no interior paulista, que desde agosto baniu as sacolas plásticas. Morando acredita que a população verá com bons olhos a medida. "A sociedade está mais preocupada com o meio ambiente, consumo de produtos orgânicos."

Em Jundiaí, 75% da população aprovaram a ação intitulada Chega de Sufocar o Planeta, que tirou de circulação 80 toneladas de sacos consumidas por mês pelos 300 mil habitantes. O acordo prevê o uso de embalagens ecológicas retornáveis ou biodegradáveis.

O vice-presidente da Apas considera que sem gasto extra das sacolinhas, os estabelecimentos terão condições de baratear os preços de alguns produtos. "O consumidor nunca recebeu a sacola de graça. As embalagens consomem até 1% do faturamento. O valor é alto, pois a margem de lucro do setor é entre 3,5% e 4%."

ALTERNATIVAS - A partir de novembro o consumidor terá que levar suas próprias embalagens de casa para fazer as compras. As tradicionais sacolas serão substituídas por outras fabricadas à base de amido de milho, que é biodegradável e se decompõem em quatro meses. Cada uma será vendida a R$ 0,19. Caixas de papelão resistentes também serão comercializadas.

Em nota, a Plastivida (Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos) diz que o governo não ouviu todos os setores envolvidos, como a indústria, para tomar a decisão. "O acordo pode penalizar o consumidor. Existem alternativas de redução do consumo que preservam o meio ambiente, sem ferir o direito de escolha de cada um."

A entidade pontua que o programa de redução implementado em 2007 diminuiu em 4 bilhões o número de sacolas usadas.

iPad 2 deve chegar ao varejo brasileiro a partir de junho

O iPad 2 pode chegar ao Brasil em junho. Segundo executivos do varejo ouvidos pela Folha, se não houver atraso na importação, os aparelhos devem ser liberados pelas autoridades alfandegárias em maio para chegar ao varejo no mês seguinte.

A expectativa do lote inicial de importação é de 20 mil aparelhos para o Brasil.

No entanto, os lojistas trabalham com a hipótese de atraso na liberação da importação, o que poderia estender o prazo até agosto.

Normalmente a Apple não divulga com muita antecedência o lançamento --como no iPad 1, informado duas semanas antes aos varejistas.

Procurada, a Apple não confirma a data de chegada do iPad 2.

CONFIGURAÇÕES

O aparelho traz melhorias no hardware: tem 8,8 mm (é mais fino do que o iPhone 4), possui câmeras frontal e traseira, além de chip de dois núcleos A5, cuja velocidade é duas vezes maior que o anterior, além de ser nove vezes mais rápido no desempenho gráfico. O iPad 2 pesa pouco mais de 500 g e terá o novo sistema operacional iOS 4.3.

O novo tablet também terá capacidade de exibição de vídeos em alta definição (1080p). Para ter isso no dispositivo, o usuário deve adquirir um acessório para adaptar o iPad 2 no padrão HDMI.

Quem esperava uma resolução de tela melhor, no entanto, se decepcionou: 1.024 x 768 pixels, a mesma do modelo antecessor. A possível melhoria era uma das apostas do mercado, paralelamente ao lançamento da Retina Display, função que melhora olimpicamente a resolução do iPhone 4.

Já há especificações sobre o produto na loja virtual da Apple, cujo endereço é Apple - iPad - All-new design. Video calls. HD video. And more.. O lançamento ocorre no dia 11 de março, nos Estados Unidos.

Os preços se mantêm os mesmos que o do modelo antecessor: de US$ 499 a US$ 829 nos EUA, dependendo do modelo optado (se com 3G e/ou Wi-Fi e da capacidade de armazenamento, que varia entre 8 Gbytes e 64 Gbytes). O iPad 2 está disponível nas cores branca e preta.

A companhia também apresentou novas capas em cinco novas cores para iPad. Em plástico poliuretano ou em couro, elas variam entre US$ 39 e US$ 69.

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