Tutorial para iniciantes no Iphone
0

1 post neste tópico

Termos Técnicos do IPHONE

Tutorial para iniciantes no mundo do IPHONE, é impresendivel que vocês leiam este tutorial,que explica tudo sobre o IPHONE e assim fica mais facil de entender seu aparelho e postar duvidas caso você encontre uma.

Please login or register to see this image.

TERMOS TECNICOS DO iPHONE (DEFINIÇÕES):

Firmware: É o "Sistema Operacional" do iPhone, responsável pelo controle do hardware, dos processadores, da memória e da interface. É um subconjunto do OSX, sistema operacional dos MACs. Roda principalmente no processador central, o ARM.

Baseband: É o processador (e o software que roda nele) responsável por todas as comunicações do iPhone - isto é, GSM (GPRS, EDGE), Wi-FI e Bluetooth. É nesse F@* que fica todo o problema do unlocking do aparelho, para que você possa usá-lo como "Phone" e não só como "i"... QUALQUER UNLOCKING DE SOFTWARE PASSA PELO HACKEAMENTO, OU REPROGRAMAÇÃO, DO BASEBAND.

Bootloader: É uma pequena peça de software responsável pelo... adivinhe: BOOT do aparelho (dâh). É ele quem "chama" o Sistema operacional e prepara a lógica do aparelho para que o mesmo se torne operacional. Ele também fornece as ferramentas necessárias caso se precise fazer um restore do firmware. O Baseband também possui seu bootloader, e é através desse que o baseband pode ser atualizado/modificado.

VERSÕES / CÓDIGOS:

A versão atual do iPhone é: 2.1 (firmware) + 02.11.07 (baseband) + 4.6 (bootloader - também conhecida como BOOT04.06_M3S2)

Firmware: Atualmente na versão 2.1.

Até a versão 2.0 era possível o unlocking do aparelho, de forma a fazê-lo funcionar com qualquer chip (SIM Card) GSM de qualquer operadora (mas cuidado aqui: o problema do unlocking não tem a ver com a versão do firmware, apesar de parecer estar sempre associado a ele nos diversos foruns - veja 'Bootloader', abaixo)

Baseband: Atualmente na versão 01.11.07. É aqui que o bicho pega.

Bootloader: Atualmente na versão 4.6 (estamos falando do bootloader do baseband aqui). Vou tentar ir bem simples agora - até pq eu mesmo não entendo essa p... totalmente ainda, levei um tempão lendo fóruns pra chegar até aqui (o que aliás, recomendo a todos)...

Na versão anterior do iPhone [por exemplo 1.1.1 + 4.01.13_G + 3.9 (BOOT03.09_M3S2)], era possível fazer o unlocking, porque (simplificando) se conseguia dar um flash (atualização) na área correspondente ao Baseband. Esse flash se dá através do bootloader. Além disso, conhecia-se um exploit para desbloquear o controle que a Apple faz - dentro do baseband - para que o iPhone só aceite chips da P%#$@#! da AT&T (era o chamado TIFF exploit). Como alguém já disse por aqui, a Apple aprende rápido. Eles não só fecharam o exploit no baseband, como atualizaram o bootloader (de 3.9 para 4.6).

Serial (Semana de produção do aparelho): O Serial do iPhone vem na forma nn748xxxxxn . O importante aqui são os 4º e 5º algarismos. Eles indicam a semana de produção do aparelho. E porque isso é importante? Porque indica em que versão você está! Se o seu iPhone é semana 44 ou menor, é muito provável que tenha saído de fábrica com o conjunto 1.1.1 + 4.01.13_G + 3.9 (ou menor). Indica que o aparelho é plenamente "unlockable" (desbloqueável) para as funções de GSM. Se for semana 45 pra cima, chances are que você esteja f#$@&! com um conjunto 1.1.2 + 4.02.13_G + 4.6. Hoje sem dia (versao 3G essa informaçao nao é mais útil).

IMEI: É um código universal e único, cada aparelho celular GSM possui um número IMEI único no mundo. Isso é feito por meio da distribuição de "faixas" de códigos para cada fabricante, de forma que nenhum use um código que outro também usará.

DIVERSOS:

OTB (ou OOTB): Sigla em inglês para Out of The Box.

Quando você ler, por exemplo, que um determinado aparelho é "2.1 OTB", significa que ele saiu de fábrica com essa versão.

Brick: Condição na qual o iPhone se torna inoperável (como se fosse um mero tijolo). Isso pode acontecer por causa de uma atualização que deu errado, ou por diversas tentativas frustradas de quebrar o código criptográfico do baseband.

JailBreak: Processo pelo qual você ganha acesso de leitura e escrita no sistema de arquivos do iPhone. Premissa para qualquer ativação, unlocking e instalação de aplicativos de terceiros.

Activation: o iPhone OTB - saído da caixa - é nada mais nada menos que... um meio muito caro de se ligar para o 911 (única função acessível OT. A partir do Jailbreak, você pode ativar o iPhone, de forma a usar todas as suas funções com exceção do GSM. Daí você pergunta: se o iPhone é um telefone GSM, e eu não posso usar o GSM, o que sobra? Ahá, sobra o Wi-Fi (e o Youtube, o Google Maps, o "full browser" Safari), o iPod, o iPod Video, a cãmera, etc... tudo que não diga respeito a ligações telefônicas GSM. AQUI NÃO DEPENDEMOS DO BASEBAND NEM DO BL 4.6. Já existe métodos para ativação dos 2.1 OTB, inclusive. Neste momento, você já é quase íntimo do Google.

Unlocking: Destravar seu Iphone para poder usar chip de qualquer operadora!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
0