Ir para conteúdo

Tutorial para iniciantes no Iphone


Posts Recomendados

Termos Técnicos do IPHONE

Tutorial para iniciantes no mundo do IPHONE, é impresendivel que vocês leiam este tutorial,que explica tudo sobre o IPHONE e assim fica mais facil de entender seu aparelho e postar duvidas caso você encontre uma.

Posted Image

TERMOS TECNICOS DO iPHONE (DEFINIÇÕES):

Firmware: É o "Sistema Operacional" do iPhone, responsável pelo controle do hardware, dos processadores, da memória e da interface. É um subconjunto do OSX, sistema operacional dos MACs. Roda principalmente no processador central, o ARM.

Baseband: É o processador (e o software que roda nele) responsável por todas as comunicações do iPhone - isto é, GSM (GPRS, EDGE), Wi-FI e Bluetooth. É nesse F@* que fica todo o problema do unlocking do aparelho, para que você possa usá-lo como "Phone" e não só como "i"... QUALQUER UNLOCKING DE SOFTWARE PASSA PELO HACKEAMENTO, OU REPROGRAMAÇÃO, DO BASEBAND.

Bootloader: É uma pequena peça de software responsável pelo... adivinhe: BOOT do aparelho (dâh). É ele quem "chama" o Sistema operacional e prepara a lógica do aparelho para que o mesmo se torne operacional. Ele também fornece as ferramentas necessárias caso se precise fazer um restore do firmware. O Baseband também possui seu bootloader, e é através desse que o baseband pode ser atualizado/modificado.

VERSÕES / CÓDIGOS:

A versão atual do iPhone é: 2.1 (firmware) + 02.11.07 (baseband) + 4.6 (bootloader - também conhecida como BOOT04.06_M3S2)

Firmware: Atualmente na versão 2.1.

Até a versão 2.0 era possível o unlocking do aparelho, de forma a fazê-lo funcionar com qualquer chip (SIM Card) GSM de qualquer operadora (mas cuidado aqui: o problema do unlocking não tem a ver com a versão do firmware, apesar de parecer estar sempre associado a ele nos diversos foruns - veja 'Bootloader', abaixo)

Baseband: Atualmente na versão 01.11.07. É aqui que o bicho pega.

Bootloader: Atualmente na versão 4.6 (estamos falando do bootloader do baseband aqui). Vou tentar ir bem simples agora - até pq eu mesmo não entendo essa p... totalmente ainda, levei um tempão lendo fóruns pra chegar até aqui (o que aliás, recomendo a todos)...

Na versão anterior do iPhone [por exemplo 1.1.1 + 4.01.13_G + 3.9 (BOOT03.09_M3S2)], era possível fazer o unlocking, porque (simplificando) se conseguia dar um flash (atualização) na área correspondente ao Baseband. Esse flash se dá através do bootloader. Além disso, conhecia-se um exploit para desbloquear o controle que a Apple faz - dentro do baseband - para que o iPhone só aceite chips da P%#$@#! da AT&T (era o chamado TIFF exploit). Como alguém já disse por aqui, a Apple aprende rápido. Eles não só fecharam o exploit no baseband, como atualizaram o bootloader (de 3.9 para 4.6).

Serial (Semana de produção do aparelho): O Serial do iPhone vem na forma nn748xxxxxn . O importante aqui são os 4º e 5º algarismos. Eles indicam a semana de produção do aparelho. E porque isso é importante? Porque indica em que versão você está! Se o seu iPhone é semana 44 ou menor, é muito provável que tenha saído de fábrica com o conjunto 1.1.1 + 4.01.13_G + 3.9 (ou menor). Indica que o aparelho é plenamente "unlockable" (desbloqueável) para as funções de GSM. Se for semana 45 pra cima, chances are que você esteja f#$@&! com um conjunto 1.1.2 + 4.02.13_G + 4.6. Hoje sem dia (versao 3G essa informaçao nao é mais útil).

IMEI: É um código universal e único, cada aparelho celular GSM possui um número IMEI único no mundo. Isso é feito por meio da distribuição de "faixas" de códigos para cada fabricante, de forma que nenhum use um código que outro também usará.

DIVERSOS:

OTB (ou OOTB): Sigla em inglês para Out of The Box.

Quando você ler, por exemplo, que um determinado aparelho é "2.1 OTB", significa que ele saiu de fábrica com essa versão.

Brick: Condição na qual o iPhone se torna inoperável (como se fosse um mero tijolo). Isso pode acontecer por causa de uma atualização que deu errado, ou por diversas tentativas frustradas de quebrar o código criptográfico do baseband.

JailBreak: Processo pelo qual você ganha acesso de leitura e escrita no sistema de arquivos do iPhone. Premissa para qualquer ativação, unlocking e instalação de aplicativos de terceiros.

Activation: o iPhone OTB - saído da caixa - é nada mais nada menos que... um meio muito caro de se ligar para o 911 (única função acessível OT. A partir do Jailbreak, você pode ativar o iPhone, de forma a usar todas as suas funções com exceção do GSM. Daí você pergunta: se o iPhone é um telefone GSM, e eu não posso usar o GSM, o que sobra? Ahá, sobra o Wi-Fi (e o Youtube, o Google Maps, o "full browser" Safari), o iPod, o iPod Video, a cãmera, etc... tudo que não diga respeito a ligações telefônicas GSM. AQUI NÃO DEPENDEMOS DO BASEBAND NEM DO BL 4.6. Já existe métodos para ativação dos 2.1 OTB, inclusive. Neste momento, você já é quase íntimo do Google.

Unlocking: Destravar seu Iphone para poder usar chip de qualquer operadora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...