Ir para conteúdo

Featured Replies

Postado

Qual o nome da música - Programa para descobrir nome de músicas

Recentemente um amigo me deu 4 CDs de Samba Rock, contudo eu não sei o nome dos CDs e muito menos das músicas.

Vasculhando a Internet um pouco eu encontrei o Tunatic e o Shazam.

O Tunatic funciona em computadores e o Shazam em celulares.

Tunatic

Para pegar um Tunatic visite o site do desenvolvedor:Tunatic: free music identification software

Faça o Download, apesar do fabricante indicar compatibilidade até o Windos XP somente, o programa funcionou bem no Windows Vista.

Instale o programa: os passos de sempre, dois cliques no arquivo baixado, next, next, next, finish. :D

Para o Tunatic funcionar é necessário ter um microfone conectado e funcionando no computador.

O Tunatic seleciona automaticamente o seu dispositivo de gravação padrão, se for preciso configurar, clique com o botão direito sobre a tela do Tunatic para abrir o menu de opções:

Posted Image

Em Settings, escolha o dispositivo adequado:

Posted Image

A operação do programa é muito simples:

Como a captação do som é feita pelo microfone, você pode usar o Tunatic para descobrir nome de músicas tocadas em rádios, vídeo do youtube, comerciais de TV, ou quaisquer outras fontes de som, exceto é claro, seu/sua cunhado/a cantando no banheiro. :D

Assim que a música começar a tocar, aproxime o microfone da fonte de som e clique na lupa na tela do programa:

Posted Image

A clicar na lupa o Tunatic vai se conectar à Internet e enviar os padrões de onda para descobrir a música:

Posted Image

Se o Tunatic não encontrar a música, ele vai exibir a mensagem:

Posted Image

Se ele encontrar ele exibe o nome e o autor da música:

Posted Image

Obviamente o programa não é 100%, ele pode confundir o nome das músicas, ou pode não reconhecer a música e indicar que não foi encontrada. Claro também que se a música não existe na base de dados buscada, o programa não vai encontrar.

Assim recomendo que sejam conferidas sempre as músicas encontradas pelo Tunatic.

Apesar da imprecisão eu garanto, o programa encontrou 70% das músicas dos 4 CDs que eu ganhei, e me poupou um trabalhão. :D

Shazam

Para quem tem smartphone ou iPhone, a dica que fica é usar o Shazam, ele é grátis e tem a vantagem da mobilidade, em qualquer lugar que estiver poderá descobrir qual a música está tocando.

Posted Image Posted Image

O Shazam pode ser encontrado no site oficial do Shazam clicando aqui.

Se seu celular é Symbian, ele pode ser baixado na Ovi Store, clicando aqui.

O uso é muito simples, enquanto a música toca, abra o Shazam, aproxime o microfone do celular da fonte do som, clique em "Tag Now" e aguarde o som ser enviado aos servidores do Shazam, em segundos o programa retorna o nome da música, álbum, capa do álbum entre outras informações.

IMPORTANTE: É necessário ter pacote de dados ou acesso à internet para o Shazam funcionar.

DICAS PARA UMA IDENTIFICAÇÃO COM SUCESSO: se a música tiver vocal, prefira os trechos cantados, instrumentais são difíceis de serem identificados. Se for música instrumental, prefira um trecho distinto e característico da música. Evite ruídos excessivos, e evite sons baixos, música baixa pode não ser identificada pelo programa.

• 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.