Ir para conteúdo

O que é Staff?


Posts Recomendados

Muita gente me pergunta no msn até hoje o que é Staff, só que para falar de Staff preciso falar sobre Linear e Funcional.

TIPOS DE ORGANIZAÇÃO

Existem muitas formas de se organizar uma empresa e, dependendo do tipo e do objetivo da empresa, umas podem ser melhores que outras. Na verdade, o importante não é como se organiza e sim os resultados que se obtêm da organização.

ORGANIZAÇÃO LINEAR

É um dos mais antigos tipos de organização. Baseou-se na organização militar e na organização religiosa. Sua idéia principal é que exista uma linha direta de autoridade e responsabilidade entre um chefe e seu subordinado. As principais características da organização LINEAR são: Autoridade linear, ou seja, a autoridade de um chefe sobre seu subordinado é sempre indiscutível; Comunicação formal; isso quer dizer que se, por exemplo, um subordinado de um setor precisar de algo de outro setor, o pedido precisa ser feito por seu chefe ao chefe do outro setor por escrito (ou por via equivalente);

As decisões são centralizadas, o que significa que a autoridade máxima é concentrada no topo da escala hierárquica. Em empresas muito grandes, esse poder de decisão vai sendo distribuído por níveis; Forma de pirâmide. Representa o afunilamento do poder dentro da empresa, ou seja, o número de chefes diminui à medida que vai se chegando aos mais altos cargos.

ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL

Baseia-se no princípio de especialização das funções. Para a organização funcional, a empresa é dividida em setores especializados, capazes de resolver rapidamente os problemas de sua competência.

Por exemplo, se alguém necessita de informações técnicas para solucionar qualquer defeito, pode requisitar os serviços de reparo diretamente ao responsável por tal manutenção, não precisando consultar seu chefe direto.

A tomada de decisões e as ações corretivas são agilizadas.

A autoridade e o poder de decidir ficam divididos e passam a depender do conhecimento específico de cada um.

ORGANIZAÇÃO LINHA STAFF - CLANGSM

É uma mistura dos modelos de organização Linear e Funcional. Na organização Linha Staff, a empresa possui órgão de linha (de execução) e órgãos de assessoria (de apoio, especializados).

Suas características são: Os órgãos são hierarquizados linearmente e recebem assessoria constante de apoio; A comunicação pode ser formal ou direta; Os órgãos são separados de acordo com seu estilo de organização (LINEAR OU STAFF), cada um

se dedica a suas tarefas específicas. A autoridade de um não interfere na autoridade do outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...