SERVIDOR DE DOWNLOADS PARA TÉCNICOS!

É técnico? Então você precisa estar atualizado com um serviço de downloads exclusivo e profissional. O Clan SOFT é essencial para técnicos que não tem tempo para ficar procurando firmwares, softwares e procedimentos pela internet, como você.

www.clansoft.net/dl/

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Souza

..: Termos da internet :..

1 post neste tópico

Alguns termos da internet

Attachment - Enviar um attachment significa anexar um arquivo a uma mensagem eletrônica e enviá-lo a alguém.

Antivírus - Programa que detecta e elimina vírus de computador.

Backbone - Espinha dorsal das grandes redes de comunicação na Internet. Normalmente são conexões de alta-velocidade que interconectam redes regionais.

Banco de Dados - Conjunto de informações relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira útil, com o propósito de servir de base para que o usuário recupere informações, tire conclusões e tome decisões.

Banner - É um anúncio de propaganda colocado num website (banner em inglês quer dizer estandarte).

Bit - A menor unidade de informação utilizada em informática. Corresponde a 0 (zero) ou 1 (um), ligado/desligado, presença/ausência, etc.

Bookmark - Tipo de agenda onde você guarda os endereços visitados na Internet, tornando fácil visitá-los novamente. São chamados de bookmarks/marcadores no Netscape e Favoritos no Internet Explorer.

BPS - Significa bits por segundo. A velocidade do modem é expressa em quantos bits ele pode transferir por segundo. Quanto maior o número de bps, mais rápida é a velocidade do modem.

Browser - Também chamado navegador, é o programa utilizado para visualizar as páginas da WWW. Atualmente, os dois mais conhecidos são o Internet Explorer e o Netscape Navigator.

Byte - É um conjunto de 8 (oito) bits. Um byte é uma unidade que determina uma informação, que pode ser um caractere (letra) ou um código para um desenho na tela.

Cache - Quando navegamos na Internet os browsers armazenam as últimas imagens e páginas visitadas no cache, ou seja, guardam na memória. O espaço que a memória cache do browser ocupa no disco rígido do computador pode ser configurado.

Cookie - São arquivos que contêm informações como nome e preferências dos visitantes de um website. Esta informação é fornecida por cada usuário em sua primeira visita ao site. O servidor registra a informação num arquivo e armazena no disco rígido do visitante. Assim, ao retornarmos ao site, a navegação será mais rápida, pois o servidor já terá a configuração das preferências do visitante.

DNS (Domain Name System) - É um sistema hierárquico de base de dados distribuídas que converte um nome de domínio em um endereço IP do computador/servidor Internet de um provedor de acesso e hospedagem de websites.

Domínio - Nome que identifica um computador, departamento, ou organização na rede Internet.

Download - É o ato de copiar (transferir) um arquivo de um site da Internet para o seu próprio computador.

Dial-Up - Conexão feita com outro computador através de uma linha telefônica comum.

DVD - O Digital Versatile Disc (disco digital versátil) tem o aspecto semelhante ao de um CD, mas sua capacidade de armazenamento é de sete a 14 vezes maior.

E-comerce (comércio eletrônico) - É a venda de produtos e serviços através da Internet.

E-mail ou Eletronic Mail (correio eletrônico) - É o sistema para troca de mensagens de texto e arquivos de computador via Internet.

Emoticons - Emoticons (emotions+icons) são caracteres usados para simbolizar sentimentos e estados de humor em comunicações pela Internet. Alguns exemplos: [] (abraço), :* (beijo), :-(o) (com sono, bocejando), :-) (alegre).

FAQ - Abreviação para Frequently Asked Questions (questões freqüentemente perguntadas). Arquivo de perguntas e respostas básicas sobre determinado assunto.

Freeware - São programas de computador de domínio público, ou seja, são gratuitos e poder ser usados à vontade.

FTP (File Transfer Protocol) - Significa protocolo de transferência de arquivos pela Internet. É o método padrão de enviar arquivos entre computadores pela Internet.

Gateway - Um computador que conecta uma rede a outra quando as duas redes utilizam protocolos diferentes.

GIF (Graphics Interchange Formal) - É um padrão gráfico que permite salvar imagens em tamanho reduzido. É um formato de arquivo de imagem comumente usado em páginas HTML.

Home Page - É a página principal de um Web site. Normalmente a página serve como um índice para o conteúdo restante do site.

HTML - Hypertext Markup Language (linguagem de marcação de hipertexto). Linguagem de formatação de textos e imagens, utilizada para apresentar os documentos publicados na WWW (World Wide Web).

HTTP - Hypertext Transfer Protocol (protocolo de transferência de hipertexto). Protocolo que controla o envio de uma página em HTML de um servidor para um cliente. Internet - Rede mundial de computadores que interliga outras redes menores em vários países. É uma rede de redes que se comunicam através do protocolo TCP/IP.

IP ( Internet Protocol) - É o protocolo da Internet, usado para identificar, localizar e estabelecer conexão entre computadores ligados à Internet.

LAN - Qualquer rede tecnológica física de comunicações que opera em alta velocidade (0.1 a 100 Mbps) em curtas distâncias. Serve aos usuários dentro de uma área geográfica limitada.

Link - É a ligação de um item em um hiperdocumento a outros documentos. Este link pode levar a um texto, uma imagem, som, vídeo, outro hiperdocumento ou mesmo outro protocolo, através do seu endereço na Rede.

Listserv - Programa que fornece o processamento automático de muitas funções envolvidas com as listas de correspondência (Mailing Lists). O envio, através do correio eletrônico, de mensagens apropriadas para esse programa automaticamente o inscreve (ou cancela a inscrição) como usuário de uma lista de discussão. O listserv também responde solicitações de índices, FAQs, arquivos das discussões anteriores e outros arquivos.

Local - É como se denomina o computador que solicita um serviço NetFind - Ferramenta utilizada para procurar os endereços eletrônicos dos usuários da Internet.

Netiqueta - Comportamento aceitável na rede. Regras de ciberconvivência baseadas no bom senso. Se refere às boas maneiras de usar a Internet, como não enviar mensagens que possam ofender alguém ou escrever com letras maiúsculas, o equivalente a gritar numa conversa.

NetSplit - Perda de conexão entre dois ou mais servidores de uma rede. Os usuários de cada lado vêem como se o pessoal que ficou do outro lado tivesse saído do IRC, mas na verdade é como se fossem criadas duas redes temporariamente. Em geral ele dura pouco tempo.

Nuke - Um bug que resulta em grandes danos, inclusive ao sistema operacional. 2.Tipo de ataque por hackers que consiste em interromper os serviços de computadores conectados à Internet; são diversos os nukes conhecidos, com diferentes sintomas básicos (travamento da conexão com a Internet, travamento do sistema, tela azul de erro, etc.).

Offline - Fora da linha - desconectado, fora de operação de rede; dispositivo que não está sob o controle do computador ou de sua CPU.

Ping - O ping é um programa TCP/IP usado para testar o alcance de uma rede, enviando a nós remotos uma requisição e esperando por uma resposta.

Plugin - Software que é acoplado a um aplicativo para ampliar suas funções. Dessa forma os programas vão sendo implementados de acordo com as atualizações que os fabricantes fornecem.

Portal - Site de um determinado conteúdo na Internet ou diversos assuntos (como é o caso desse portal).

Posting - Um artigo individual mandado para um grupo de discussão ou o ato de mandar um artigo para o mesmo.

Postmaster - A pessoa encarregada pelo administração do sistema de correio eletrônico de uma localidade.

PPP - Protocolo que permite ao computador usar os protocolos TCP/IP com o padrão telefônico. Substitui o SLIP. O PPP oferece uma maior correção de erros, assegurando a integridade dos arquivos obtidos. Seu desempenho, porém, é um pouco mais lento do que do SLIP.

Site - Um endereço dentro da Internet que permite acessar arquivos e documentos mantidos no computador de uma determinada empresa, pessoa, instituição. Existem sites com apenas um documento; o mais comum, porém, principalmente no caso de empresas e instituições, é que tenha dezenas ou centenas de documentos.

SLIP (Serial Line Internet Protocol) - Modalidade de conexão que permite aos computadores se integrar ao ambiente da Internet diretamente, em vez de utilizar máquinas provedoras de acesso como intermediárias.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) - É o protocolo utilizado para enviar mensagens de correio eletrônico.

T1, T3 - Padrões que representam 1.544 megabits (T1) e 45 megabits (T3) por segundo na transmissão de dados.

TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol) - Os dois protocolos básicos da Internet, usados para viabilizar a transmissão e troca de dados de redes diferentes, permitindo assim que os computadores se comuniquem. Foi criado em 1970 pelo governo americano. Como o TCP/IP foi desenvolvido a partir de fundos públicos, ele não pertence a uma empresa específica e pode ser utilizado por qualquer computador para o compartilhamento de informações com outro computador.

Telnet - Ferramenta utilizada para estabelecer comunicação com outras máquinas em outros lugares. Quando é estabelecida a conexão via Telnet, você está no computador remoto, ou seja, é como se você estivesse usando o computador no lugar onde ele está instalado. Permite uma conexão pura e simples entre duas máquinas, sem interface gráfica.

Trojan - Conhecido também como vírus cavalo de tróia, é um arquivo que quando executado abre uma determinada porta de sua máquina fazendo com que terceiros possam ter acesso total e completo além de fornecer as senhas de seu micro, da net etc.

Upload - É a transferência de um arquivo do seu computador para outro computador através da Rede.

Voice Mail - Refere-se a sistema de e-mail que suporta áudio, permitindo que os usuários remetam e recebam o apropriado arquivo de áudio com a mensagem.

URL (Uniform Resource Locator) - É o sistema de endereçamento e localização utilizado pelo WWW e um padrão de endereçamento proposto para toda a Internet. Os endereços usados na Web são URLs.

Webmaster - Pessoa Responsável por Administrar um Site na Internet. Webmaster é coordenador do Site ou pode ser o dono do Site

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0