Ir para conteúdo

Tablet CCE motion.tab T735 - MORTO ( Não liga, não dá boot, não funciona USB.)


Posts Recomendados

Amigos, estou com um Tablet CCE motion.tab T735, com processador AllWinner A13. Segundo o cliente, de repente parou tudo. Não ligava mais, porem ao conectá-lo no carregador ele esquentava, como se alguma coisa estivesse funcionando. *Ao conectar no carregador, o processador e outros componentes recebem tensão normal, porem ele não liga. *Logo que peguei ele, verifiquei as tensões da backlight do display, tudo normal. *Capacitores da alimentação do processador, dentro dos padrões. *Fiz uma ressoldagem na RAM, nada de voltar. *Tentei instalar uma nova FW, conforme procedimentos contidos nos tópicos do fórum, porem eu conecto ele no PC, e nem sinal, é como se não existisse. *Verifiquei a tensão da bateria, retirei recoloquei, ainda nem sinal de vida. Alguem já viu isso? Um tablet fantasma???? Alguma dica para reparo. ou a placa está morta e não há solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma pergunta: como testou tensão no backlight do LCD e considerou normal, se você mesmo diz que não liga? A "tensão normal" que considera nem sempre pode ser a exata. Os Allwinner (como dito em vários tópicos) utilizam apenas um PWM de código AXP209. Considere testar as tensões corretas utilizando o datasheet em anexo, se houver alguma fora do padrão (1.3~1.6/3V3 DC) nas saídas do mesmo, aí está o problema. E geralmente o AXP queima por utilizarem fontes fora da tensão de trabalho, ou seja, utilizam fontes de 9VDC nesses tablets, o que causa na hora os danos nesse PWM, e consequentemente, ao deixar muito tempo com essa tensão, os outros componentes como CIs inversores, cristais de frequência e mesmo o SoC literalmente "morrem", e o cliente ganhando um peso de papel com tela touch. Se for este o caso, compensa mesmo a troca da placa completa. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo, eu testei a tensão backlight, com a bateria conectada e com a fonte ligada, considerei normal para os padrões 10-24 VDC. Consegui um outro aparelho do mesmo modelo afim de relacionar os valores. Quanto ao PWM está modulando tensões aceitáveis, principalmente nas saidas do processador, USB e chipset de video, conforme surgeriu. Pra mim é um mistério, pois se as tensões estão aparentemente normais nesses componentes, penso ser um problema com o próprio AllWinner. Vou tentar uma troca de bateria, penso ser inutil, pois ele veveria funcionar pela tensão do proprio carregador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, com a tensão do carregador funcionaria, desde que a tensão de flutuação da carga se mantivesse nos contatos da bateria em torno de 4.5VDC, bom dar uma olhada nisso. Quanto ao AXP, já aviso ser a pecinha mais traiçoeira desses tablets, uma vez que pode existir um curto após certo tempo de uso. Agora, o curioso é você informar ter essa tensão dos inversores de backlight, pois ela somente dá esta tensão quando e somente quando o SoC, juntamente com o AXP, mandam a tensão de referência para que ligue, então, se o backlight acende, tem tensão, é indicação que o SoC está funcionando, que o AXP pelo menos aparenta funcionar corretamente, mas a geração de vídeo, que geralmente acontece já no primeiro bootloader (inclusive mesmo antes deste, com o sinal de bateria carregando), está travando. Tem algo estranho, mas suspeito que o SoC não esteja inteiro danificado, mas dê uma conferida nos cristais de frequência. Boa sorte ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por partes, o backlight não acende. Eu apenas verifiquei as tensões nos terminais, e no cabo flex, com o carregador conectado, pois a iluminação teria que ligar e o display mostrar que está carregando. Acredito ser algo na geração de vídeo pelo chipset. Uma vez que assim que conecto ele no carregador o processador emite pulsos e aquece. Pra não ficar muito extenso esse caso, vou fazer a troca do PWM AXP209. E postarei aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Sres. estou com um CCE T935 com o mesmo problema, efetuei a troca do LCD, pluguei o carregador (5V. x 2Ah) e dito ligou, desliguei o tablet e tentei liga-lo novamente, quem diz que liga??? Se puderem me repassar alguma informação a respeito será de grande valia... No pino 1 do Allwinner tenho 1.4 V quando pressionada a tecla power, e a tensão fica em 0V quando pressionada a tecla, indica que pelo menos ele está "ligando" e "desligando", porém não tenho nem o back light nem imagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shark_73, há alguma alimentação nos pinos do backlight quando liga o aparelho?

Se sim, quantos volts?

Caro Molina, primeiramente agradeço a atenção e a disponibilidade, e respondendo a pergunta: Sim há tensão a mesma da bateria, 4,2V quando totalmente carregada ou 3,5 sem o carregador conectado. Me equivoquei na informação anterior a tensão 1,4V não é no pino 1 e sim no pino 4. Como não conheço o circuito do flatcable do LCD suponho que a alimentação esteja nos 04 primeiros pinos (2 pares um + e outro -) pois são os mais largos e logicamente deve passar mais corrente, embora quando (supostamente) desligado, pois a tensão 1,4 cai a 0 se pressionar a tecla power e mantê-la pressionada, nos dois pinos referidos do flat a tensão permanece.

O que mais estranhei é que troquei o lcd, liguei o aparelho e ele iniciou totalmente, mandei desligar e fechei, a partir dai não ligou mais, acho que por acidente posso ter encostado a aliança em algum componente ou ponto do circuito alimentado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente aconteceu isso mesmo. Um pequeno curto nesse circuito do inversor de tensão causa a queima de um CI que gera a dobra de tensão do inversor. as primeiras trilhas geralmente são duplas mesmo, o positivo nas primeiras duas e negativo nas outras, a tensão gerada pelo inversor pode variar de placa á placa entre 9 até 24VDC, se está dando somente a tensão da bateria, significa que o CI, como disse, está danificado, ou a bobina eletrochoque, por via das dúvidas, troque os dois. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe: Hynix são as memórias RAM, o circuito inversor são CIs de 5 ou 6 pinos dependendo da configuração, com bobinas de eletrochoque próximas.

Verifique medindo do conector do LCD até o circuito.

Então, encontrei através de fotos que disponibilizaram aqui no fórum, trata-se de um CI de 06 pinos smd 012G4, mas não encontrei o datasheet dele. Esse Ci apenas gera a tensão para o barramento de led's do display, correto? Se Sim, creio que o defeito não seja ele, pois deveria aparecer a imagem no display mesmo sem iluminação, ou estou equivocado?

Anexei foto da placa com identificação da localização do CI, pode ser útil para outros participantes...

post-205022-139968011641_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, encontrei através de fotos que disponibilizaram aqui no fórum, trata-se de um CI de 06 pinos smd 012G4, mas não encontrei o datasheet dele. Esse Ci apenas gera a tensão para o barramento de led's do display, correto? Se Sim, creio que o defeito não seja ele, pois deveria aparecer a imagem no display mesmo sem iluminação, ou estou equivocado?

Isso depende do circuito. Em algumas placas, o mesmo CI que gera a alimentação do backlight gera também tensão do LCD, outros, não, assim, pode existir imagem sem esse circuito, como haver problemas no AXP que não gera as tensões de referência, cada uma dessas placas tem suas peculiaridades, só analisando o circuito para saber se são independentes ou não.

Anexei foto da placa com identificação da localização do CI, pode ser útil para outros participantes...

Você seguiu as trilhas de alimentação do backlight e chegou até nessa parte do circuito? Se sim, e só chegou até neste, troque por outro e faça um teste, retirando até mesmo de sucatas de placas similares Allwinner.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá, consegui resolver um que chegou aqui na minha bancada com esses procedimentos:

Esse tutorial é pra quem tem o T735, e o tablet parou de funcionar normalmente. Só avisando que eu e o forúm não nos responsabilizamos por erros seus, feito o procedimento correto aki nada sairá errado.

Ok, Pra começar precisaremos de 2 arquivos: A rom do concord one[http://adf.ly/ZgXQm] q é 100% compatível e segue o msm sistema do Tab motion e do phoenixcard[http://adf.ly/ZgYEL] q sera usado para transformar o micro SD em um leitor de imagem. OBS: Salve seus arquivos do SD no pc, pois serão deletados.

Ok, vamos a instalação.

1°-Extraia a rom baixada do concord one em qualquer local, o arquivo de img terá o seguinte nome<86V2tabONEJellyBean20121016>

2°-Extraia o programa Phoenixcard.

3°-Em seguida insira o micro SD ao pc através do celular ou adaptador.

4°-Abra o programa Phenixcard, automaticamente o programa detecta a unidade onde estar localizado o micro, caso contrário selecione no programa Phoenixcard a unidade onde seu SD estar.(disk ao lado de diskcheck)

5°-Click em IMG FILE e procure a rom que vc extraiu(86V2tabONEJellyBean20121016)e selecione ela.

6°-Agora em WRITE MODE, click em product

7°-Feito isso, Click em FORMAT TO NORMAL, espere a formatação.

8°-Click em BURN e espere todo o processo de extração de arquivos pro micro SD.

9°-Por fim, ao terminar a extração, click em EXIT e desconecte o SD do Pc e insira em seu TAblet.

Pronto feito todo esse procedimento ligue o Tablet espere a barra chegar até o fim, quando for concluído o processo de instalação no Tablet ele ira se desligar automaticamente. Pronto Tablet recuperado. :)

Não esqueça de refazer o procedimento no cartão de memoria para formata-lo novamente, ou o contrario você poderá danificar outro tablet ao colocar o cartão de memoria nele.

valeu, espero ter ajudado!PhoenixCard.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá amigo.

Acho que os arquivos postados aqui foram deletados.

Poderia upar novamente?

Grato

Bom dia

O senhor é um técnico da área?

" Este fórum tem conteúdo técnico e só os mesmos poderão usufruir, sendo assim aos usuários não técnicos procurem uma assistência ou outro meio de ajuda."

Se o senhor for um técnico atualize seu perfil e leia as regras

Regras do Fórum Clan GSM

Avisos do Fórum Clan GSM

http://www.clangsm.com.br/vb/avisos-do-f%F3rum-clan-gsm/16126-novo-m%E9todo-de-assinatura-aos-usu%E1rios.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...