Ir para conteúdo

Dia do Gaúcho - 20 de Setembro!


Posts Recomendados

20 de setembro – Dia do Gaúcho

Nosso orgulho de sermos gaúchos, preservarmos as nossas tradições e fazer parte deste querido e imenso Brasil!

Posted Image

Hino Riograndense

Como a aurora precursora

Do farol da divindade,

Foi o vinte de setembro

O precursor da liberdade.

Mostremos valor, constância

Nesta ímpia e injusta guerra,

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda terra.

Mas não basta pra ser livre

Ser forte, aguerrido e bravo;

Povo que não tem virtude,

Acaba por ser escravo.

Mostremos valor, constância

Nesta ímpia e injusta guerra,

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda terra.

Letra by: Francisco Pinto da Fontoura e Música by: Joaquim José Mendanha

História:

No dia 20 de setembro celebramos a Revolução Farroupilha, foi uma revolução de caráter republicano contra o governo imperial do Brasil e ocorreu na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul. Resultou na declaração de independência dessa província como Estado Republicano, dando origem à República Rio Grandense.

A Guerra dos FARRAPOS, como também ficou conhecida, durou aproximadamente 10 anos, de 20 de setembro 1835 a 23 de março de 1845, quando a República Rio Grandense foi desfeita pelo Tratado de Ponche Verde (1845) e o Rio Grande do Sul voltou a fazer parte do Império Brasileiro.

A Revolução, que originalmente NÃO tinha caráter separatista, alimentou-se das idéias liberais da época moldadas nas Lojas Maçônicas. Inspirou-se na recém terminada Guerra de Independência do Uruguay, mantendo conexões com essa nova República do Rio da Prata, além de províncias independentes argentinas como Corrientes e Santa Fé.

O dia 20 de setembro é feriado oficial no Estado do Rio Grande do Sul e é considerado o Dia do Gaúcho em todo o Brasil. Nesse dia celebramos muito mais que a Revolução em si, saudamos o legado que àqueles homens nos deixaram e que ficou gravado até hoje em nossa bandeira e em nossos corações: "Liberdade, Igualdade e Humanidade".

Homenagem ao Dia do Gaúcho - Báh tchê barbaridade:

Posted Image

Hoje é dia do gaúcho

Pode esquecer do luxo

Apenas bota e bombacha

Com muita simplicidade

É o campo e a cidade

Festejando com alegria

É raiz, não é mania

É tradição de verdade

Acesso fogo de chão

Fartura de chimarrão

De a pé ou de a cavalo

Que importa é este embalo

Nos levando pra o passado

Não para cantar saudade

Mas orgulho por esse Estado

Que criou homens de verdade

Este é o dia do gaúcho

Que ama a sua terra

Do jeito que ela é

Sem ligar para o que falam

É muito grande o sentimento

Que na minha alma eu trago

Estas vameras de gaita

É amor pelo meu pago.

Feliz dia do Gaúcho

aos gaúchos de todas

as querências!

by autor desconhecido ...

10 Mandamentos do chimarrão:

Posted Image

01 - Não peças açucar no mate: O gaúcho aprende desde piazito o porquê o chimarrão se chama também mate amargo ou, mais intimamente, amargo apenas. Mas se tu és de outros pagos, mesmo sabendo, poderá achar que é amargo demais e cometer o maior sacrilégio que alguém pode imaginar nesse pedaço do Brasil, ou seja, pedir açúcar. Pode-se por água, ervas exóticas, cana, frutas, folha de coca, feldspato, dollar, etc... mas jamais açúcar. O gaúcho pode ter todos os defeitos do mundo, mas não merece ouvir um pedido desses. Portanto, tchê, se o chimarrão te parece amargo demais, não hesites, pede uma coca-cola com canudinho. Tu vais te sentir bem melhor.

02 - Não digas que o chimarrão é anti-higiênico: Tu podes achar que é anti-higiênico por a boca onde todo mundo põe. Claro que é. Só que tu não tens o direito de proferir tamanha blasfêmia em se tratando de chimarrão. Repito, pede uma coca-cola de canudinho. O canudo é puro como a água de sanga (pode haver coliformes fecais e estafilococos dentro da garrafa, não nele).

03 - Não digas que o mate está quente demais: Se todos estão chimarreando sem reclamar da temperatura da água, é porque ela é perfeitamente suportável por pessoas normais. Se tu não és uma pessoa normal, assume tuas frescuras (caso desejes te curar, recomendamos uma visita ao analista de Bagé). Se, porém, te julgas perfeitamente igual aos demais, faze o seguinte, vai para o Paraguai. Tu vai adorar o chimarrão de lá.

04 - Não deixes um mate pela metade: Apesar da grande semelhança que existe entre o chimarrão e o cachimbo da paz, há diferenças fundamentais. Como o cachimbo da paz, cada um dá uma tragada e passa-o adiante, já o chimarrão não. Tu deves tomar toda a água servida até ouvir o ronco da cuia vazia. A propósito, leia logo o mandamento abaixo.

05 - Não te envergonhes do "ronco" no fim do mate: Se, ao acabar o mate, sem querer fizer a bomba "roncar", não te envergonhes. Está tudo bem, ninguém vai te julgar mal-educado. Esse negócio de sugar sem fazer barulho vale para a coca-cola com canudinho que tu podes até tomar com o dedinho levantado (fazendo pose de assumida).

06 - Não mexas na bomba: A bomba de chimarrão pode muito bem entupir, seja por culpa dela mesma, da erva ou de quem preparou o mate. Se isso acontecer, tens todo o direito de reclamar. Mas por favor, não mexas na bomba. Fale com quem te passou o mate ou com quem lhe passou a cuia. Mas não mexas na bomba, não mexas na bomba e, sobretudo, não mexas na bomba.

07 - Não altere a ordem em que o mate é servido: Roda de chimarrão funciona como cavalo de leiteiro. A cuia passa de mão em mão, sempre na mesma ordem. Para entrar na roda, qualquer hora serve, mas depois de entrar, espera sempre a tua vez e não queiras favorecer ninguém, mesmo que seja a mais prendada prenda do estado.

08 - Não condenes o dono da casa por tomar o primeiro mate: Se tu julgas o dono da casa um grosso por preparar o chimarrão e tomar ele próprio o primeiro mate, saibas que o grosso és tu. O pior mate é o primeiro, e quem toma está te prestando um favor.

09 - Não durmas com a cuia na mão: Tomar mate solito é um excelente meio de meditar sobre as coisas da vida. Tu mateias sem pressa, matutando... E às vezes te surpreendes até imaginando que a cuia não é cuia, mas o quente seio moreno daquela chinoca faceira que apareceu no baile do Gaudêncio... Agora, tomar chimarrão numa roda é muito diferente. Aí o fundamental não é meditar, mas sim integrar-se à roda. Numa roda de chimarrão, tu falas, discutes, ris, xingas, enfim, tu participas de uma comunidade em confraternização. Só que essa tua participação não pode ser levada ao extremo de te fazer esquecer a cuia que está na tua mão. Fala quanto quizeres mas não esqueças de tomar o teu mate que a moçada tá esperando.

10 - Não digas que o chimarrão dá câncer na garganta: Pode até dar. Mas não vai ser tu, que pela primeira vez pega na cuia, que irás dizer, com ar de entendido, que o chimarrão é cancerígeno. Se aceitaste o mate que te ofereceram, toma e esqueces o câncer. Se não der para esquecer, faz o seguinte: pede uma coca-cola com canudinho que ela bláh bláh bláh ...

by Pércio de Moraes

Nota: O chimarrão é feito com erva-mate moída, como é já conhecida Brasil e Mundo a fora, já há marcas que adicionam camomila, erva doce, erva cidreira e outras misturado. Tudo a água quente, servido em uma cuia de porongo e uma bomba (canudo com uma peneira na ponta), que pode ser em alpaca, prata, ouro e outras preciosidades.

Enfim, quero aqui parabenizar não só nós aqui do estado, mas sim todos os gaúchos e gaúchas deste Brasil e mundo, sabe-se claramente que em estados como Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Acre, Pará, Maranhão, Tocantins e outros, estão muitos gaúchos e seus descendentes, viva a cultura deste país tão cheio de vida!

Mas nós por aqui neste fim do Brasil, acordamos parte do ano assim:

Posted Image

Foto by Liane Castilhos - Zero Hora

Em outros nos esquentamos ao fogo de chão e de punhos com chimarrão:

Posted Image

Foto by Nauro júnior - Zero Hora

Feliz dia do Gaúcho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que chimarrão o quê!!! Meu negócio é TÊ-RÊ-RÊ!!! E gelado!!! ...

Agradeço pelas palavras, báh hoje por aqui foi um dia muito especial para nós, sociedade sem memória é sociedade sem consideração!

Já Neno Molina, quero ver você aqui em épocas como esta imagem que deixo logo acima, temperaturas abaixo de zero e querer ainda beber Tererê gelado, aposto que não iria nem querer ver na frente e sim um chimarrão bem cevado e quente!

Chimarrão quente pra nós é também questão de sobrevivência tchê :kafa:.

Que venham os próximos anos, ou seja, mais uma Semana Farroupilha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns gauchada,

queria contar alguma piada de gaúcho, mas no momento não lembro de nenhuma ...

Vale sua participação Leon Kindermann, já basta, nada de piadas, melhor ficar assim, pois quando criei este tópico, a primeira que me passou em mente, foi que certamente muito Brasil ficariam com vontade de postar aqui umas piadinhas mesclando nós gaúchos, mas só lembrando, nós aqui temos piadas de todos os estados também, Mineiro, Paulista, Carioca, Baiano e demais ...

Inclusive para você, ou seja, Barriga Verde, aff :hihihi:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

zoações a parte acho muito legal essa parada de preservar as tradições meu pai era Português e mesmo tendo chegando aqui com apenas 6 anos sempre respeitou datas e tradições do lugar onde ele nasceu (muito por influencia do meu avô claro) nunca se naturalizou,não votava e dançava fados e viras quando mlq,acredite tbm na culinária o hábito de comer cordeiro domingo de páscoa e outras coisas mais ele faz dois anos de morto em fevereiro próximo,e tento(em vão)preservar alguma coisa,mas difícil com as modernidades de hoje(minha patroa não come carneiro nem sob tortura!!!) abçs,boa comemoração ai gaúcho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...