Ir para conteúdo

Samsung A305GT/Não liga e não carrega


z3r0w

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal.


Estou com um A305GT (A30) na bancada. O mesmo chegou pra mim porque o carregar original dele não estava carregando. Testei com um carregador padrão (5v 2a) e ele estava carregando a 5v e 1a tranquilamente, mas ao colocar o original dele (QC3.0 de 9V) o aparelho não carregava e o testador mostrava 5v e 0.2a

Ao testar com ele desligado, notei que o mesmo dava alerta de umidade, então tentei trocar a placa de carga por a de um A20 que estava funcionando. Fiz o teste, porém, o aparelho continuou com o mesmo problema. E pouco tempo depois, parou de carregar e ligar completamente.

Verifiquei o manual tecnico, e segui as recomendações de trocar o OVP, depois o IFPMIC e por fim o PMIC mesmo. Nenhum resultado.

Na verdade, algumas coisas interessantes aconteceram e outras eu consegui notar.

 

Segui o manual, e tentei resolver primeiro a questão do carregamento, que estava apresentando apenas 3.0v na VBAT. Primeiro, ao trocar o IFPMic e voltei a ter os 4.2v na bateria e 1.9v no contato do Power. Mas assim que pluguei a bateria a tensão da VBAT mudou pra 3.0v e essa mesma tensão passou a aparecer no contato do Power.

Então segui para o procedimento de POWER ON, onde ao medir as tensões solicitadas (0.8v, 1v, 1.1v e 2v em alguns capacitores) não encontrei os valores recomendados, e fiz a recomendação do manual que era substituir o PMIC, porém, o comportamente permanece exatamente o mesmo. 

Sem carregar, sem ligar, um consumo de 0.175a quando o carregador esta conectado, nenhum consumo na VBAT, nenhum consumo ao pressionar o POWER, e no contato do POWER temos 3.0 a 3.2v ao invés de 1.8/1.9v conforme esperado.

Acredito que o IFPMIC possa ter dado defeito (o novo), se for o caso, além do A30, existe algum outro aparelho de onde eu poderia retirar esse componente?

E vocês teriam alguma outra sugestão de onde eu poderia passar a procurar uma solução para este problema?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Esses aparelhos Samsung possuem uma das arquiteturas de energia das mais difíceis de solucionar, principalmente nos aparelhos da marca com processador Exynos, onde ela usa um PMIC da própria Samsung que complica ainda mais o diagnóstico.

Enfim, vamos por partes. Verifique todos os capacitores por valores anormais. Meça com o multímetro na escala de diodo e compare com uma placa boa ou uma referência (ZXW ou WJX), caso possua. Mesmo nos aparelhos da Samsung com processador Qualcomm, ela ainda usa IF PMIC próprio, nesses casos quando alguma linha está em curto ou com consumo anormal, a voltagem deixa de aparecer na linha da tecla Power. Exemplo: Tenho um A70 que se recusa a ligar ou carregar, fiz uma varredura por toda a placa e encontrei um CI trincado que aumentava o consumo de sua linha, que impede o aparelho de ligar. Nesse caso a troca do CI resolve o problema.

Procure o setor que está dando problema, pois certamente é outro além do setor de carregamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro: Voce usou um dock de carga de um A20(Sério isso ou você digitou errado, até porque os conectores FPC são diferentes)?

Segundo: Apenas a Placa com a sub conectadas, coloque o carregador, qual atividade apresenta(Remova todos os periféricos, tela, bateria, teste apenas com o dock e a placa principal ligados)?

Terceiro: Os C.I's que você trocou foi por novos ou retirada?

Quarto: Qual atividade que o dispositivo apresenta ao pressionar o power na fonte?

Quinto: Ja verificou se com tanto calor o processador/memoria não morreu? Como são resinados pode acontecer das soldas de unirem/esparramarem por baixo.

Sexto: Os 3V que você encontra no contato do botão power, são provenientes da tensão de sua bateria. Se a bateria tem 3V vai aparecer 3V.

Sétimo: Você mexeu em muitos setores, tenha cuidado ao pegar problemas assim e não sair arrancando tudo quanto que é C.I, até porque o OVP ele vai impedir do aparelho carregar e não de ligar.

Oitavo: Acho que deveria ser o primeiro ponto a apresentar, mas creio que você ja tenha feito isto, procurar por curtos. Lembrando dos "Falsos Positivos" que são malhas de baixa resistência.

Sucesso e bom trabalho.
Anexei foto dos dois conectores originais, eles tem uma semelhança entre si, mas veja que são diferentes.
 

WhatsApp Image 2021-08-25 at 12.13.18.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-25 at 12.13.22.jpeg

Editado por bazante
Adição de Informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...