Ir para conteúdo

K11a com carga Lenta/Falsa


z3r0w

Posts Recomendados

Bom dia galera.

Vi vários tópicos aqui, mas nenhum fechado. Então vamos tentar dessa vez ;)

Estou com um K11a (Alpha) na bancada. Foi trazido pra trocar conector de carga.

 

Fiz a troca, liguei ele, tudo ok. Mas, só carrega com 0.456mA no iBoot e com 0.44mA no carregador de parede.

5v chegando legal no conector.

Removi os resistores das linhas USB_DM e USB_DP pra isolar elas. Assim que removi o aparelho parou de ser reconhecido no PC (óbvio, mas era só pra checar se tinha isolado mesmo) mas a carga continuava a mesma. Repus eles e testei novamente, mesmo problema.

Removi o Diodo de proteção da linha VBUS, mesmo problema.

Nada em curto, nada alterado.

Ao plugar na fonte sem bateria, aparece um consumo pequeno e oscilando com pico de 0.099mA e depois cai a zero, e depois volta. Como se o aparelho estivesse sendo detectado no modo Serial.

Verifiquei as linhas USB_DP e USB_DM e vi que assim que saem dos resistores vão direto pra CPU.

 

Acredito que o problema possa ser na CPU. Talvez um reballing ou a troca dela, mas o que seria contra mão pra mim.

Alguém mais já teve experiência com esse tipo de problema e conseguiu resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, nao vamos dar um diagnóstico antes da hora a ter termos certeza. Vc está com um consumo de corrente muito baixo, OK. Podemos caracterizar com uma fuga ou curto. Vamos la. Pegue seu Multimetro coloque em escala de Ohm, para medirmos a resistência das malhas, de dados, tanto positiva quanto negativa, e a malha vbus. Feito isso, coloque seu Multimetro em escala de ua(micro amperes), regule sua fonte em 5V e 100ma, e conecta os terminas positivos e negativos nos terminais da ponta de prova do multimetro. Negativo no negativo da placa, e com o positivo nos terminais do conector, DM, DP e VBUS, vai dar um consumo em micro amperes, indicando que o ci de carga esta trabalhando. Feito isso, faça isso de novo so que injetando essa tensao e corrente nos terminais VBUS e DP(ao mesmo tempo, puxa um jump entre os dois para ficar mais facil) obtendo um novo valor de consumo de corrente. Poste resultados, faça todos os teste que citei acima e caso retorne novamente ao forum traga os valores de todos os testes assim fica mais fácil te ajudar/orientar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, bazante disse:

Vamos lá, nao vamos dar um diagnóstico antes da hora a ter termos certeza. Vc está com um consumo de corrente muito baixo, OK. Podemos caracterizar com uma fuga ou curto. Vamos la. Pegue seu Multimetro coloque em escala de Ohm, para medirmos a resistência das malhas, de dados, tanto positiva quanto negativa, e a malha vbus. Feito isso, coloque seu Multimetro em escala de ua(micro amperes), regule sua fonte em 5V e 100ma, e conecta os terminas positivos e negativos nos terminais da ponta de prova do multimetro. Negativo no negativo da placa, e com o positivo nos terminais do conector, DM, DP e VBUS, vai dar um consumo em micro amperes, indicando que o ci de carga esta trabalhando. Feito isso, faça isso de novo so que injetando essa tensao e corrente nos terminais VBUS e DP(ao mesmo tempo, puxa um jump entre os dois para ficar mais facil) obtendo um novo valor de consumo de corrente. Poste resultados, faça todos os teste que citei acima e caso retorne novamente ao forum traga os valores de todos os testes assim fica mais fácil te ajudar/orientar.

Obrigado @bazante, vou fazer estes testes agora mesmo

Só me tira uma duvida rapidinho. Quando diz medir a resistência das malhas, se refere a fazer a medição nos TP's, nos terminais do conector, ou em algum componente especifico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, z3r0w disse:

Obrigado @bazante, vou fazer estes testes agora mesmo

Só me tira uma duvida rapidinho. Quando diz medir a resistência das malhas, se refere a fazer a medição nos TP's, nos terminais do conector, ou em algum componente especifico?

Pode ser tanto nos tps de cada malha como nos terminais do conector. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

O cliente acabou levando o telefone, ele precisava do aparelho mesmo com carga lenta para alguma coisa, e ficou de trazer futuramente pra continuarmos.

A principio, o que eu tive tempo de testar, foi que ao fazer o teste com o multimetro em A e a fonte em 5v foi que o no VBUS, tenho um consumo que oscila entre 0.3a e 0.1a caindo pra 0.000a algumas vezes

No DP e DM tenho um consumo constante de 0.567a (em ambos)

 

Ao fazer o jumper e testar o DM e o VBUS juntos o consumo foi pra 0.679a

 

Todas as malhas apresentar resistência adequada, creio eu, mas na hora em que estava fazendo os testes o cliente chegou e acabei não anotando os valores. Mas nada com resistência muito baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...