Ir para conteúdo

Edição de serial ou Imei - entendam o dilema


Posts Recomendados

"como na internet nada se cria, tudo se copia" perdoem!

Brincadeira, mas achei interessante mesmo.

Muito se fala sobre proibição dessas matérias, pois bem, venho esclarecer a minha posição quanto ao assunto.

Sabemos da necessidade de se ter ferramentas para edição de imei/esn na oficina de reparos, é sabido que alguns defeitos de hardware e também de software corrompem esses dados.

Portanto, pessoalmente não sou contra a edição de imei ou esn, cada um faça da sua vida o que bem entender, simplesmente a lei nos proibi de divulga-los.

Porque?

Simples, o problema é que as mesmas ferramentas de edição usadas no reparo, também podem ser usadas em aparelhos bons, sem defeitos, normalmente fruto de roubo ou furto, quando não, são provenientes de planos pós pagos em inadimplência, estão na lista negra ou na lista de devedores.

Na verdade, qualquer tipo de manipulação de dados cadastrais digitais ou não, é crime previsto em lei, a menos que seja para recolocação dos dados originais no aparelho, somente em caso de reparo, mesmo assim se faz necessário autorização prévia da operadora e das nossas autoridades competentes.

Quem realmente trabalha com manutenção de celulares sabe muito bem que este procedimento é raramente usado pelas operadoras ou fabricantes de celulares, eles trocam mesmo é a placa por uma nova e fazem a transferência da linha, é mais prático e menos burocrático.

Estamos defendendo o sistema? Estamos retendo informações? Somos hipócritas?

É claro que não!

Estamos simplesmente respeitando as leis vigentes deste país, fazemos o que a lei determina, que é, não incitar ou fazer apologia ao crime ou criminosos, não divulgar segredos principalmente utilizando meios de comunicação de grande abrangência como a internet.

Se você cumpre a lei, ótimo, se não a cumpre, responda sozinho pelos seus atos, o que acontece na vida particular é problema de cada um.

O que não podemos fazer é permitir a divulgação dessa prática aqui no fórum, estaria-mos indo de encontro a lei, o que não é a proposta de ninguém pertecente ao grupo clangsm, creio eu.

A justiça entende que o fato de divulgar-mos técnicas de edição de dados cadastrais digitais ou não mesmo para manutenção estaria-mos incitando ou fazendo apologia ao crime, já que essas técnicas para serem aplicadas precisam de autorização prévia da lei e também das operadoras.

Portanto, é a lei que determina o silêncio sobre este assunto, e no entanto, quem acaba levando a culpa somos nós moderadores.

Isso é ser hipócritas? Ou estamos nos resguardando de encrencas?

Como sabem, o grupo clangsm tem sua hospedagem paga, e estão devidamente cadastrados e ao alcance da lei.

Não existe a menor possibilidade de deixar-mos no fórum posts que incitem práticas ilegais ou façam apologia ao crime sem sofrer-mos intervenção judicial, os criadores através do seu cadastro seriam facilmente encontrados, o que não ocorre com vocês.

Então como separar o joio do trigo?

Impossível, não existe esta fórmula mágica!

Por isso o tema é proibido no fórum.

Sabemos que é uma medida radical, pode vir atrapalhar alguém que esteja precisando realmente consertar o aparelho, porém essa decisão não partiu de nós, é a lei que dita tal mandamento, como bons cidadãos e cumpridores das leis, acatamos as leis sem contestação.

As salas vips funcionam como um refúgio, lá não somos importunados pelos sanguessugas de plantão, eles são os grandes responsáveis por esses arquivos de edição tomarem as ruas.

Nas salas vips, se pode conversar naturalmente sobre qualquer assunto relacionado a manutenção, até mesmo sobre esn/imei, desde que não seja o foco principal da mensagem.

Aqui no fórum aberto basta pronunciar-mos as palavras esn ou imei que os vendedores cai em cima interrompendo a andamento da questão com seus anúncios.

São ofertas de softwares milagrosos que não acabam mais, todos contrários as leis.

O ruim disso, é que, além de nos colocarem numa situação difícil perante as autoridades, o assunto principal da mensagem acaba se perdendo, prejudicando quem precisava de uma simples informação.

Outros dirão ....." mas o associado fulano de tal postou um arquivo para edição de esn/imei aqui no fórum aberto"........

Isso acontece devido ao fluxo de novos associados e do número expressivo de posts, hoje temos uma média de grande de novos associados por dia, sem contar as centenas de mensagens enviadas ao fórum, é de fácil entendimento que os moderadores muitas das vezes passam por cima desses posts sem perceber, eles não são ferro, pra nos ajudar a coibir essa prática contamos com vocês, denuncie a um moderador assim que se deparar com assuntos e/ou arquivos dessa natureza.

O pessoal está acostumado a dizer que no Brasil a coisa corre frouxo, por isso não estão levando a sério certas leis, acredito que o mal exemplo dos nossos políticos esteja contribuindo profundamente para esse comportamento, ja está se aproximando a eleição, vejam em quem vão votar.

Como não somos políticos, somos simples cidadões "meros mortais", estamos na mira da lei, sobre a gente recairá todas as sanções penais imagináveis e inimagináveis deste país.

É normal assistir-mos nos noticiários que um grandão fraudou os cofres públicos em milhões de Reais e ficou impune, recentemente vimos uma mulher idosa roubar do supermercado um pote de margarina, puxou 4 anos de cadeia.

Infelizmente é assim que a coisa funciona, se você é pequeno, como nós, tome cuidado, respeite as leis, não arrisque o seu pescoço.

Muitos não sabem, aqui no Rio, mas precisamente em 19 de Abril de 2000 foi criada a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática - DRCI

Não confundir com (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional) que também se chama DRCI.

Segue documento on-line exibido publicamente quando da sua criação.

http://www.sef.rj.gov.br/legislacao/tributaria/decretos/2000/26209.shtml

Fiz um apanhado rápido de alguns artigos que o fórum se enquadraria caso errasse, e vocês também, vamos lá.....

Fórum

Incitação ao Crime = Art.286 do C.P.

Apologia de crime ou criminoso = Art.287 do C.P.

Vocês

Inserção de dados falsos em sistema de informações = Art.313-A do C.P.

Adulterar dados em sistema de informações = Art.313-B do C.P.

O fórum e vocês

Divulgação de segredo = Art.153 do C.P.

Portanto pessoal, tomem cuidado com essa falsa liberdade de expressão pregada por algumas pessoas sem conhecimento das leis, a intenção deles é fazer do fórum uma bagunça, assim fica mais fácil tirar algum proveito.

São criativos, levantam palavras de ordem, chamam o cumprimento das leis de falta de "democracia".

A verdade é que eles não estão preocupados com o que pode acontecer a você ou a nós, no fundo estão torcendo contra o bom andamento do fórum.

Segue o endereço de algumas delegacias especializadas em combater crimes digitais.

São Paulo

Divisão Cibercrimes SSP-SP - 4ª Delegacia da DIG/DEIC

Avenida Zack Narchi,152 - Carandiru, São Paulo-SP OBS: perto da antiga detenção do Carandiru, próximo ao Center Norte, estação do metrô do carandiru

Rio de Janeiro

Divisão Cibercrimes SSP-RJ - Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI)

Endereço: Rua Professor Clementino Fraga nº 77 - Cidade Nova (prédio da 6ª DP), Rio de Janeiro, RJ

Minas Gerais

Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Informática e Fraudes Eletrônicas - DERCIFE

Endereço: Av. Antônio Carlos, 901 - Lagoinha - Belo Horizonte - MG

Distrito Federal

Divisão Cibercrimes SSP-DF - Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Tecnológicos (DECAT)

Endereço: SAIS Sudoeste Bloco D Prédio DPE, Brasília, DF

Espírito Santo

Polícia Civil - Núcleo de Repressão a Crimes Eletrônicos (NURECCEL)

Endereço: O Núcleo funciona no edifício-sede da Chefia de Polícia Civil, 2º andar, localizado na Av. Nossa Senhora da Penha, 2290 – Bairro Santa Luiza – Vitória/ES, ao lado do DETRAN.

Pará

Polícia Civil - Delegacia Virtual

WebSite: http://www.delegaciavirtual.pa.gov.br

Pernambuco

Polícia Civil - Delegacia interativa

WebSite: :. Delegacia Interativa .:

Finalizando.....

Se dependesse só da gente, esse fórum seria diferente, todos os arquivos e assuntos estariam liberados e a disposição dos nossos usuários, definitivamente não somos hipócritas.

Se você se sente prejudicado no seu direito de expressão, ou entende que o Brasil poderia ser diferente, que a nossa democracia não está sendo exercida com plenitude, reclame com as nossas autoridades competentes, eles criaram essa tal censura.

Detalhe, em alguns países não existe qualquer tipo de proibição, procure os fóruns de lá.

apenas cumpre os mandamentos da lei, leis essas que sabiamente organizam, fiscalizam e protegem a população.

Espero que com isso tenhamos esclarecido para muitos definitivamente, que todos os dias enchem o forum de perguntas sobre coisas relacionadas a isso.

Atenciosamente, Luiz Valente.

Nota importante, texto editado de outro forum, (mas não perde o valor) e para melhor entendimento, cada palavra acima não representa o pensamento da administração forum é pensamento meu o qual assumo as responsabilidades ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...