Google Chrome 7 Dev 7.0.503.0 ( Navegador )
0

1 post neste tópico

Please login or register to see this image.

"Versão pré-Beta do Chrome 7 é disponibilizada e mostra um navegador ainda mais compacto e eficiente com aceleração via GPU."

O Google Chrome é considerado um dos melhores navegadores atualmente. Quando todos procuraram colocar cada vez mais recursos na tela, a Google inovou e fez o contrário: priorizou a simplicidade.

Isso não quer dizer que ele proporciona menos funções. Em sua última versão, o navegador trouxe as tão esperadas extensões. E, como as atualizações nunca param, já está disponível agora uma nova versão pré-beta.

Antes da instalação

Vale lembrar que mesmo não se tratando de uma versão estável, esta versão do Chrome se sobrepõe à já existente no computador em que é instalada. O Chrome, diferentemente de outros navegadores, não permite a instalação de duas versões (uma estável e outra de testes) em um mesmo PC.

Versão para desenvolvedores

Vale lembrar que esta versão do Google Chrome é dev, uma versão antes do beta (que é a versão de testes). Ou seja, como ela está em testes é possível a ocorrência de vários erros durante a navegação. Isso inclui fechamentos súbitos, perda de dados e incompatibilidade. Assim como também há uma grande possibilidade de não acontecer nada que o incomode durante a utilização. Use esta versão por sua conta e risco.

Leveza, qualidade e compatibilidade na navegação

Em vários testes realizados pelo Portal Baixaki pôde-se comprovar que o Google Chrome é, de fato, um dos mais leves e velozes da atualidade, de maneira que isso vem sendo aprimorado em cada versão. Infelizmente não parece haver mudanças nesses quesitos, mas também não é percebida uma piora na velocidade.

O navegador se mostra compatível o suficiente para atingir um bom nível no Acid3 (mas não perfeito como na versão 4.0). Além disso, continua a trazer suporte para o HTML5 e linguagens CSS realmente recentes — isso significa navegação tranquila, sem páginas que não abrem ou carregam incorretamente.

A costumeira barra de buscas que aparece no lado direito do endereço em vários navegadores não se faz presente no Google Chrome. Para fazer uma busca por palavras-chave, você simplesmente digita no local de endereço o que procura e logo ele faz a busca no Google (ou em outro serviço de sua preferência).

O visual, já conhecido pelos usuários e tão inovador, permanece. A inspiração do Chrome foi tamanha que os principais navegadores da atualidade partiram para o mesmo caminho de compactação das informações exibidas na janela do navegador, sem Barras de ferramentas ou coisas do tipo.

Contudo, a estética do Chrome ganhou um elemento e perdeu outro. A novidade fica por conta de um pequeno ícone localizado no início da barra de endereços e por meio dele é possível verificar informações sobre a segurança do site que você acessa. Como o programa está em fase inicial dos testes para sua nova versão, este programa pode conter algumas falhas.

A outra novidade fica pela supressão de um dos dois botões ao final da barra de endereços. Agora todas as opções de configuração do navegador se concentram no botão “Personalizar e controlar o Google Chrome”. Neste menu foram adicionadas novas funções e por ali você modifica e reconfigura quase todas os recursos do aplicativo.

Aceleração via GPU

A grande novidade desta versão de testes é a aceleração via GPU. O Chrome funciona de forma integrada com a unidade de processamento gráfica do seu computador, utilizando recursos da placa de vídeo para funcionar cada vez mais rápido.

Tradução automática

A Google percebeu que muitas pessoas costumam traduzir as páginas que visitam para a sua língua de origem devido a dificuldades no entendimento. Como são poucas as pessoas que são poliglotas, logo os desenvolvedores perceberam que seria uma boa ideia acrescentar um recurso de tradução automática ao navegador.

O funcionamento é ainda mais simples do que parece, pois é automático. Assim que você abre uma página em linguagem estrangeira (espanhol, por exemplo), uma barra aparece no topo da tela oferecendo a tradução para a sua língua. Em cada página você tem configurações específicas, acessadas pelo botão “Opções” e pode pedir para que nunca traduza uma língua ou um site específico.

Navegando com ainda mais privacidade

Ao clicar no ícone de ferramentas do Google Chrome você pode abrir uma “Nova Janela Anônima”. Ela é um recurso do Chrome que não deixa traços de sites que você visita nem de arquivos baixados.

Uma novidade é que agora você configura cautelosamente as opções de segurança e privacidade do Google Chrome por meio do recurso “Opções”. Assim, você define exatamente como os cookies, plugins e javascripts devem ser utilizados e executados durante a navegação. Tudo isso pode ser filtrado individualmente para cada site, para que você escolha em quais realmente confia.

Por falar em Javascript, lembra-se daquele vídeo do Google Chrome que foi lançado algumas semanas atrás para mostrar o quão rápido ele era? Pois agora ele está ainda mais veloz, graças à utilização do novo motor Javascript V8. Isso garante até 15% a mais de desempenho, se comparado às últimas versões do navegador, que possuíam o V5.

Sincronização dos favoritos

Através das ferramentas do programa você pode acessar a função “Sincronizar os meus favoritos”. Basta entrar com a sua conta do Google e imediatamente o navegador baixa seus favoritos e combina com os novos. Isso permite que você não precise importar e exportar de um computador para o outro, o que garante simplificação do processo.

Temas

Personalização é um recurso que também faz parte das últimas versões do navegador. No menu "Opções" você encontra uma função chamada “Obter Temas”. Ao clicar nela, mais de 100 personalizações aparecem na tela, para você trocar totalmente o visual do navegador por algo de sua preferência.

Posted Image

Extensões

Muitas pessoas reclamavam que o navegador não tinha nenhum complemento para tornar a navegação melhor, mais prática e completa. Agora há uma opção chamada “Extensões”, em que você navega por uma ampla galeria de complementos para o Chrome. Acompanhar o GMail, o Twitter e até o Orkut em tempo real agora é uma possibilidade ao alcance.

Ainda mais compatibilidade

Depois de provar que as extensões não era algo que somente o Firefox poderia ter, o Google Chrome agora passa a contar com os complementos para um novo momento da navegação: as janelas anônimas. A versão 5 Beta permite que mesmo em modo incógnito sejam acionados os add-ons, para isso basta ativá-las pelo caminho: “Personalizar e controlar o Google Chrome > Ferramentas > Extensões”.

Posted Image

Mais uma novidade no ambiente das extensões é a possibilidade de sincronia entre computadores. Do mesmo modo que acontece com as sincronizações de favoritos, preferências e temas, o sistema pode ser configurado pelo próprio navegador.

Como não é sabido ainda se o Flash continuará dominando a informática ou se o HTML5 vai realmente derrubar barreiras, o Chrome passa a ter mais compatibilidade com ambas as tecnologias.

O plugin para Flash player continua integrado, ou seja, não é necessários instalar nada por cima da instalação original para rodar aplicações Flash, como vídeos do YouTube. Já o HTML5 permite o uso de aplicativos de geolocalização, utilização de cache para apps e a ativação de recursos arraste e solte dentro da interface do navegador.

Autocompletar

Autocompletar é aquele recurso que facilita a digitação, lembrando escolhas passadas e preenchendo os formulários automaticamente. Parece simples, visto que quase todos os navegadores já disponibilizam recursos para autopreenchimento de formulários, dos mais diversos tipos. A vantagem do Google Chrome?

Esses recursos também podem ser sincronizados, fazendo com que não seja necessário digitar números sigilosos, como cartões de crédito, em computadores desconhecidos. Se acha que o número do cartão de crédito é demais. Pode ficar tranquilo, pois é possível configurar a sincronização para que fique mais condizente com os interesses do usuário.

Versão para desenvolvedores

Vale lembrar que esta versão do Google Chrome é dev, uma versão antes do beta (que é a versão de testes). Ou seja, como ela está em testes é possível a ocorrência de vários erros durante a navegação. Isso inclui fechamentos súbitos, perda de dados e incompatibilidade. Assim como também há uma grande possibilidade de não acontecer nada que o incomode durante a utilização. Use esta versão por sua conta e risco.

Please login or register to see this link.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
0