Clan SOFT - SERVIDOR DE DOWNLOADS PARA TÉCNICOS!

É técnico? Então você precisa estar atualizado com um serviço de downloads exclusivo e profissional. O Clan SOFT é essencial para técnicos que não tem tempo para ficar procurando firmwares, softwares e procedimentos pela internet, como você.

https://www.clansoft.net/

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Josenilton Lisboa

HD no Freezer… Funciona ?

3 posts neste tópico

Esta semana peguei o computador de um cliente pra consertar. Instalei alguns programas, fiz algumas configurações e preparei o danado para entregá-lo de volta. No dia de devolver o PC, tive uma triste surpresa: O HD não girava e consequentemente não era reconhecido no POST. Após muitas tentativas de ressuscitá-lo, eis que surge uma idéia: Colocá-lo no freezer pra vê se ele volta à ativa. Pois bem, antes de ontem, dia 20, às 16h coloquei o HD no freezer da geladeira, plastifiquei ele todinho para que a placa lógica não fosse molhada e coloquei-o no congelador, como vocês podem ver na imagem a seguir:

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS

O POST não passava dessa tela. Ele não conseguia detectar o HD:

post-220-13996742003_thumb.jpg

Esta é a minha bagunçada bancada… À esquerda, o computador problemático:

post-220-139967420123_thumb.jpg

O HD problemático…:

post-220-139967420128_thumb.jpg

Retirando o benedito:

post-220-139967420135_thumb.jpg

O “winchester” antes de virar um chester no meu congelador:

post-220-139967420164_thumb.jpg

post-220-139967420172_thumb.jpg

O “winchester” antes de virar um chester no meu congelador:

post-220-139967420179_thumb.jpg

post-220-139967420186_thumb.jpg

Não satisfeito com a sedação, resolvi enrolar mais com papel filme:

post-220-13996742019_thumb.jpg

Pronto! Este será o túmulo do meu HD nas próximas 31 horas:

post-220-139967420196_thumb.jpg

Lá está ele, em meio a peixes, frano e linguiças: kkk

post-220-139967420202_thumb.jpg

Agorá é só esperar…

post-220-139967420555_thumb.jpg

31 horas depois de ficar a alguns graus negativos, resolvo tirar o pobre de dentro do congelador. Ainda cético em meio a eficiência do método, tirei o HD da geladeira e coloquei-o para descongelar em cima do meu rack…

Ele está bem ali no cantinho esquerdo do congelador. Vou retirá-lo de lá e vê o que aconteceu:

post-220-13996742056_thumb.jpg

Aí está ele. Gelaaaaaaaaaado que chega doia nos dedos:

post-220-139967420564_thumb.jpg

Olha ele aí:

post-220-139967420569_thumb.jpg

Enfim, depois de 2h secando, levo ele para testar… E……….

post-220-139967420572_thumb.jpg

O HD voltou a ser detectado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Por incrível que pareça o disco voltou a girar e o HD voltou a funcionar. Fiquei abismado pois nunca imaginei que isso funcionaria, mas como era a última coisa a se fazer, não hesitei.

Pois é galera. Comigo funcionou, com algumas pessoas não, mas se a última saída antes de comprar um novo é essa, então não pense duas vezes e ponha o HD pra gelar Posted Image

No próximo post explicaremos o que ocorre quando a temperatura de um HD cai drasticamente e por que isso faz ele voltar a funcionar.

Fonte: iotecnologia

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois e Josenilton aconteceu isso comigo mais no meu HD-Portatil fiz esse procedimento mais deixei apenas 24hrs ... e voltou a funciona depois por incrivel que pareça.! mais minha curiosidade eh oque acontece com ele enquanto esta sendo congelado ?! rsrsrs loucura loucura loucura

Compartilhar este post

Link para o post

Pois e Josenilton aconteceu isso comigo mais no meu HD-Portatil fiz esse procedimento mais deixei apenas 24hrs ... e voltou a funciona depois por incrivel que pareça.!

mais minha curiosidade eh oque acontece com ele enquanto esta sendo congelado ?!

rsrsrs loucura loucura loucura

Vou explicar para vocês o que acontece quando um HD está à baixas temperaturas e porque essas temperaturas tão baixas fazem com que ele volte a funcionar. Vamos lá!

Quem estudou Física teve ter ouvido falar de um fenômeno chamado “Dilatação Térmica”.

Para quem não sabe/não lembra, a dilatação térmica é um efeito que ocorre em sólidos, líquidos e gases fazendo com que haja, de acordo com a temperatura, um aumento das dimensões desses materias. O tipo de dilatação que nos interessa é a sólida.

Como sabemos, todo material é constituido por átomos e sabemos também que quanto maior a temperatura, maior a agitação das moléculas. Observe a imagem abaixo onde o recipiente 1 está a uma temperatura menor que o recipiente 2. Note também a relação entre temperatura e agitação molecular.

Moléculas = conjunto de átomos

post-220-139967420575_thumb.png

Quanto mais aquecemos um material, mais ele se expande. Quanto mais resfriamos um material, mais ele se retrai (imagine que ele fica com frio Posted Image ).

E o que isso tem a ver com o HD ?

Um HD é um componente mecânico/eletrônico do computador e é composto por várias partes móveis, inclusive partes de metal, como você pode ver nas imagens abaixo:

post-220-139967420616_thumb.jpg

post-220-13996742062_thumb.jpg

Acontece que quando proporcionamos ao HD uma variação térmica considerável, suas partes móveis como o motor, cabeça de leitura, braço, voice coil e outros que provavelmente estariam travadas ou presas a algo se movem (mesmo que milimetricamente) podendo soltar-se.

Outra coisa que ocorre também é a alteração da força do campo magnético dos imãs presentes no HD, onde a diminuição da temperatura faz o magnetismo aumentar (a força do ímã aumenta) e o aumento da temperatura (depois de retirarmos da geladeira) faz o magnetismo diminuir. Esse vai e vem, como eu já disse, faz com que partes que estavam presas se soltem.

Galera, é isso. Espero que vocês tenham gostado da aulinha de física e tenham conseguido entender porque os HDs voltam a funcionar depois de dormir no congelador.

Abraços.

Fonte: iotecnologia

post-220-139967420614_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0