Ir para conteúdo

Significados Técnicos: Dicionário Sony Ericsson


Posts Recomendados

Dicionário Sony Ericsson

PARTES DA MEMÓRIA DO TELEFONE

Normalmente, nos dispositivos eletrônicos complexos, os módulos diferentes da memória são incluídos para substituir as necessidades diferentes. Aqui a lista dos módulos para os telefones aparece:

ROM: Read Only Memory, Memória de Somente Leitura, contém "CPU" firmware que não pode ser alterado.

EROM: Extended ROM. Pode ser alterado, contém certificado primário. EROM vem de ROM (MEMORIA DE LEITURA) Estendida é a área de inicialização dos telefones de SE.

MEMORIA FLASH-ROM: E um tipo de memória que se pode ler e não escrever. Para alterar esta memória o processo é conhecido como FLASHEAR.

FW: Firmware. Contém o certificado primário e secundário.

FIRMWARE: Software que atua como sistema operacional dentro de um aparelho eletrônico. É dizer, é o cérebro de qualquer aparelho eletrônico. Se escrevem quase sempre em Memory Rom que não é necessário modificar para o funcionamento do produto. Nos telefones Sony Ericsson, o firmware é dividido em duas partes principais: MAIN e FS.

MAIN: É a parte do firmware que contém a base do software do telefone.

FS: File System. Contém dados de usuário, imagens, sons, etc.

GDFS: Global Data Flash Storage. Dados Globais de Amarzenamento Flash. Aqui guarda as informações importantes de personalização, como CDA, IMEI, modelo, versão de firmware etc. Também toda a personalização como o perfil, calendário, alarmes, tarefas, notas, contatos, sons e alertas, ajustes de planilha e chamadas. Também contém dados, como da bateria e arquivos de sistema, importantes para o funcionamento do celular.

A GDFS de um telefone é original e não pode ser copiada de um telefone a um outro sem as ferramentas e os processos apropriados, porque essa razão sempre é recomendável fazer um backup que possa ser usado para um possível reparo se necessário.

E0W: Sempre depois de alterar o arquivo FS o se faz um restabelecimento. "Please wait" aparece quando são aplicados os parâmetros de personalização para o file system (arquivos do sistema). Isso ocorre depois que o telefone é iniciado pela primeira vez. Se qualquer erro sério é detectado então o telefone permanece ativo ali. Se algum erro menos sério é detectado, então uma serie como 1E0W, 2E0W, 5E1W ou similar é mostrada em: Info de Serviço > Info de Software no menu "secreto" do telefone.

SEMC: Sony Ericsson Mobile Communications.

FLASHEAR: Ação de apagar um Flash Rom e reescrevê-lo com novas informações. O comum é reescrever os módulos de memória com novos e mais modernos.

CDA: CDA é também da área de customização. Ocupa uma área pequena dentro do GDFS.

Genérico: não contêm arquivos de personalização de nenhuma operadora. Contém somente a informação básica o funcionamento do aparelho. São recomendados para flashear.

Modificado: são aqueles que a customização é feita pelas operadoras, adicionando freqüentemente arquivos desnecessários como imagens, sons, etc. São caracterizadas para ter o nome da operadora na linha de CDA.

DESBLOQUEIO: Unlock. Desbloqueia o aparelho para uso de SIM cards de outras operadoras.

DEBRAND: Despersonalizar ou descustomização. Para remover a customização imposta pelas operadoras, imagens, sons e etc.

IMEI: International Mobile Equipment Identity. Identificador original de cada telefone vendido no mundo.

CID: Nível de proteção para o telefone.

DB****: Identificador do chip. Juntamente com o CID dão mais proteção (?) ao telefone. Pode ser: DB2000 (K600), DB2010(W810), DB2012 (K320), o DB2020 (K800), o DB3150 (W760).

COLOR: Tipo do telefone.

RED: Normal, preparado para o usuário final.

BROWN: Modo de fábrica (engenharia).

BLUE: Modo de pré-fabricação (totalmente em branco, só se encontra nas fábricas).

Por exemplo, para flashear, passa o aparelho de RED à BROWN, é realizado o flash e depois volta a RED.

CAMDRIVER: é o arquivo que controla a câmera dos telefones, pode ser modificado e melhorado.

ACOUSTICS: São os arquivos que controlam o som dos telefones, ao contrário dos camdrivers, as modificações destes podem aumentar o volume e melhorar a qualidade do som.

ELF: Em computação, o Executable and Linking Format (ELF, também chamado de Extensible Linking Format) pode ser traduzido como Formato Executável e de Linkagem é um padrão comum de arquivo para executáveis, código objeto, bibliotecas compartilhadas, e core dumps, ou seja, ELFs são arquivos executáveis, como os arquivos .EXE do Windows. Com eles é possível alterar e/ou adicionar algumas funções do aparelho.

PATCHES: São os arquivos que realizam reparos no aparelho, alterando informações, como por exemplo, desbloqueio do aparelho.

PROGRAMAS PARA O PC

Existem muitos softwares para flashear e realizar modificações no aparelho. Existem programas pagos e freeware:

FAR Manager: Em conjunto com o plugin “SEFP” permite mudar, apagar e adicionar arquivos. Também pode flashear e aplicar parches.

GFlash: Permite flashear e aplicar patches.

Setool 2 Lite: é um programa prático com relação a flashear, para colocar arquivos no FS, para aplicar patches e outras funções práticas que permitem a modificação do aparelho.

Phone-XS: Programa que permite a flashear e alterar arquivos do FS.

A2Uploader: Programa que alterar e realizar backups dos arquivos do FS dos aparelhos da plataforma A2.

SEUS: (Serviço do Update de Sony Ericsson). Programa especial criado pela Sony Ericsson para a manutenção e atualização (update) dos telefones.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...