Saiba Mais,antes De Comprar Sua Máquina Digital!
0

2 posts neste tópico

Olá pessoal,como é comum,termos dúvidas antes de comprarmos nossa maquina,posto aqui alguns esclarecimentos úteis para ajudar na escolha da câmera,pelo menos o básico...

Resolução

Há dois tipos de sensores de captura de imagens para Please login or register to see this link. , os CMOS (complementary metal oxide semiconductor - semi condutor de oxido metálico complementar)) e os CCD (charge-coupled devices - dispositivo de carga acoplada).Os sensores CMOS de alto desempenho tem sensibilidade à luz igual ou maior que os sensores CCD, o que não acontece com os sensores CMOS de baixo desempenho utilizados nas câmeras amadoras,por isso,se for comprar uma câmera amadora(- de 6mpxel),prefira sensor CCD.

O CCD é um circuito eletrônico constituído de milhões de sensores microscópicos sensíveis à luz. A quantidade destes sensores é que expressa a resolução, ou seja quanto mais sensores maior é a resolução.Cada um desses sensores representa um pixel e como ele não distingue cores, somente intensidade de luz, sobre eles são colocados filtros de cores básicas (azul, verde e vermelho).

A resolução geralmente é expressa de duas maneiras:

Pelo numero de pixels dispostos horizontalmente e verticalmente: 1600x1200 ou

pela quantidade 1600x1200 = 1.920.000 pixel = 2 Megapixel

Quanto maior a resolução maior é a quantidade de detalhes capturados, porém esta informação sozinha não garante qualidade, você precisa primeiro definir o que vai fazer com esta imagem. A melhor imagem é obtida com a combinação correta da resolução de entrada (fotografada) e a resolução de saída (impressão ou vídeo).

No exemplo do CCD a imagem é capturada em uma matriz de 1600 linhas x 1200 colunas ao mesmo tempo, já na saída à imagem é formada em linhas. Cada linha é composta por pontos, e a quantidade de pontos por polegada desta linha é denominada de DPI. Por experiências, constataram que a maioria dos olhos humanos não distingue imagens impressas com resolução maior que 300 DPI, ficando assim quase que padronizado esta resolução mínima para se obter alta qualidade fotográfica.

No exemplo da câmera de 2 Megapixel, temos uma resolução de 1600x1200 (resolução de entrada), basta dividir estes valores por 300 (resolução de saída) para encontrar qual o tamanho ideal da impressão.

1600/300 = 5,33 polegadas x 2,54 = 13,55 cm

1200/300 = 4,00 polegadas x 2,54 = 10,16 cm

Esta é a regra básica para se definir o tamanho da foto impressa, mas nada impede ser copiadas em tamanho maiores, podendo inclusive obter resultados excelentes, dependendo de outros fatores qualitativos das câmeras.

Se você fotografar pensando somente em visualizar suas fotos no computador, sua necessidade seria outra. A maioria dos computadores estão ajustados para uma resolução de 800x600, sendo necessário apenas uma câmera com esta resolução (800x600 = 480.000 pixel = 0,48 Megapixel).

A maioria das câmeras possui opção de alterar a resolução ao fotografar. Quanto maior a resolução maior será o arquivo de imagem gerado pela câmera, o que consumirá maior espaço para armazenamento tanto na câmera quanto no computador.

Outro detalhe que vale a pena observar ao fotografar diz respeito à proporção da imagem, o negativo 35mm tem uma proporção de 2:3 proporcionando fotos no tamanho 10x15 sem corte, o que não ocorre na maioria das Please login or register to see this link. compactas, onde a proporção do sensor resultam em fotos no tamanho aproximado de 10x13,5cm, que para serem copiadas no tamanho padrão 10x15 terão que sofrer corte na imagem que dependendo do assunto fotografado poderá prejudicá-la. Algumas câmeras oferecem na resolução máxima a opção de 2:3, mas o enquadramento deverá ser feito visualizando no monitor de LCD.

Please login or register to see this link.

* Depende da qualidade do conjunto (objetiva, sensibilidade, iluminação, ..(há vários tipos de tabelas,mas a margem de erro entre elas é muito pequena).

Como na câmera fotográfica convencional, este é um fator determinante na qualidade da imagem obtida. Nada adiantaria ter alta resolução, se a imagem que chega ao CCD estiver comprometida pela qualidade ótica da objetiva.

Outra duvida quanto à objetiva é o zoom. Existem dois tipos, o ótico e o Please login or register to see this link. . O ótico amplia ou diminui a imagem por intermédio de lentes que compõem a objetiva, garantindo a qualidade da imagem captada pelo CCD. O Please login or register to see this link. usa o recurso de interpolação por software que simplesmente adiciona pixels intermediários entre pixel originais, baseado na media dos pixels vizinhos, não garantindo a mesma qualidade do zoom ótico.

Geralmente os fabricantes de câmeras informam o zoom em equivalência ao de câmeras convencionais compactas ou numero de vezes que ela aproxima o assunto fotografado em relação a sua menor distancia focal.

Exemplo:

Please login or register to see this link. = 5,4~16,2 mm

Equivalente 35 mm = 35~105 mm

Ou zoom de 3x = 105/35

Outro recurso encontrado em câmeras com boa qualidade ótica é a função MACRO, que possibilita fotografar a pequenas distancias (2 a 20cm).

Sensibilidade

Nas câmeras convencionais você escolhe usar um filme mais sensível à luz para fotografar em ambientes com pouca iluminação ou para obter mais profundidade de foco. Na Please login or register to see this link. a necessidade é a mesma porém ao invés de escolher um filme mais sensível à câmera oferece o recurso de regular à sensibilidade do CCD simulando em seu menu de configuração um ajuste de ISO que nas câmeras mais comuns pode variar de ASA 100 a 400. Em câmeras mais sofisticadas podemos encontrar até ISO 2000.

Um filme com sensibilidade maior tem em sua emulsão sais de pratas maiores, o que resulta em fotos com granulação, nas Please login or register to see this link. o resultado é parecido devido ao que os engenheiros chamam de “ruídos” ou seja menor precisão ao trabalhar com sinais amplificados.

Formato de gravação

Após o processamento da imagem o passo seguinte que a câmera executa é a gravação do arquivo gerado. As boas câmeras oferecem algumas opções de formato que diferem entre se tanto na qualidade da imagem quanto no tamanho do arquivo. O formato mais utilizado é o JPEG, um sistema de compressão de arquivo de imagem que reduz o seu tamanho em até 40 vezes, podendo inclusive escolher o nível de compressão. Outros dois padrões são TIFF e mais recentemente o RAW, ambos com pouca o quase nenhuma compressão oferecem altíssima qualidade, porém com inconveniente de ocupar muito espaço. Uma imagem que gravada em TIFF tem 35 MB, em RAW ela teria aproximadamente 20 MB e em JPEG somente 1MB.

Taxa de Burst

Enquanto ocorre a gravação da imagem na Please login or register to see this link. , a câmera fica indisponível para a próxima foto o que pode levar um tempo de 3 a 10 segundos. Para contornar este problema as melhores câmeras possuem memória RAM, que por ser mais rápida que a gravação funciona como um buffer, liberando a câmera. Na luz do dia, é possível fotografar 2 a 3 fotos por segundo,já a noite dependerá da velocidade de recarga do Flash.

Bem,espero ter ajudado,pois tive também muitas dúvidas antes de adquirir a A70.Se estiver errado,por favor postem me corrigindo...valeu....Qualquer dúvida perguntem! smil42a4db08c3514

Fonte: Clube do Hardware

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Josenilton Lisboa, muito boa sua explicação sobre câmeras digitais. Aproveitando seu conhecimento, você saberia me dizer alguma coisa a respeito da Sony S2100 que eu ganhei? Eu tinha uma Canon A420 3MP que durou três anos e, agora ganhei essa Sony com 12,1MP que tira fotos com nitidez inferior a A420. Já experimentei todas as regulagens que ela oferece mas, as fotos, são sempre inferiores (em nitidez) as que tirava com a outra. Será que essa câmera não tá com nada? Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
0