Apagou sem querer? Aprenda a recuperar arquivos deletados acidentalmente
0

4 posts neste tópico

Se você é mais um que excluiu arquivos importantes por engano, não se desespere.

Aprenda, passo a passo, como trazê-los de volta do além cibernético. Todo mundo já passou pela seguinte situação: resolve dar uma limpa em arquivos que não usa mais – sejam músicas, filmes, documentos ou imagens. Para ser mais prático, você apaga os arquivos diretamente com o comando Shift + Delete, que apaga definitivamente, sem mandar para a Lixeira. De repente, você nota que o arquivo que acabou de ser deletado era algo importante e que você não gostaria de ter excluído. A primeira reação é o desespero, contudo, em alguns casos há uma solução bem simples. Aprenda agora a recuperar arquivos apagados por engano com o Recuva, um dos mais respeitados softwares quando o assunto é recuperação de arquivos excluídos. É importante lembrar, porém, que nem todos os arquivos são recuperados com êxito. Alguns, inclusive, nem aparecem nos resultados da busca. De qualquer forma, não custa tentar.

Pré-requisitos, ter o Recuva instalado no computador em que a recuperação for realizada.

Faça você mesmo

Mãos à obra. Primeiramente, ao abrir o Recuva, redefina algumas configurações do programa. Clique sobre “Opções”.

-> PRINT 001

Selecione a guia “Ações”. Nessa seção serão marcadas algumas opções para ampliar os resultados exibidos pelo programa. Primeiramente, habilite apenas as definições “Mostrar arquivos encontrados em diretórios ocultos do sistema” e “Mostrar arquivos removidos de modo seguro”.

-> PRINT 002

Depois de tudo pronto, clique em “OK” para volta à tela inicial e começar sua pesquisa.

Ao realizar uma busca, o Recuva vasculha o disco em questão e exibe milhares de arquivos recém-excluídos, de diferentes formatos. Então, a primeira escolha é definir em qual dispositivo será feita a busca (pendrive, partição, disco rígido, disquete, etc.).

-> PRINT 003

Para começar a buscar clique em “Verificar”. Primeiramente o Recuva varre o dispositivo em questão atrás de arquivos excluídos recentemente.

-> PRINT 004

Depois de compilar os dados, ele analisa o conteúdo de todos os arquivos.

-> PRINT 005

Assim é possível exibir os resultados utilizando os filtros já existentes ou então digitando o nome do arquivo desejado.

-> PRINT 006

Para filtrar ainda mais a busca, é possível exibir resultados de apenas um formato. Como neste tutorial o arquivo a ser recuperado é uma imagem, foi usado filtro .JPG. Contudo, você pode usar qualquer extensão no lugar: .DOC, .AVI, .EXE. etc. Apenas digite “ponto” e altere o formato.

-> PRINT 007

Agora navegue pelos resultados em busca do que deseja. Note que cada resultado é marcado com um círculo de cor diferente: vermelho (arquivo de qualidade muito pobre ou irrecuperável), amarelo (qualidade pobre) ou verde (excelente qualidade).

-> PRINT 008

Selecione os arquivos que deseja recuperar. Após marcar todos os que devem ser restaurados, clique com o botão direito do mouse sobre um deles e clique em “Recuperar marcado(s)...”.

-> PRINT 009

O próximo passo é selecionar o destino dos arquivos recuperados. Aqui temos um ponto interessante que merece ser ressaltado. Para aumentar as chances de sucesso de uma recuperação, é aconselhável que o destino do arquivo recuperado seja outro dispositivo que não o original, ou seja, outra partição ou HD, um pendrive ou até mesmo um disquete.

-> PRINT 010

Escolha o dispositivo de destino dos arquivos, clique em “OK” e após alguns segundos eles devem estar sãos e salvos novamente.

-> PRINT 011

E se não der certo?

Se você pesquisou, fez tudo o que foi indicado no tutorial, mas o arquivo que você procura não se encontra na lista dos resultados, ainda há um alento. O Recuva possui um modo de pesquisa “profundo”. Ele pode levar até horas para ser realizado dependendo do tamanho do dispositivo, porém, seus resultados são bem mais amplos.

Para utilizá-lo, clique em “Opções” na tela inicial do aplicativo e na guia “Ações” habilite a opção “Verificação profunda (aumenta o tempo de verificação)”. Clique em “OK” e repita os mesmos procedimentos realizados anteriormente.

-> PRINT 012

Fonte baixaki

post-220-139967848262_thumb.jpg

post-220-139967848268_thumb.jpg

post-220-13996784827_thumb.jpg

post-220-139967848271_thumb.jpg

post-220-139967848274_thumb.jpg

post-220-139967848275_thumb.jpg

post-220-139967848278_thumb.jpg

post-220-139967848279_thumb.jpg

post-220-139967848281_thumb.jpg

post-220-139967848283_thumb.jpg

post-220-139967848285_thumb.jpg

post-220-139967848287_thumb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Recupera dados perdidos por exclusão acidental e até aqueles que você esqueceu de salvar antes da formatação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse programa é otimo. Formatei meu pc dias atraz e acabei perdendo alguns dados. Com o recuva recuperei todos, e ate alguns q eu nem sonhava rsrsrsr Este programa ai ja utilizei tambem p/ recuperar fotos e musicas cartão memoria de celular, onde q o cliente acidentalmente excluiu. nota 10. vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualmente por medida de atualizações e principalmente por interligar os tópicos,

Deixamos registrado aqui ao final este: Como recuperar arquivos apagados de um pen-drive

Lá como foi criado outro tópico, anexos podem então ser baixados por lá.

Sendo assim interligados, pedimos licença e sem mais:

Encerramos este com final feliz!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
0