Apple e Android pressionam mercado de smartphone, diz estudo
0

1 post neste tópico

Em 2009, foram vendidos 1,211 bilhão de celulares em todo o mundo, de acordo com um estudo divulgado hoje pelo Gartner. O número representa uma queda de 0,9% em relação ao ano anterior, mas os smartphones continuam em franco crescimento, com Android e iPhone OS pressionando os concorrentes Symbian e o BlackBerry.

Entre os cinco principais fabricantes de celulares (Nokia, Samsung, LG, Motorola e Sony Ericsson), apenas dois (LG e Samsung) registraram aumento em sua participação de mercado durante 2009. A LG tinha 8,4% de market share em 2008 e passou para 10,1% em 2009, e a Samsung foi de 16,3% para 19,5% em 2009. O Gartner diz ainda que, entre os cinco fabricantes, a Samsung é a "vencedora", já que melhorou seus processos de distribuição e aprimorou seu portfolio de aparelhos.

A Nokia teve uma queda de 38,6% de mercado em 2008 para 36,4% em 2009, e o Gartner identifica que a companhia finlandesa terá que "encarar um desafio no primeiro semestre de 2010, já que as melhorias no Symbian e produtos baseados na nova plataforma Meego não chegam à lojas antes da segunda metade do ano".

Em 2009, o mercado de smartphones atingiu 172,4 milhões de unidades vendidas, um crescimento de 23,8% em relação ao ano anterior. Segundo o Gartner, esse mercado específico vem sendo pressionado por fabricantes específicos, como Apple e RIM, que estão tomando o lugar de outros sistemas operacionais. O Symbian continua na liderança, presente em 46,9% dos smartphones, seguido pelo Blackberry OS, da RIM (19,9%) e pelo iPhone OS, da Apple (14,4%).

Segundo o estudo do Gartner, o melhor desempenho em sistemas operacionais em 2009 veio do Android e da Apple. O sistema do Google cresceu 3,5 pontos percentuais no ano, e o da Apple, 6,2 pontos percentuais, que o levou a ocupar a terceira posição na lista e desalojar o Windows Mobile, da Microsoft, para a quarta posição.

Fonte:Terra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
0