Ir para conteúdo

O que você precisa saber sobre seu tablet para consertá-lo.


Posts Recomendados

Este guia se destina aos usuários finais que constantemente nos pedem ajuda para que possamos identificar o firmware correto para seu tablet, geralmente com tela travada e outros problemas oriundos de mau uso do aparelho, tentativas de root erradas, instalação de aplicativos não suportados, até má qualidade de fabricação de um aparelho.

Vale um aviso: nem todos os tablets tem rotinas de recovery/fastboot, ou seja, o procedimento de segurar algumas teclas e entrar no "modo de segurança", que é o modo pré-boot do Android para soluções de recuperação/reinstalação do firmware. As plataformas Wondermedia (WM8650, WM8505, etc.) e alguns modelos ZenithLink (Zt180, Zt280, etc.) não possuem essa facilidade. Se o tablet está travado na tela inicial, leia este guia, principalmente a parte Então, o que você faz se não souber identificar seu tablet?

Como este se trata de um fórum técnico para profissionais da área, não procuramos apenas pelos detalhes postados na internet por vendedores, como esta lista, por exemplo:

Descrição :Tablet GPS Foston - Sistema Andróid 2.2 - Todas as Funcionalidades de um Tablet + GPS Veicular Navegue na Internet, Receba e-mail, Msn, Games mais de 100.000 aplicativos - o Aparelho mais completo! Entrada para cartão SIM desbloqueado para todas operadoras 2g/3gb

Caracteristicas:

Tamanho: 196x11414mm

Tela: 7,0’’ TFT touch screen de alta definição

Resolução: 800 / 480

Sistema Operacional- Android 2.2

Capacidade- 7G/8G

Memória- DDR II 256MB

Memória Expansiva - máximo: TF 32GB

Áudio- MP3, WMA, FLAC, APP, OGG

Video: high definition 720P: AVI, RM, RMVB, MOV, FVL, MKV, WMV.

Picture- PJPEG, BMP, GIF

E-book- Suportados

GPS Navegação- Suportados

Internet sem fio: 3G, WI-FI

Idiomas: Vários idiomas

Interface USB: USB 2.0 transferência de alta velocidade

OTG: Suportados

Bateria: 2700mah bateria de polímero de lítio

Essa lista acima não contém, por exemplo, dados que todo técnico procura para identificar qual o firmware correto, como os seguintes:

- Modelo do processador:

Apesar de muitos modelos parecerem iguais por fora, á primeira vista, nem sempre são iguais por dentro. É como um computador que você compra em uma loja popular, pode ter escrito "Com Processador Intel Dual Core". Certo, qual o modelo dele? Qual a velocidade? FSB? Suporte á memória? Somente este dado (Intel Dual Core) não identifica nada, pois cada plataforma (a saber: Wondermedia, InfoTMIC, Freescale, Telechips, MStar, entre outras), apesar de compartilharem a arquitetura ARM, possuem procedimentos diferentes de gravação e recuperação do sistema interno. Não vamos entrar em detalhes, basta você saber que um firmware destinado á tablets com processador WM8650 WonderMedia não é compatível nem com seu "irmão gêmeo" WM8505 ou com um InfoTMIC IMAPX210. Processadores diferentes, métodos diferentes de recuperação;

- Modelo da placa:

Tão necessário quanto saber qual o processador de seu aparelho tem, é saber o modelo da placa onde ele está instalado. Muitos amadores e fuçadores pela internet não levam em consideração este ponto, tratando todos os tablets WM8650, por exemplo, como um único tipo de aparelho. Aí é onde mora o maior perigo para um leigo.

A placa onde reside a CPU contém diversos componentes, alguns deles são o controlador de touchscreen (erroneamente chamado de "codec" por alguns), o processador de áudio, o sistema de recarga da bateria, de controle de luminosidade do LCD, os circuitos de proteção, filtragem e alimentação do aparelho, entre outros. Um firmware errado aplicado na placa errada causa danos sérios, como:

- Danos á SPI Flash (onde reside o bootloader primário e dados de ambiente (environment - o famoso env ou uboot);

- Danos á NAND Flash (que é o "HD" do tablet, onde reside o sistema operacional Android, particionado de formas diferentes em cada modelo);

Nesses dois casos, que os amadores e fuçadores não se preocupam em esclarecer, é onde a maioria "dança", pois o touch, botões e outros comandos podem falhar, a tela pode ficar azul, rosa ou roxa, o aparelho travar, não ter memória interna, ou pior: não ligar nunca mais. Da mesma forma que para processadores, cada placa tem seu controlador (driver) específico.

- Tamanho e resolução de tela LCD

Outro ponto não considerado pelos amadores e fuçadores: cada display LCD de um tablet tem um controlador, diferentes vias de sinal e diferentes resoluções. Existem tablets de 7" dos quais já trabalhei, que possuíam desde resoluções de 600x400, 800x400, 800x480, 1200x600, entre outras, até em tablets de 8", 9,5" 9,7", 10" e 10,1". Isso varia de aparelho para aparelho, é especificado geralmente nos manuais mas nem sempre, sabendo como são os fabricantes "fantasmas" chineses, não são informações nem um pouco confiáveis. Um firmware errado, para uma resolução errada, com dados de gamma, V-Sync, H-Sync, Brightness e outros errados, podem significar a morte prematura do aparelho;

- Telas touchscreen

O mais complicado de todos os dados necessários é: qual touchscreen seu tablet possui? Resistivo? Capacitivo? Quantas polegadas? Dualtouch resistivo? Capacitivo multipoint? Qual o controlador?

É importante saber quem fabricou o tablet?

Vemos centenas de casos onde Zé resolveu fazer por conta própria a "atualização" de seu tablet com um firmware que Chico indicou no seu blog amador fução. O tablet de Zé, comprado em lojas pela internet, veio da China com uma grande marca "Barbante Pad 171" escrita na caixa, e como o tablet de Chico amador fuçador também é o "Barbante Pad 171", só podem ser iguaizinhos, não?

ERRADO!!!

Uma marca que não é registrada na Junta Comercial do Estado, que não tem uma marca registrada ou empresa aberta como nome da marca em questão, não existe.

Na China, a fabricação de eletrônicos muitas vezes acontecem em fabriquetas pequenas, e o projeto vem de pequenos escritórios de engenheiros de eletrônica, especializados em criar circuitos de tablets, GPS, MPxplayer, celulares chineses e outras bugigangas. Este projeto corre pelas centenas de fabriquetas, que produzem aparelhos com a mesma cara e marcas iguais, mas com componentes muito diferentes.

Aí mora o erro de Zé, em achar que a marca "Barbante", que tem GPS, tablets e celulares vêm de algum lugar confiável, assim como Chico, que desconhece tanto como Zé do que se trata seu tablet e ainda ensina da forma errada como outros devem proceder para "recuperar" seu tablet fantasma.

O máximo que Zé ganhou foi um belo peso de papel com tela touch, pois o tablet de Chico amador fuçador tem o processador WM8650 - placa WMS8122B com codec VT1609 - Placa CPU WMS8121B (que nem ele sabe o que é e nem procurou saber, como todo amador fuçador), e o de Zé é um WM8505 - modelo de placa inexistente e CIs de codecs e controladores raspados pelo fabricante, mas tem a mesma caixa: tampa traseira prateada, frente preta, 7"...

P.S.: acrescentando mais um detalhe:

Cor do LED de recarga ou do LED de indicação de funcionamento são bobagens, não identificam placa nenhuma, isso é conversa de amador. Se querem ter certeza de recuperação, senhores técnicos e profissionais, abram o aparelho e tenham certeza do hardware, não confiem em dicas amadoras meia-boca de "vê se tem o led tal cor..."... isso demonstra uma total incapacidade e incompetência técnica.

Então, o que você faz se não souber identificar seu tablet?

No mínimo, para não perder o investimento que fez no aparelho, se ainda estiver em garantia, procure pelo vendedor e informe o problema.

Se não estiver em garantia, sempre recomendamos: confie numa assistência técnica especializada nesses casos. Um técnico capacitado pode avaliar o problema e oferecer soluções mais confiáveis e certeiras de conserto do que um "Chico amador fuçador" que tem um blog nas entranhas da internet e acha que todos tem o mesmo modelo de hardware que o dele.

Se ainda quiser se arriscar, pelo menos saiba no que está se metendo, e saiba qual a plataforma certa, os diversos componentes e qual o modelo certo da placa para não acabar como Zé. Pesquise e pergunte no fórum, da forma correta, informando estes detalhes.

No mais, boa sorte á todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

cara tem ai o sistema para o tablet foston m767fs

Pelo menos leu o que está escrito no tópico que escreveu???

Ali indica tudo que precisa para achar a firmware especifica.

Leia também as Regras do Fórum Clan GSM e Avisos do Fórum Clan GSM.

Pesquise antes de tudo e post na área correta, assim facilitará muito a ajuda e também na organização do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um tablet FOSTON FS-MC788 e esqueci minha senha padrão, email e senha do gmail, portanto tenho que dar um hard reset nele para voltar ao normal, ja conseguir entrar no modo recovery apertando o botão power em seguida o de volume (-) ai entra ne uma tela preta com 16 botões, só que os botão estão tudo em chinês, ja apertei em todos e nada, vou enviar a imagem para vocês verem, por favor quem souber me ajuda por favor, desde de ja grato!

SEGUE LINK DA IMAGEM: http://s30.postimg.org/3ojwm9rwh/1798527_698371796850707_42054346_n.jpg

Modificar mensagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

guidesigner, o senhor é técnico da área? Pois o fórum é destinado a técnicos e recomendamos a usuários finais que levem seu aparelho a uma assistência técnica.

Sendo técnico ou não, leia as Regras do Fórum Clan GSM e Avisos do Fórum Clan GSM, adapte-se ao que necessário: assinatura, nome/ login, postar em área correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Este guia se destina aos usuários finais que constantemente nos pedem ajuda para que possamos identificar o firmware correto para seu tablet, geralmente com tela travada e outros problemas oriundos de mau uso do aparelho, tentativas de root erradas, instalação de aplicativos não suportados, até má qualidade de fabricação de um aparelho.

Vale um aviso: nem todos os tablets tem rotinas de recovery/fastboot, ou seja, o procedimento de segurar algumas teclas e entrar no "modo de segurança", que é o modo pré-boot do Android para soluções de recuperação/reinstalação do firmware. As plataformas Wondermedia (WM8650, WM8505, etc.) e alguns modelos ZenithLink (Zt180, Zt280, etc.) não possuem essa facilidade. Se o tablet está travado na tela inicial, leia este guia, principalmente a parte Então, o que você faz se não souber identificar seu tablet?

Como este se trata de um fórum técnico para profissionais da área, não procuramos apenas pelos detalhes postados na internet por vendedores, como esta lista, por exemplo:

Descrição :Tablet GPS Foston - Sistema Andróid 2.2 - Todas as Funcionalidades de um Tablet + GPS Veicular Navegue na Internet, Receba e-mail, Msn, Games mais de 100.000 aplicativos - o Aparelho mais completo! Entrada para cartão SIM desbloqueado para todas operadoras 2g/3gb

Caracteristicas:

Tamanho: 196x11414mm

Tela: 7,0’’ TFT touch screen de alta definição

Resolução: 800 / 480

Sistema Operacional- Android 2.2

Capacidade- 7G/8G

Memória- DDR II 256MB

Memória Expansiva - máximo: TF 32GB

Áudio- MP3, WMA, FLAC, APP, OGG

Video: high definition 720P: AVI, RM, RMVB, MOV, FVL, MKV, WMV.

Picture- PJPEG, BMP, GIF

E-book- Suportados

GPS Navegação- Suportados

Internet sem fio: 3G, WI-FI

Idiomas: Vários idiomas

Interface USB: USB 2.0 transferência de alta velocidade

OTG: Suportados

Bateria: 2700mah bateria de polímero de lítio

Essa lista acima não contém, por exemplo, dados que todo técnico procura para identificar qual o firmware correto, como os seguintes:

- Modelo do processador:

Apesar de muitos modelos parecerem iguais por fora, á primeira vista, nem sempre são iguais por dentro. É como um computador que você compra em uma loja popular, pode ter escrito "Com Processador Intel Dual Core". Certo, qual o modelo dele? Qual a velocidade? FSB? Suporte á memória? Somente este dado (Intel Dual Core) não identifica nada, pois cada plataforma (a saber: Wondermedia, InfoTMIC, Freescale, Telechips, MStar, entre outras), apesar de compartilharem a arquitetura ARM, possuem procedimentos diferentes de gravação e recuperação do sistema interno. Não vamos entrar em detalhes, basta você saber que um firmware destinado á tablets com processador WM8650 WonderMedia não é compatível nem com seu "irmão gêmeo" WM8505 ou com um InfoTMIC IMAPX210. Processadores diferentes, métodos diferentes de recuperação;

- Modelo da placa:

Tão necessário quanto saber qual o processador de seu aparelho tem, é saber o modelo da placa onde ele está instalado. Muitos amadores e fuçadores pela internet não levam em consideração este ponto, tratando todos os tablets WM8650, por exemplo, como um único tipo de aparelho. Aí é onde mora o maior perigo para um leigo.

A placa onde reside a CPU contém diversos componentes, alguns deles são o controlador de touchscreen (erroneamente chamado de "codec" por alguns), o processador de áudio, o sistema de recarga da bateria, de controle de luminosidade do LCD, os circuitos de proteção, filtragem e alimentação do aparelho, entre outros. Um firmware errado aplicado na placa errada causa danos sérios, como:

- Danos á SPI Flash (onde reside o bootloader primário e dados de ambiente (environment - o famoso env ou uboot);

- Danos á NAND Flash (que é o "HD" do tablet, onde reside o sistema operacional Android, particionado de formas diferentes em cada modelo);

Nesses dois casos, que os amadores e fuçadores não se preocupam em esclarecer, é onde a maioria "dança", pois o touch, botões e outros comandos podem falhar, a tela pode ficar azul, rosa ou roxa, o aparelho travar, não ter memória interna, ou pior: não ligar nunca mais. Da mesma forma que para processadores, cada placa tem seu controlador (driver) específico.

- Tamanho e resolução de tela LCD

Outro ponto não considerado pelos amadores e fuçadores: cada display LCD de um tablet tem um controlador, diferentes vias de sinal e diferentes resoluções. Existem tablets de 7" dos quais já trabalhei, que possuíam desde resoluções de 600x400, 800x400, 800x480, 1200x600, entre outras, até em tablets de 8", 9,5" 9,7", 10" e 10,1". Isso varia de aparelho para aparelho, é especificado geralmente nos manuais mas nem sempre, sabendo como são os fabricantes "fantasmas" chineses, não são informações nem um pouco confiáveis. Um firmware errado, para uma resolução errada, com dados de gamma, V-Sync, H-Sync, Brightness e outros errados, podem significar a morte prematura do aparelho;

- Telas touchscreen

O mais complicado de todos os dados necessários é: qual touchscreen seu tablet possui? Resistivo? Capacitivo? Quantas polegadas? Dualtouch resistivo? Capacitivo multipoint? Qual o controlador?

É importante saber quem fabricou o tablet?

Vemos centenas de casos onde Zé resolveu fazer por conta própria a "atualização" de seu tablet com um firmware que Chico indicou no seu blog amador fução. O tablet de Zé, comprado em lojas pela internet, veio da China com uma grande marca "Barbante Pad 171" escrita na caixa, e como o tablet de Chico amador fuçador também é o "Barbante Pad 171", só podem ser iguaizinhos, não?

ERRADO!!!

Uma marca que não é registrada na Junta Comercial do Estado, que não tem uma marca registrada ou empresa aberta como nome da marca em questão, não existe.

Na China, a fabricação de eletrônicos muitas vezes acontecem em fabriquetas pequenas, e o projeto vem de pequenos escritórios de engenheiros de eletrônica, especializados em criar circuitos de tablets, GPS, MPxplayer, celulares chineses e outras bugigangas. Este projeto corre pelas centenas de fabriquetas, que produzem aparelhos com a mesma cara e marcas iguais, mas com componentes muito diferentes.

Aí mora o erro de Zé, em achar que a marca "Barbante", que tem GPS, tablets e celulares vêm de algum lugar confiável, assim como Chico, que desconhece tanto como Zé do que se trata seu tablet e ainda ensina da forma errada como outros devem proceder para "recuperar" seu tablet fantasma.

O máximo que Zé ganhou foi um belo peso de papel com tela touch, pois o tablet de Chico amador fuçador tem o processador WM8650 - placa WMS8122B com codec VT1609 - Placa CPU WMS8121B (que nem ele sabe o que é e nem procurou saber, como todo amador fuçador), e o de Zé é um WM8505 - modelo de placa inexistente e CIs de codecs e controladores raspados pelo fabricante, mas tem a mesma caixa: tampa traseira prateada, frente preta, 7"...

P.S.: acrescentando mais um detalhe:

Cor do LED de recarga ou do LED de indicação de funcionamento são bobagens, não identificam placa nenhuma, isso é conversa de amador. Se querem ter certeza de recuperação, senhores técnicos e profissionais, abram o aparelho e tenham certeza do hardware, não confiem em dicas amadoras meia-boca de "vê se tem o led tal cor..."... isso demonstra uma total incapacidade e incompetência técnica.

Então, o que você faz se não souber identificar seu tablet?

No mínimo, para não perder o investimento que fez no aparelho, se ainda estiver em garantia, procure pelo vendedor e informe o problema.

Se não estiver em garantia, sempre recomendamos: confie numa assistência técnica especializada nesses casos. Um técnico capacitado pode avaliar o problema e oferecer soluções mais confiáveis e certeiras de conserto do que um "Chico amador fuçador" que tem um blog nas entranhas da internet e acha que todos tem o mesmo modelo de hardware que o dele.

Se ainda quiser se arriscar, pelo menos saiba no que está se metendo, e saiba qual a plataforma certa, os diversos componentes e qual o modelo certo da placa para não acabar como Zé. Pesquise e pergunte no fórum, da forma correta, informando estes detalhes.

No mais, boa sorte á todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...