Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
jbcelular

escriçao do crea para tecnicos/vamos cutucar os deputados de brasila para nosa escriç

Posts Recomendados

Técnicos de telefonia celular querem inscrição no Crea – Confea

jbcelular -

jbcelular : tec Junior Teixeira de brito

A reivindicação parece simples,mas tem dado muita dor de cabeça aos profissionais que têm formação como técnico em telefonia celular. O curso existe e o mercado é excelente,já que no Brasil estamos cheganado perto de 200 milhões de aparelhos celulares.

O problema destes profissionais é que eles não conseguem se inscrever no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Crea. Ao contrário de outros ramos profissionais, tais como eletrônica e agricultura, eletrotécnica, eletromecânica, eletrônica ou telecomunicação, que são regularmente associados ao sistema Crea-Confea, os profissionais da telefonia celular encontram a porta dos Conselhos fechadas.

Esta situação os impedem, por exemplo, de se inscreverem no Sebrae como micro empresários e, consequentemente, se beneficiarem do sistema Simples. Ou seja, a porta para que eles saiam da informalidade, se estabeleçam econômicamente e cresçam.

Esta queixa me chegou hoje por meio de dois técnicos, Wander e Pablo, que trabalham em Taguatinga-DF, enquanto eu me apresentava como candidato, pelo Psol, a uma das duas vagas que Brasília tem direito no Senado Federal.

A situação me parece ser questão de norma federal, eventualmente de uma mudança na legislação em vigor.O que me parece estranho é que cursos de técnicos de telefonia celular sejam autorizados a funcionar e que os alunos que neles se formam não possam se associar à entidade de classe.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vejo nenhuma diferença entre fazer um curso de telecomunicações e retirar o CREA e depois, atualizar-se com cursos em outros segmentos.

E não vejo diferença nenhuma entre técnico de telecomunicações e os chamados "técnicos em telefonia celular". Isso é dividir uma classe única, desunir todos que trabalham com telecomunicações.

Eu não vejo técnicos que trabalham em estações de TV, rádio, transmissão via satélite, transmissão via fibra óptica e outros dividindo suas classes, todos são técnicos em telecomunicações, para quê querer se tornar uma "classe especial"?

Sinto muito, mas acho isso uma bobagem e desperdício de tempo. Ao invés de procurarem se unir, ficam querendo separar a profissão e os profissionais.

P.S.: só para lembrar que muitos ainda acham que curso de Telecomunicações é para telefone fixo. Isso é uma lenda e das mais enganadoras.

O curso de telecomunicações abrange desde eletrônica digital e analógica, passando por eletricidade, CAD, desenvolvimento de projetos, português (acredite: um técnico TEM que saber escrever), transmissão (cabo, rádio e outros meios), redes e informática. É muito, mas muito melhor passar 1 ano e meio fazendo este curso e tirar o CREA, e depois partir para um segmento específico que queira trabalhar, pois nesse curso vocês terão a base para toda e qualquer coisa que queiram fazer dentro de telecomunicações.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso