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Reginaldo SanTana™

TIM derruba sinal de propósito, diz Anatel

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Relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acusa a TIM de interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity, no qual o usuário é cobrado por ligação, e não por tempo.

Outro lado: operadora diz que rede está sendo ampliada

A agência monitorou todas as ligações no período, em todo o Brasil, e comparou as quedas das ligações de usuários Infinity e "não Infinity".

A conclusão foi que a TIM "continua 'derrubando' de forma proposital as chamadas de usuários do plano Infinity". O documento apontou índice de queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários no plano Infinity -que entrou em vigor em março de 2009 e atraiu milhares de clientes.

O relatório, feito entre março e maio, foi entregue ao Ministério Público do Paraná.

"Sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe explicação para a assimetria da taxa de crescimento de desligamentos [quedas de ligações] entre duas modalidades de planos", diz o relatório.

O documento ainda faz um cálculo de quanto os usuários gastaram com as quedas de ligações em um dia: no dia 8 de março deste ano, afirma o relatório, a operadora "derrubou" 8,1 milhões de ligações, o que gerou faturamento extra de R$ 4,3 milhões.

Durante as investigações, a TIM relatou ao Ministério Público que a instabilidade de sinal era "pontual" e "momentânea".

A operadora citou dados fornecidos à Anatel para mostrar que houve redução, e não aumento, das quedas de chamadas -as informações, no entanto, foram contestadas no relatório da agência.

A Anatel afirma que a TIM adulterou a base de cálculos e excluiu do universo de ligações milhares de usuários com problemas, para informar à agência reguladora que seus indicadores estavam dentro do exigido.

A agência afirma, por exemplo, que a operadora considerou completadas ligações que não conseguiram linha e cujos usuários, depois, receberam mensagem de texto informando que o celular discado já estava disponível.

NOVA PROIBIÇÃO

Com base nos dados, o Ministério Público do Paraná pede a proibição de vendas de novos chips pela TIM no Estado, o ressarcimento de consumidores do plano Infinity no Paraná por gastos indevidos e o pagamento, pela empresa, de indenização por dano moral coletivo.

A TIM já havia sido suspensa no Estado no final de julho, quando a Anatel proibiu as vendas de novos planos das operadoras com maior índice de reclamação em cada Estado. Além do Paraná, onde o índice era de 26,1 reclamações a cada 100 mil clientes, a operadora obteve o pior resultado em 18 unidades federativas.

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MPF cobra a suspensão das vendas da TIM no Paraná O Ministério Público do Paraná entrou com pedido na Justiça para nova suspensão das vendas da operadora de telecomunicações TIM no Estado, exigindo que a companhia cumpra metas de qualidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A ação coletiva do MP paranaense busca ainda a cobrança de multa de pelo menos 500 mil reais por dia em caso de continuidade de vendas enquanto as metas de qualidade não forem cumpridas. O pedido, feito pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, inclui pagamento de indenização a todos os clientes que utilizam os pacotes "Infinity" da TIM, que teriam sido prejudicados por desligamentos de chamadas feitos por parte da operadora, segundo o MP. "A promotoria pede ainda que a TIM seja condenada a indenizar todos os consumidores de plano Infinity pelos prejuízos que sofreram desde seu lançamento, em março de 2009, com a devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente pela operadora. Por fim, houve pedido de dano moral coletivo, por todos os inconvenientes causados aos consumidores paranaenses", afirma o MP paranaense. O MP do Paraná citou na ação relatório com dados da Anatel, no qual o regulador aponta que, em um só dia, mais de 8 milhões de usuários foram prejudicados por desligamentos de chamadas em todo o país. Segundo o relatório citado, "foram gastos pelos usuários, 4,327 milhões de reais, num único dia, por serviços não prestados na sua totalidade pela operadora". Considerados pela operadora planos "ilimitados", os pacotes "Infinity" têm sido um dos principais responsáveis pelo forte aumento da base de clientes móveis da TIM nos últimos anos, e são baseados na cobrança por chamadas em vez de por minutos. Em nota, a TIM afirmou "trabalha constantemente" para melhorar a qualidade em todo o país, e que o Paraná está contemplado em seu plano de investimentos para melhorias de qualidade. De acordo com a empresa do grupo Telecom Italia, já foram investidos 95 milhões de reais no Estado neste ano para ampliação e modernização de rede. "Até o momento, 100% dos equipamentos 2G (voz) foram modernizados. Serão instalados ainda cerca de 150 novos sites 2G e 3G ainda este ano", disse a nota. Fonte: Agência Reuters

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Enquanto a ANATEL não fizer nada, vai continuar esse descaso total com os usuários. Aqui em Santa Cataria a TIM tem o pior sinal, e as ligações sempre caem. Mas acho que a ANATEL não se preocupa com isso, porque aqui, apenas a claro foi bloqueada, enquanto a TIM que é a líder de mercado e com o maior índice de clientes insatisfeitos nada acontece.... E esse é o país que quer sediar a Copa....

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Reginaldo, me permita destacar esses, por gentileza:

Relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acusa a TIM de interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity, no qual o usuário é cobrado por ligação, e não por tempo ... ... A Anatel afirma que a TIM adulterou a base de cálculos e excluiu do universo de ligações milhares de usuários com problemas, para informar à agência reguladora que seus indicadores estavam dentro do exigido ...

... O Ministério Público do Paraná entrou com pedido na Justiça para nova suspensão das vendas da operadora de telecomunicações TIM no Estado ... ... A promotoria pede ainda que a TIM seja condenada a indenizar todos os consumidores de plano Infinity pelos prejuízos que sofreram desde seu lançamento ...

Olhe pessoal, depois de muitos anos de vida e completo descrédito nestas agências reguladoras e tudo mais, estou começando a crer que estão por vir novos áreas aos direitos de todos nós consumidores desses serviços de telefonia. Essas multinacionais estavam muito mal acostumadas em países subdesenvolvidos, não só aqui no Brasil, esses descasos ocorrem também na Argentina, Paraguay, Chile, México e muitos outros. Mas vamos vamos dar um basta nisso e já!

Ou nos tratam como clientes de fato, ou que percam suas concessões, deixando de atuar em nosso país verde amarelo!

E criam-se empresas estatais, com lucros sendo divididos a todos nós!

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