Guerra termonuclear entre a Apple e a Samsung
0

1 post neste tópico

A Samsung e a Apple são atualmente as duas maiores fabricantes de smartphones do mundo. Apesar da concorrência nas lojas, as duas são também grandes parceiras, com a Samsung tendo fornecido quase US$ 8 bilhões em componentes para Apple, entre telas, SoCs e outros componentes usados nos iPads, iPods e iPhones.

Apesar dessa convivência aparentemente harmoniosa em outras frentes, as duas empresas têm enfrentado uma batalha ferrenha nos tribunais, como sempre envolvendo patentes.

Como ambas as empresas possuem grandes portifólios de patentes, a saída normal neste caso seria que ambas simplesmente assinassem um acordo de licenciamento cruzado, trocando figurinhas sem necessidade de que o dinheiro trocasse de mãos. Neste caso entretanto as negociações falharam, já que ambas as empresas acham que possuem patentes mais valiosas e demandam pagamento por parte da concorrente.

As acusações centrais são que a Apple teria violado patentes da Samsung relacionadas à transmissão de dados em seus produtos e que a Samsung copiou o design e a interface da Apple no Galaxy S e em outros produtos.

Please login or register to see this image.

Apesar dos esforços por parte do juiz em chegar a um acordo,Please login or register to see this link. e as duras partiram para uma batalha de aniquilação mútua nos tribunais, que começará 30 de julho, com o julgamento do caso da Apple.

Em resumo, parece que o último desejo de Steve Jobs irá finalmente se concretizar.

Posted Image

O embate é perigoso para ambas as empresas, que podem ter seus produtos banidos (pelo menos temporariamente) nos EUA e em outros mercados devido às alegações de violações de patentes (como a Microsoft conseguiu contra a Motorola na Alemanha e a Apple conseguiu contra a HTC nos EUA, por exemplo), além de que a derrotada acabará tendo que pagar alguma soma vultosa e ser obrigada a mudar seus produtos, sem falar nos custos processuais (que em casos como estes giram na casa das dezenas de milhões de dólares) para ambas.

Se coisa realmente ficar feia, a briga pode afetar também o relacionamento comercial entre as duas empresas, obrigando a Apple a encontrar outro fornecedor de SoCs e telas para seus produtos, o que pode levar a atrasos no lançamento de novos produtos.

O lado cômico é que se a Apple e a Samsung conseguirem embargar mutuamente seus produtos (depois de Apple já ter conseguido embargar a HTC), os usuários dos EUA poderão acabar ficando sem celulares...

Posted Image

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
0