Ir para conteúdo

é justo cobrar por configurar um celular?


Posts Recomendados

Questão complicada essa hein... Exemplos que me vem a mente agora são as pessoas que vem indicadas das operadoras e loja que trabalho...o que acontece..o cara compra um modem na vivo, vai lá os caras desbloqueiam mas nao sabem fazer a configuração.....aeh manda o cara na loja pedir pra eu desbloquear...o que faço..cobro o desbloqueio,imprimo a configuração da operadora que ele vai usar e entrego....outro caso....direto aparece pessoas com celular da claro que nao faz ligação....atualização, 20 o cliente sai feliz....agora no caso de aumentar o volume acho complicado....mas cada caso é um caso.....tipo tem um cara que toda semana vai na loja pedir pra ensinar ele fazer uma coisa no s5230 dele....já fui chato, estupido e ele nao se toca. ja o mandei até ler o manual do aparelho que eu nao tinha tempo de explicar....outro dia o maldito vem me falar que mandou trocar o touch do aparelho em outra loja(eu cobrei 90, o cara cobrou 80) e tinha dado pau na primeira semana, se eu nao podia fazer um laudo que era a peça com defeito(muito cara de pau né, não quis meu serviço com garantia de 90 dias por 10R$ de diferença)....falei que não dava....a partir desse dia até pra por o celular dele pra despertar cobrava 15,00..conclusão, parou de me encher.... Mas aeh como falei cada caso é um caso, dificil falar esse tá certo ou esse errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao amigos em minha opnião nao achei rrado oq o amigo fez

mas sei q nos cm tecncos profissionais temos q ter cautela ser justo com o cliente para ele ir e voltar mais vezes

mas se todo reparinho simples como nosso amigofez nos nao cobrar ai nix nao ganha nada nos vivemos de consertos as mecadoria da loja tem vez q nao

da lucro o nos salva e conserto q aegnte ganha em cima 50 a 100 reais

mas todo lugar um tecnico nao pode fazer tudo de graça sempre tem q cobra alguma coisa ei q seja 5 reais mais ta ali vc fez sua parte o cliente saiu satisfeito e vc ganhou o seu

ai fica ai minha dica BOM DIA A TODOS

GRUPO CLAN GSM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso eu não cobraria, pois muitos clientes fazem teste de honestidades, pois já peguei vários atc nokia reiniciando quando acionava o toque, porem todos nois sabemos que muitos é so restaura as configurações originais do atc, e com isso eu poderia cobra um sorft,mais faço na frente do cliente msm e não cobro nada, as vezes eles me da5,00 reais para tomar um café isso já é o suficiente para que o cliente se sinta confortável com seu técnico, mais cada caso é um caso muita gente cobra sim, eu não acho errado, porem não faço dessa forma!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom igual aos amigos disseram cada caso é um caso, já peguei varios aparelhos de clientes e até mesmo amigos que dizem que o aparelho estava sem som na ligação pois é só configuração mesmo e também aqueles clientes malas que compram aparelhos novos e não se dão nem o trabalho de ler o manual e já chegam na loja pedidno pra acertar hora, copiar agenda, escolher toque e outras coisas antes não cobrava nada e tem clientes que saem da loja sem ao menos agradecer e então apartir dai comecei a jogar a responsa pra cima deles refaço a configuração e quando o cliente pergunta quanto foi digo que não foi nada mais se ele quiser deichar um café vai ser bem aceito e na maioria das vezes eles dão 5,00 ou 10,00 R$, não que eu viva de café mais é um meio de deicharem eles a valorizarem nossos conhecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nao cobraria... mais depende.. se é uma pessoa chata como disse o rapaz ali em cima.. vale a pena cobrar rs.. e outra se sua assistencia é de pessoa em pessoa.. nao é bom.. agora se sua assistencia.. é assistencia onde comerciantes.. levam 20 30 celulares pra voce de uma vez.. ai aparece UMA pessoa de vez enquando... acho que é valido viu..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cobrar ou não eis a questão, é uma questão que cada profissional analisar cada serviço e escolher o que deve ser feito em relação a cobrar ou não, no qual todo mundo sabe o que está fazendo, se é justo ou não, quem deve ter esse julgamento é o profissional que está executando o serviço, porém cada com sua opnião e visão do mesmo, eu por exemplo, alguns serviços como pequenas configurações para cliente no qual ja realizei outros serviços não cobro, porem não sou contra a quem quer cobrar pelo mesmo, isso é de cada um

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não achei justo, por que eu não gostária que fizessem isso com migo... Sempre cobro 20, 30R$ para configurar a internet do modem, celular etc. Agora fico mais feliz quando configuro o celular do cliente, ele se sente feliz e me dá 5R$, 10R$ pru café... Mais isso depende de cada tecnico, escolher se vai cobrar ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso eu não cobraria, pois muitos clientes fazem teste de honestidades, pois já peguei vários atc nokia reiniciando quando acionava o toque, porem todos nois sabemos que muitos é so restaura as configurações originais do atc, e com isso eu poderia cobra um sorft,mais faço na frente do cliente msm e não cobro nada, as vezes eles me da5,00 reais para tomar um café isso já é o suficiente para que o cliente se sinta confortável com seu técnico, mais cada caso é um caso muita gente cobra sim, eu não acho errado, porem não faço dessa forma!

faço desta minha resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faço desta minha resposta

no começo eu não cobrava, deixava como brinde ou ate msm pra ver a cara do cliente feliz por não gastar grana com uma coisa besta, acontece que esse msm cliente quando contrata esse serviço ( de graça ainda mais) diz que depois do reset ou do aumento de volume (A culpa foi minha né) o celular apresentou outro problema e que a culpa é minha, que eu tinha que concerta de qualquer jeito(de graça ainda mais)

sem falar que qualquer duvida seja ate de como se escreve uma palavra.. ele vem ate minha atc.. tira todas as duvidas e diz: valeu chapa, achando q estou ali pra trabalhar de graça!

seja pra aumentar o volume, configurar internet, testa o wifi, por fotos no cartão, da um reset, tirar codigo de usuario(geralmente quando eles não sabe q é 12345) eu combro 20 reais

toda e qualquer configuração..

faço isso pra salvar minha integridade proficional e principalmente a mental(pelo nivel de stress que passo com cliente assim)

do muito valor ao meu conhecimento é ele que me alimenta todo dia..!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vários tipos de configurações, não acho correto ser cobrado tipos simples principalmente quando já se é cliente. Já nos casos de configuração de internet sempre cobro por ser um poco mais complicado, nunca nenhum cliente reclamou sobre valor cobrado pelo serviço, outra dica sempre informa valor antes.Indico sempre ser cobrado de 10 a 15 reais nunca mais que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta do tópico deveria ser: "Quanto custa seu tempo?" Se você vai á um médico e pede pra "dar uma olhadinha naquela dor nas costas", ele irá receber do governo, sendo que a responsável pela dor é sua má postura, ou o mecânico que olha "aquele barulho na porta" e era apenas um parafuso solto, porque você puxou a porta pelo lugar errado... Não olhem só sob a ótica do técnico em telecomunicações, mas de todos os profissionais... tempo é dinheiro, seja por causa de um parafuso ou de configuração, é tempo seu que é tomado. Enquanto está vendo isso, poderia estar fazendo outra coisa. E pelo menos meu tempo não é de graça. Se alguns gostam de fazer "favores" em troca de um sorriso e juras de amizade (nada contra á quem faz isso, ter amigos é ótimo), sinto muito, mas isso não paga minhas contas. Estou aqui (na minha empresa) para trabalhar, fazer amigos eu faço após ás 18 horas. Em resumo: você é profissional. Valorize seu tempo, porque ninguém vai fazer isso para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta do tópico deveria ser: "Quanto custa seu tempo?"

Se você vai á um médico e pede pra "dar uma olhadinha naquela dor nas costas", ele irá receber do governo, sendo que a responsável pela dor é sua má postura, ou o mecânico que olha "aquele barulho na porta" e era apenas um parafuso solto, porque você puxou a porta pelo lugar errado...

Não olhem só sob a ótica do técnico em telecomunicações, mas de todos os profissionais... tempo é dinheiro, seja por causa de um parafuso ou de configuração, é tempo seu que é tomado. Enquanto está vendo isso, poderia estar fazendo outra coisa. E pelo menos meu tempo não é de graça. Se alguns gostam de fazer "favores" em troca de um sorriso e juras de amizade (nada contra á quem faz isso, ter amigos é ótimo), sinto muito, mas isso não paga minhas contas. Estou aqui (na minha empresa) para trabalhar, fazer amigos eu faço após ás 18 horas.

Em resumo: você é profissional. Valorize seu tempo, porque ninguém vai fazer isso para você.

complementou o que falei!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal o tópico, engraçado é que a grande maioria tenta ver a situação com os olhos de cliente, e no caso do celular somos os profissionais, eu não cobro muita coisa aqui, tipo, volume, configurar linha 1 linha 2, restrição de ID quando o cliente é novo, mais a partir do momento que ele fica viciado em sanar dúvidas comigo eu passo a cobrar. Só completando, quando o autor do tópico fala, eu aumentei o volume e cobrei 15,00 não é diferente de vc pegar um celular que não liga e ser apenas a bateria baixa, e vc cobrar uma atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consertasa tempo e dinheiro tem gente que vai em uma loja que conserta e quer que agente cadastra chip em promoçao ja digo nao temos vinculo com operadoras e so liga la que vc vai saber tudo sobre promoçao, agora ja cobro logo 5 conto pra cadastra 10 a 20 conto pra reseta aumenta o volume apaga uma mensagen tem as vezes que eu pergunto se o cliente ja estudou o se e analfabeto pq o celula e todo em portugues muito simples de entender kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fez sim, so que vc se comprometeu, se aparecer qualquer problema no celular dela ela vai ai com vc e, isso ja aconteceu comigo, mais dei garantia para o cliente, na outra semana ela volto com o display queimado kkkk, mais em fim deu tudo certo, ddei um desconto e ficou de boa, acabei nao garrando e nem perdendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fez sim, so que vc se comprometeu, se aparecer qualquer problema no celular dela ela vai ai com vc e, isso ja aconteceu comigo, mais dei garantia para o cliente, na outra semana ela volto com o display queimado kkkk, mais em fim deu tudo certo, ddei um desconto e ficou de boa, acabei nao garrando e nem perdendo

chato msm quando um cliente chega pra concerta um defeito a gente da garantia e ele chega com outro defeito quer que a gente concerte na garantia... quando a gente fala que não tem por q o concerto foi outro nada a ver com esse.. dae ele solta a bomba

"então não tem garantia por que vc deu 3 meses de garantia vim atras agora vc esta com historia, vou procurar meu direitos"

eu digo:boa sorte...

em 1 caso de 100 o procom me liga e a atendente pergunta o que que ouvi: essa senhora concerto o mic do cell e me aparece com o display quebrado e quer q eu der garantias no que ela quebrou..

a atendende fala: descupas entaum obrigado pela antenção!(ele deve ter pensado.. perdi 5 minutos da minha vida com essa velhar %$@# q nem sabi dos direitos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então amigo, comecei a pouco na profissão, e ja me aconteceu muito dessas coisas e nao cobrei, pois visei o futuro, honestidade é td, uma certa feita uma cliente veio com um atc que desconfigurava a agenda, fis uma atu de sw, e comigo fk,filé entreguei o atc no outro dia a cliente voltou com o mesmo problema, fis uma flash , e testei o atc por 3 dias e fico filé, mas a cliente voltou com atc dizendo que estava com o mesmo defeito, e por ultimo descobri que era o chip da cliente, e mesmo assim ela entendeu que eu deveria cobrar o meu serviço. e veio a trazer mais atcs para minha loja. mais que sou eu pra te julgar, unica dica nao tente ganhar o mundo no começo... valew um abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando aqui, depois que respondi vi muita coisa que acho certa e errada.... Certo, acho que assim como nosso amigo citou o médico, que não vai dar uma olhadinha de graça, temos nosso tempo,que temos que cobrar com certeza...estudamos, perdemos tempo pesquisando pra aprender fazer uma configuração..e por mais simples que seja o cliente poderia ter perdido 5 minutos lendo manual, ou ligando na operadora, mas ele preferiu a comodidade de levar a alguem que saiba(ele se propos a ir a um profissional, que provavelmente cobraria pelo serviço) Errado, são essas pessoas que falam em segurar o cliente, não cobrando.... Voces sinceramente acham que seguram o cliente???o cliente é seguro pelo serviço bem feito(não estou julgando o serviço de nenhum colega, pois tenho certeza que se tem uma assistencia com certeza fazem o melhor, é só uma citação) ...a assitencia que trabalho não nem de perto a mais barata da cidade, mas sem dúvidas uma das que tem mais clientes..e ai a pergunta, por que? pela qualidade em prazo, serviço, atendimento....hoje vejo muitas lojas aqui cobrando 20,30 reais pra trocar auto falante,campainha, mas o cara pega o serviço, demora 10 dias pra ir comprar peças aeh enrola o cliente porque nao quer pagar 3 reais a mais da peça do fornecedor que passa 2 vezes por semana aqui....eu tenho as peças aqui 70% a pronta entrega e o que nao tenho compro aqui, e entrego rápido...isso faz a diferença e nao quanto cobramos ou quanto deixamos de cobrar,,,,tem pessoal aeh que sei desbloqueando celular na compra do chip pra ganhar cliente...pura ilusão.... Quanto a honestidade, ninguém é desonesto por cobrar seu tempo, ou seu serviço...que vc gaste ou nao material.... ou alguem aqui já falou pro cliente quanto paga de um subsidio da vivo????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cris_cam falou a verdade, na minha opinião. Você não segura cliente por causa de certas amenidades como uma configuração aqui ou ali, é serviço bem feito que conquista cliente, esses são fiéis... os pedantes que chegam e tomam seu tempo, no dia em que cobrarem, você verão que não são seus amigos, não são fiéis, esses só querem resolver os problemas deles, e você está lá, apenas. Se você não cobrar, outro cobra, e aí é que você perde, pois vira "amigão" ao invés de profissional. Só adicionando uma coisa: Cliente é fiel, não amigão. Você cria fidelidade com o cliente, amizade, sinto muito, não é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...