Nextel desenvolve PTT para redes 3G
0

2 posts neste tópico

A Nextel está desenvolvendo internamente, mas com apoio de terceiros, uma tecnologia para oferecer o serviço de push to talk (PTT) sobre redes 3G. A ideia é utilizá-la em caso de vitória no leilão da banda H, no qual serão vendidas licenças de 10 MHz + 10 MHz nas faixas de 1,9 GHz e 2,1 GHz. Embora não abra maiores detalhes sobre seu plano de negócios, é esperado que a Nextel integre a atual rede iDen com a futura rede UMTS. "O 3G será uma extensão do nosso leque de serviços e produtos", afirma o vice-presidente jurídico e regulatório da operadora, Alfredo Ferrari.

A Nextel promete participar do leilão da banda H com propostas para todas as regiões do Brasil. Ferrari elogiou a prévia do edital do leilão, que se encontra em consulta pública: "está muito bem feito do ponto de vista de estímulo à competição, pois permite a chegada de novos entrantes. Além disso, a manutenção das regras vigentes dá segurança aos investidores."

Sobre o pleito das operadoras móveis tradicionais, que desejam mais espectro e gostariam de participar do leilão de banda H, o executivo da Nextel disse: "sempre haverá reclamação de falta de espectro. Isso acontece hoje, vai acontecer daqui a cinco anos e daqui a dez anos. Há outras saídas para eles, como a faixa de 2,5 Ghz e avanços tecnológicos". E completou: "a Anatel tem na mão a seguinte escolha: ou abre o mercado para novos entrantes, ou fecha com os que já estão." Ferrari preferiu não adiantar quais sugestões a Nextel apresentará na consulta pública, que se encerra no dia 22 de fevereiro.

Pela regulamentação atual, as operadoras de 3G não podem comprar mais uma licença de 10 MHz + 10 MHz porque excederiam o limite de espectro permitido por empresa. Caso algum lote da banda H não tenha comprador, o regulamento em consulta pública prevê a venda em pacotes de 5 MHz + 5 MHz, o que permitiria a participação das operadoras atuais.

Fonte:TELETIME

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na pratica isso quer dizer que talves acabe o monopolio da nextel?se for isso quando será?desde já agradeço a resposta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
0