Como converter FAT32 para NTFS sem perder os dados
0

1 post neste tópico

Hoje em dia, usuários Windows – a grande maioria – não têm muita preocupação com o sistema de arquivos que usam. Diferentemente do Linux, que possui várias formas para formatar e alocar dados no disco rígido, o Windows possui predominantemente uma: o NTFS.

Desde o Windows XP que a Microsoft incentiva o uso deste sistema de arquivos e deu certo. Porém, alguns dispositivos de armazenamento removível, como pendrives e cartões de memória, ainda são formatados usando o antigo sistema FAT32.

Embora muitos usuários não tenham problema com ele, tal sistema de arquivos possui algumas limitações, sendo a principal delas a incapacidade de manipular arquivos maiores do que 4 GB. Além do mais, ele é mais lento até que o seu antecessor, o FAT16, pelo fato de usar clusters menores, de apenas 4 KB.

Se você está sofrendo com o seu pendrive ou HD externo por não poder manusear seus filmes em *.MKV ou ainda suas imagens *.ISO de jogos, ou mesmo está achando seu cartão de memória lento demais, você sempre tem a opção de converter o seu dispositivo FAT32 para NTFS.

No entanto, esta manobra lhe obriga a mover todos os arquivos para um outro local, pois a conversão formata o “disco” e apaga todos os dados.

Mas pode-se considerar sortudo por ser membro do Clan GSM, pois hoje eu vou lhe ensinar como fazer a conversão de FAT32 para NTFS de forma simples e de maneira que você não precise fazer backup dos seus arquivos ou, muito menos, perdê-los.

Vamos lá?

Eu tenho aqui um pendrive formatado com o sistema FAT32, veja só:

Please login or register to see this image.

Pendrive formatado com o sistema FAT32

01. - Primeiro, verifique qual a letra que foi atribuída à sua unidade de armazenamento removível. Faça isso apertando WinKey + E ou indo em Meu Computador. No meu caso, o pendrive está com a letra “J“.

02. - Com esta informação em mente, agora aperte Winkey + R, uma caixa de diálogo aparecerá no canto inferior esquerdo do seu monitor. Digite cmd (sem as aspas) e tecle Enter.

03. - A janela que surgiu se chama Prompt de Comando. Antes de formatarmos, vamos fazer uma verificação de segurança na unidade. Digite “chkdsk X: / f” (sem as aspas). Lembre-se que esse X corresponde a letra da sua unidade. Ou seja, se seu pendrive tiver a letra E, você troca o X por E. No meu caso, ficou assim: chkdsk j: /f. A checagem de disco irá iniciar em busca de erros e caso ele ache, os corrigirá.

04. - Terminada a checagem, vamos fazer a conversão propriamente dita. Digite: “Convert X: /FS:NTFS” (sem as aspas). Novamente, o X corresponde à letra da sua unidade. No meu caso eu troquei o X por J e ficou assim:

Convert J: /FS:NTFS.

Tecle Enter.

Espere o utilitário terminar a conversão e pronto, seu pendrive ou HD externo já foi convertido para NTFS.

Posted Image

Conversão terminada

Obs.: Durante a conversão, pode ser que você veja a seguinte frase: Data error <cyclic redundancy check>. Não se preocupe, isso é normal.

Veja só agora o mesmo pendrive da screenshot anterior, mas desta vez com o sistema de arquivos diferentes:

Posted Image

Pendrive convertido para o sistema de arquivos NTFS

Note que ele ainda ganhou alguns megabytes a mais!

Então esta foi a minha dica de hoje.

Espero que tenha gostado e que essa dica seja útil para você.

Caso queira colaborar conosco, com alguma dica.

Volte na pagina inicial do forum e escolha um forum e assunto e começe a postar.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
0