Ir para conteúdo

17 de Maio - Dia Internacional das Telecomunicações


Posts Recomendados

DIA INTERNACIONAL DAS TELECOMUNICAÇÕES

Posted Image

Alô! Alô! Quem fala?

Hoje é o Dia Internacional das Telecomunicações. Telecomunicação é uma forma de estender o alcance normal da comunicação (tele em grego significa "distância") e a palavra comunicação deriva do latim communicare, que significa "tornar comum", "partilhar", "conferenciar".

O dia 17 de maio foi eleito como Dia Internacional das Telecomunicações porque, nesse dia, em 1865, foi fundada a União Telegráfica Internacional, que na década de 1930 transformou-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Tudo começou com o telégrafo e evoluímos até a popularização da Internet, a rede mundial de computadores que fez do planeta um lugar sem fronteiras geográficas, onde o longe não existe. É maravilhoso poder ter amigos de várias nacionalidades, este fenômeno nunca foi visto nem experimentado na nossa história.

Vamos agora voltar no tempo e ver as datas mais importantes que contribuíram para a evolução dos meios de comunicação:

1840 - Samuel Morse registra a patente do telégrafo elétrico. Baseado em um código binário de pontos e traços (o chamado Código Morse), mensagens eram enviadas rapidamente a grandes distâncias. A repercussão foi imediata, em pouco tempo o mundo todo estava utilizando o telégrafo.

1850 - Um cabo submarino construído no canal da mancha liga França e Inglaterra para transmissões telegráficas.

1866 - O primeiro cabo submarino transatlântico para transmissões telegráficas é construído ligando Europa à América! Um grande avanço, diminuindo a distância geográfica entre países.

1865 - No dia 17 de maio é fundada em Paris a União Telegráfica Internacional. Na década de 30, transforma-se na União Internacional de Telecomunicações (UIT).

1876 - Alexander Graham Bell registra a patente do telefone. A invenção do telefone foi revolucionária, o aparelho contém um microfone que converte as ondas sonoras (voz humana) em impulsos elétricos.

1879 - D. Pedro II autoriza o funcionamento da primeira Empresa de Telefonia no Brasil. Os primeiros telefones começam a funcionar na cidade do Rio de Janeiro.

1890 - Heinrich Hertz fez mais uma descoberta importantíssima: as ondas eletromagnéticas! Que permitiu futuramente a invenção do rádio! Tornou-se extremante popular depois da primeira guerra, era o início da era de ouro do rádio!

1922 - Primeira transmissão radiofônica no Brasil.

1926 - Inglaterra e os Laboratórios Bell, nos Estados Unidos, apresentam pela primeira vez a televisão.

1950 - Assis Chateaubriand foi o responsável por trazer a televisão para o Brasil. O primeiro programa da TV brasileira aconteceu no dia 18 de Setembro, e foi transmitido pela TV Tupi.

1958 - Com o objetivo de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico e militar nasce a ARPA ? Advanced Research Projects Agency ? que precursora da Internet.

1976 - Steve Jobs apresenta o primeiro computador pessoal, o ?Apple Computer?.

1978 - A telefonia móvel celular é ativada no Japão. As estações de telefone móvel são interligadas entre si, por cabos de fibra ótica ou por ondas de rádio terrestres e o sinal recebido pelo telefone móvel vem dessas estações.

1993 - Moisac, o primeiro grande navegador gráfico é apresentado ao público.

1995 - A Rede Mundial de Computadores, a internet, é implantada no Brasil.

E dessa data pra cá não para mais, a cada ano que passa lança uma Tecnologia mais moderna( um novo jeito de se comunicar )

E nessas Mudanças o Celular esta entre eles, um aparelho que hj em dia pode-se dizer 80% da população já tem pelo menos 1.

Frase de um Grande Sábio:

Posted Image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posted Image

Belo dia hoje!

Não ha como não me recordar de momentos de minha infância, provavelmente muitos outros colegas aqui irão também se recordar:

Lembra da comunicação de "Latas e fios de cobres"?

Sim sim eu lembro muito bem quando criança, brincávamos de telefonar e o melhor de tudo é que realmente propagava o som.

A engenhoca se dava através de duas latinhas interligadas por um fio de cobre:

Posted Image

Aí já me atiçava muito sobre comunicação, ou seja,

hoje estamos aí diante de tamanha modernidade tecnológica, que quase nem acreditamos que tudo foi tão rápido!

Mas que venham então e façam presente a todos, pois todos possuem os mesmos direitos, sejam as classes econômicas que foram!

Abraço pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...