Rompimento de cabos deixa usuários do sul do Brasil sem Internet
0

2 posts neste tópico

Alguns dos principais provedores de Internet no sul do Brasil saíram do ar nesta quarta-feira (25) por conta de um rompimento dos cabos de fibra ótica na região. Usuários das operadoras GVT, TIM, Intelig, Vivo e Eletronet ficaram sem acesso à Internet e aos serviços de telefonia. O problema principal aconteceu no local onde são administradas estas conexões, em São Paulo.

Os principais afetados pela queda do sinal são usuários de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No entanto, em São Paulo também há reclamações de intermitência.

Problema está na conexão entre estados

Cabos que fazem a transmissão dos dados da cidade de São Paulo para Curitiba teriam se rompido, e as rotas alternativas, compartilhadas por outras empresas, também apresentaram problemas.

O que acontece é que operadoras de telecomunicações, como Vivo e TIM, utilizam a mesma estrutura e quando o sinal de uma delas cai é bem provável que isso se reflita nas outras. A GVT admitiu, em comunicado enviado à imprensa, que seus usuários estão com dificuldades de acesso e confirmou que o serviço foi afetado porque "três pontos da rede de longa distância que fazem a comunicação de dados para várias operadoras da região foram rompidos".

Nas redes sociais, clientes de todo o Brasil reclamam das redes

Nesta tarde, as palavras "TIM e VIVO" e "GVT" entraram nos Assuntos do Momento do Twitter. As reclamações dos usuários retratam a indisponibilidade dos serviços principalmente no Sul do país, mas também há notícias de instabilidade em outras cidades, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Empresas fazem reparos, mas poucos usuários relatam melhorias

Ainda não há uma previsão exata para os serviços voltarem ao normal. Em comunicado oficial, a TIM declarou que o rompimento afetou os serviços de voz e dados dos clientes da operadora, e que "técnicos já atuam para correção do incidente e restabelecimento dos serviços o mais rápido possível."

A Vivo também se pronunciou sobre o assunto, afirmando que apenas os clientes nas regiões do Paraná e Santa Catarina tiveram dificuldades para acessar o serviço de dados ou voz da operadora. Em comunicado mais recente, a empresa informou que o serviço já foi reestabelecido. "A situação foi normalizada às 15h40 desta tarde, após mobilização de equipes técnicas e de todos os esforços para recuperação dos serviços no menor prazo possível".

A GVT anunciou também que "equipes do fornecedor responsável pela rede trabalham para restabelecer o serviço o mais breve possível".

Curiosamente, na última segunda-feira (23), um rompimento duplo de cabos de fibra óptica entre as cidades de Santa Maria e Benevides, no Pará, também fez com que os usuários da empresa Oi ficassem sem conexão à Internet. O mesmo ocorreu no Maranhão, mas o serviço foi rapidamente normalizado.

Via Tecnoblog.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui em Umuarama-PR ficou sem internet da GVT das 12:30 até umas 17:00, os sinais das operadoras Vivo, Tim e Claro também caíram.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
0