Acompanhe a viagem do papai-noel pelo Googe Earth
0

1 post neste tópico

Acompanhe a viagem do papai-noel pelo Googe Earth

Uma tradição que remonta à década de 50 nos Estados Unidos, continua viva e agora, com o auxílio das redes sociais da internet, atinge cada vez mais pessoas ao redor do mundo. O projeto "Santa Tracker", ou rastreador do papai-noel, é uma iniciativa do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad, na sigla em inglês), que, com a ajuda de diversos parceiros, entre eles o Google, e centenas de voluntários, acompanha o percurso do papai-noel na noite de Natal, quando ele entrega os presentes para as crianças do mundo inteiro.

O Please login or register to see this link. que hospeda o projeto,

http://www.noradsanta.org

fornece as informações atualizadas do percurso do papai-noel em sete línguas através de mapas do Please login or register to see this link. e vídeos que são postados no YouTube. A página do projeto no Please login or register to see this link. , criada neste ano, já possui quase 300 mil fãs, enquanto o perfil do Please login or register to see this link. chega aos 20 mil seguidores. Em 2008, o site do projeto teve mais de oito milhões de visitantes durante o Natal.

A tradição de acompanhar o percurso do papai-noel começou literalmente por "engano" em 1955 no estado do Colorado, Estados Unidos, quando uma loja divulgou um telefone errado para as crianças ligarem para falar com o papai-noel. O telefone publicado no folheto de propaganda, devido a um erro de impressão, foi o de um número de emergência, utilizado apenas em caso de crise mundial, do então Comando de Defesa Aérea Continental (Conad, que mais tarde se tornou Norad). Com as ligações das crianças chegando o tempo inteiro, um dos diretores de plantão decidiu ordenar a seus subordinados que fornecessem às crianças atualizações sobre a posição do papai-noel. E assim começou a tradição do rastreador do papai-noel do Norad.

O Google passou a integrar o projeto como parceiro de tecnologia em 2007, quando incorporou os dados do projeto "Norad Santa Tracker" em mapas especiais em 2D e 3D disponíveis através do Google Earth.

Segundo explicou a coordenadora do projeto, Joyce Frankovis, ao site da CNN, em 2008 mais de 1200 pessoas trabalharam como voluntárias respondendo ligações telefônicas e e-mails. Segundo ela, cada voluntário atende cerca de 39 ligações por hora, e , em 2008, foram utilizados 100 telefones e 25 computadores para atender quase 70 mil ligações e 6 mil e-mails provenientes de mais de 200 países. A maioria dos contatos ocorreram nas 24 horas entre as 2h do dia 24 até as 3h da madrugada do dia 25.

Frankovis também explicou à CNN, que, desde que assumiu o projeto no início deste ano, decidiu usar as redes sociais para promover o projeto, que pode ser acompanhado também pelo Facebook, Twitter, Flickr, YouTube e TroopTube.

O site do projeto disponibiliza os vídeos das entregas do papai-noel, que incluem até mesmo a Estação Espacial Internacional, localidades na Índia, no Afeganistão e na Antártida.

Redação Terra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
0