Ir para conteúdo
Noticias
  • NOVIDADE!!! Solução para remoção conta FRP Moto G4 Plus Patch 1 de Junho de 2017 via EMMC, veja sobre CLICANDO AQUI

Seja bem vindo ao Clan GSM visitante

O fórum Clan GSM é o maior fórum de suporte dedicado e totalmente exclusivo para técnicos em manutenção e reparação de Celulares. Para visualizar, baixar e navegar por todo o fórum é necessário um cadastro, no entanto, em nossa comunidade só são aceito técnicos em telefonia móvel seja você iniciante ou avançado.

 

AOS USUÁRIOS NÃO TÉCNICOS: Nos reservamos o direito de não aceitar nenhum cadastro de pessoas que não trabalham em nosso ramo de telefonia, todo cadastro de usuário não técnico será excluído e nenhum posts é respondido.

AOS TÉCNICOS CELULARES: Todos os técnicos em celulares são bem vindos em nossa comunidade, seja você iniciante ou avançado, compartilhe suas dúvidas e experiências no maior fórum para técnicos GSM do Brasil.

 

Clan SOFT - SERVIDOR DE DOWNLOADS PARA TÉCNICOS!

É técnico? Então você precisa estar atualizado com um serviço de downloads exclusivo e profissional. O Clan SOFT é essencial para técnicos que não tem tempo para ficar procurando firmwares, softwares e procedimentos pela internet, como você.

https://www.clansoft.net/

 

Entre para seguir isso  
Josenilton Lisboa

O que são esses calombos misteriosos nos seus cabos?

Posts Recomendados

Conteúdo protegido!

    Você precisa efetuar um cadastro para visualizar links, imagens e muitas áreas do fórum.

Você tem alguma ideia do que fazem os cabos entrando e saindo do seu computador: alguns trazem energia, e outros transmitem informação de um dispositivo para o outro. Mas alguns desses cabos parecem um pouco… estranhos.

Talvez você tenha reparado em um cilindro de uns 3 centímetros que aparece em um lado de um cabo? Talvez no cabo do seu monitor? O cabo conector da minha câmera para o computador tem um, e me assusta que um engenheiro tenha colocado um cisto ali, e de propósito. Ewww. Então nós decidimos pesquisar isso a fundo. O que diabos esse calombo estranho está fazendo no seu cabo?

Esse calombo é chamado de módulo de ferrita. Ele é basicamente um controlador de ondas eletromagnéticas. A interferência eletromagnética faz com que nossos rádios chiem quando nossos celulares estão perto demais, e algo similar deixa nossos televisores com chuvisco ou pixelados. É o motivo pelo qual nós não devemos usar celulares em aviões, e também a razão de alguns de nossos cabos virem com esses caroços estranhos.

Conteúdo protegido!

    Você precisa efetuar um cadastro para visualizar links, imagens e muitas áreas do fórum.

Se você abrir um desses calombos, não irá encontrar nenhuma engenhoca elaborada e com placas de circuito. Ao invés disso, você irá encontrar uma bola ou cilindro sólido feito de ferrita, que é magnético, e meio parecido com cerâmica. A ferrita é feito de óxido de ferro (que é um sinônimo bonitinho para “ferrugem”) combinado com pelo menos um outro metal; ele é escuro, duro e quebradiço. Mas são as suas qualidades magnéticas que ajudam os nossos gadgets.

Se você tiver um computador ligado a uma câmera, terá interferência eletromagnética (EMI) saindo de ambos os dispositivos. Isso poderia fazer com que o seu monitor sofresse leves interferências. Isso poderia fazer suas caixas de som chiarem, ou em casos muito extremos, ele poderia causar um caos no seu computador. Nossos eletrônicos produzem corrente elétrica alternada – e EMI. Se ficasse livre, o cabo saindo da sua câmera para o seu computador se comportaria como uma antena, recebendo e transmitindo ondas produzidas pelos gadgets – e provavelmente interferindo em tudo. Ninguém quer comprar uma câmera digital que zoa com a tela do monitor. É aí que entra o módulo de ferrita.

Ele é responsável por acalmar as ondas EMI – basicamente assegurando-se que seus cabos não enviem nenhum sinal exceto na direção que devem enviar. Os átomos da ferrita permitem que o módulo seja um mediador, alinhando-os em direções diferentes. Esse arranjo funciona como um bloqueio de EMI. E esse bloqueio é mais eficiente quando está perto da fonte. “Ele sempre estará entre um dispositivo que gera interferência e um outro que você não quer que sofra interferências,” explica Greg Winchester, um gerente de programa na National Electrical Manufacturers Association. Os calombos de ferrita são posicionados no final dos cabos porque o seu trabalho é pegar o ruído de um certo dispositivo e transformá-lo em calor. E o posicionamento mais perto da fonte faz com que o cabo pare de ser um receptor antes, dando um sentido para esse calombo.

A boa notícia é que não é um cisto. A má notícia é que ele ainda se parece com um.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  



×