Ir para conteúdo

TUTORIAL=xrecovery,root,debrading,froyo


Posts Recomendados

X10 Mini Pro ...

Um X10 mini pro atualizado. somente PRO,

Cartão SD no celular com espaço o suficiente para backup

RootExplorer

Porta USB 2.0.

Root

Root é o super usuário do sistema, ele pode fazer praticamente tudo. Sendo assim, só com root você pode remover, copiar e editar arquivos de sistema. Então, bora fazer root.

Antes de mais nada, verifique a versão da sua firmware. Ela se encontra em Configurações – Sobre o telefone.

Se você tem a firmware 2.0.A.0.504 ou abaixo (Android 1.6) então o Z4Root consegue fazer root no seu celular sem nem precisar conectar ele no PC. Baixe ele em "http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=833953" no final do tópico. Eu poderia fazer um mirror, mas seria sacanagem com o desenvolvedor. Basta rodar o aplicativo (para isso você vai precisar de um Gerenciador de Arquivos, eu aconselho o RootExplorer, que é pago e vale cada centavo, mas pode-se usar o Andro File Manager" https://market.android.com/details?i...=search_result "que é gratuito) e clicar em Permanent Root.

Se você tem firmware 2.0.2.A.0.24 ou 2.1.1.A.0.6, pode fazer root usando o SuperOneClick, baixe ele em "http://www.mediafire.com/?u33hhd2t78asjuk "basta baixar e descompactar o arquivo. Eu recomendo que você tenha instalado o Sony Ericsson Update Service (SEUS), que pode ser baixado em "http://www.sonyericsson.com/cws/supp...ro?lc=pt&cc=br "tem 32MB.

post-74-139967679837_thumb.jpg

Vá em Configurações -> Aplicativos -> Desenvolvimento e marque Depuração USB.

Conecte o celular ao computador. Dispare o SuperOneClick e clique em ROOT.

Espere o processo terminar, quando ele pedir se você quer fazer um teste, responda que não.

Remova o hardware com segurança, reinicie o celular e teste o procedimento.

Baixe algum aplicativos do "Market" que use root, e veja se uma tela aparece para permitir o acesso de superusuário.

Ai se funcionar estamos certos rsrsr

post-74-139967680023_thumb.jpg

Debrading

Cada um X10 Mini Pro sai de fábrica como um modelo (U20a ou U20i), o Brasileiro (U20a) tem diferenças no software para o Europeu (U20i). Se não bastasse isso, cada operadora e país possui uma combinação de código que informa ao software da Sony que modelo de aparelho é esse. Se for da Claro por exemplo, pode demorar para receber uma atualização, ou simplesmente não receber.

Debranding é mudar este código, para possibilitar o upgrade de firmware, ou para remover personalizações colocadas pela operadora no firmware. Este código fica no arquivo build.prop, que fica em /system.

Mas qual o motivo para fazer debranding?

Isso é para o caso de você estar preso em uma firmware anterior. É que para o Froyo funcionar, é necessário estar com o último kernel, presente na última firmware, e algumas operadoras ainda não lançaram, se é que vão lançar algum dia essa última firmware (2.1.1.A.0.6), se você já estiver nessa firmware, ou se o SEUS se oferecer para atualizar seu celular e ele for para esta versão, o debranding é desnecessário. O debranding também remove aplicativos instalados pela operadora, portanto, se você resolver fazer isso, entao pode ser que apague os aplicativos anteriores no atc

Se esse código for trocado e a firmware atual não for compatível, seu telefone vai ficar travado e você vai ser obrigado a passar a firmware novamente, recuperar um backup (se estiver com xrecovery) ou ver seu X10 Mini Pro virar um tijolinho. Sendo assim, primeiro vamos tomar medidas preventivas, depois aprender a lidar com isso.

Boa Sorte

Xrecovery

O Xrecovery é o programa que vai te salvar se você fizer besteira e ferrar com seu celular. Ele vai permitir fazer backup do seu celular, o que é extremamente recomendado e útil. Se você não conseguir executar este passo, por favor, não continue.

Baixe os arquivos do Xrecovery aqui: "http://www.mediafire.com/?8hnerjth7cc552b"

Descompacte o arquivo.

Existem 4 arquivos dentro, um deles é o README, aquele que ninguém lê fora eu e mais uns que fazemos estes tutoriais.

Os outros 3 são o próprio Xrecovery.

post-74-139967680095_thumb.jpg

COMPREM o RootExplorer, ele vai ajudar muito em todos os passos seguintes, O aplicativo custa menos de 7 reais e é extremamente útil, é o último Explorer que você vai precisar.

Copie os 3 arquivos para o cartão do celular por USB.

Usando o RootExplorer, navegue até sd/card...

Menu (tecla física inferior esquerda) -> Multi-Select, clique em cada arquivo para selecioná-los...

Volte (usando o botão VOLTAR [tecla física inferior da direita) para “/”, entre em “system”, e depois “bin”. Agora, na parte superior, clique em Mount RW (para montar o sistema de arquivos em modo de escrita). Clique em Paste.

Agora os arquivos foram copiados para esta pasta, e devem aparecer nela. Ache eles (busybox, chargemon e xrecovery.tar) um por um, clique e SEGURE, vai aparecer um menu com novas opções, entre elas “Permissions”, clique. Selecione todas as permissões para todos, conforme a figura dê OK. Quando acabar, teoricamente você tem o Xrecovery instalado. Hora de testar...

Reinicie o celular, e quando o logo branco “Sony Ericsson” aparecer, comece a pressionar e soltar repetidas vezes o botão físico VOLTAR. Após alguns instantes, você deve estar na tela do Xrecovery. Aqui o botão físico de volume na direita controla os menus, e a tecla HOME (física do meio) seleciona a opção.

A PRIMEIRA coisa que você vai fazer é ir Backup/Restore e fazer um BACKUP!!! Faça isso agora. Os backups tomam um certo espaço (algumas centenas de MB) no cartão, então garanta que seu cartão tem bastante espaço livre antes de fazer isso.

No final, você pode selecionar a opção REBOOT.

Backup ll-Titanium Backup

Você tem um backup completo no Xrecovery, mas para recuperá-lo, você vai ter que sobrescrever tudo e voltar para onde estava, e quando você instalar a Froyo, não vai querer isso.

O Google dá uma ajudinha e guarda os aplicativos baixados do Market, mas mesmo assim, baixar tudo denovo e instalar

Sendo assim, vamos as outras opções. Agora você tem root, portanto pode instalar o Titanium Backup, vá para o Market e baixe ele. No Titanium Backup, atualize o Busybox e o Superuser (clicando em "Problemas"), se disponível.

Agora vá em MENU -> Lote, e selecione Fazer backup de todos os aplicativos mais dados.

Debranding II – A Missão

Agora você tem um backup, isso é MUITO importante. Agora podemos nos aventurar mais, pois se der algo errado, boota-se no xrecovery e recupera-se o backup.

O debranding envolve trocar sua firmware pela genérica brasileira sem operadora. Aviso de antemão que esse procedimento pode travar seu celular.

Baixe o arquivo buid.prop deste tópico no XDA: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=777660 no final do tópico, tem o arquivo: u20a_brazil_generic_build.prop.rar que é o build.prop da firmware brasileira genérica.

Como essa operação é mais complicada eu vou assumir que quem tentar isso tem um mínimo de desenvoltura. Basta baixar o arquivo e copiar ele pro cartão do celular. Depois, no root explorer, copie o arquivo, vá para /system, monte o sistema RW e cole o arquivo, substituindo o que estiver lá.

Seu celular, a estas alturas, vai falhar ao reiniciar. Não se assuste. Instale o SEUS (Sony Ericsson Update Service) e lance ele. DESLIGUE O PC COMPANION. Vou frisar ainda mais, o SEUS não é a mesma coisa que o PC Companion.

Conecte o cabo do celular no computador. Agora, com o celular DESLIGADO, e SEGURANDO A TECLA VOLTAR, conecte o cabo. Segure a tecla voltar por mais um tempo, o led verde de notificação vai permanecer aceso, isso quer dizer que seu telefone está em MODO FLASH.

O SEUS agora vai reconhecer seu celular e se oferecer para atualizar. Siga as instruções, no final, você vai estar na última versão, mas SEM ROOT, NEM XRECOVERY. Portanto, o mais rápido possível realize os procedimentos de root e xrecovery, e faça OUTRO BACKUP!!! Nunca é demais.

Debranding

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...