0
Marcio Wolfart

Tutorial MTK Motorola EX112, EX115, EX122, EX126, EX128, WX345 SCout

Posts Recomendados

Motorola plataforma MTK: EX112, EX115, EX122, EX126, EX128, WX345 via Software SCout (Dongle SCout / S-Card)

Extensão dos arquivos suportados:

Os modelos Motorola MTK podem ser atualizados via Software SCout em três formatos (Extensão):

*.sfl: Contém Flash e FLEX dos elaboradores do produto.

*.hs: Contém FLEX do fabricante.

*.mzf: Contém Flash do fabricante.

Para determinados aparelhos será necessário manter apertado certas teclas, para este entrar em modo flash, ex.:

EX115:

* FLEX: Via celular ligado e selecionando apenas no celular via ‘Porta COM’.

* Flash: Via celular desligado, conecte o cabo USB, segure a tecla ‘Volume abaixo’ e conecte a bateria

EX128:

* FLEX: Via celular ligado e selecionando apenas no celular via ‘Porta COM’.

* Flash: Via celular desligado, conecte o cabo USB, segure a tecla ‘Câmera’ e conecte a bateria

Procedimento atualização FLEX (*.sfl, *.hs)

01 - Conecte a Dongle a uma porta USB do computador.

02 - Inicie o programa SCout.

03 - Selecione a guia Motorola.

04 - Conecte o telefone ligado ao porto USB do PC usando o cabo micro/mini USB.

05 - No menu do telefone escolha “Porta COM”.

06 - O Software vai reconhecer modelo MTK como “Moto”.

07 - Clique no botão ‘Browser’ (Procura) e escolha o arquivo FLEX correspondente (.sfl ou .hs).

08 - Clique em ‘Flex Telefone Selecionado’ (se for mais de um telefone ‘Flex Telefone todos selecionados’).

09 - Ao terminar o procedimento desconecte o telefone.

10 - Pronto! Nova versão de FLEX instalada.

Nota: Arquivos FLEX (*.hs, *.sfl) podem conter médias como imagens, toques, aplicações JAVA e alguns ajustes de fábrica.

Abaixo deixo um PRINT exemplo, nova FLEX (Motorola EX115):

Posted Image

Procedimento atualização Firmware (*.sfl, *.mzf)

01 - Conecte a Dongle a uma porta USB do computador.

02 - Inicie o programa SCout.

03 - Selecione a guia Motorola.

04 - Clique no botão ‘Browser’ (Procura) e escolha o arquivo Flash correspondente (*.sfl o *.mzf)

05 - Aguarde alguns instantes até haver trocar por o nome do arquivo.

06 - Conecte CABO micro/mini USB ao telefone e após bateria totalmente carregada. (Ler dicas acima ao EX115 e EX128).

07 - O Software vai reconhecer modelo MTK como “Moto”.

08 - Clique em ‘Flashear o Tel selecionado’ (se for mais de um telefone ‘Flashear o Tel todos selecionados’).

09 - Ao terminar o procedimento desconecte o telefone.

10 - Pronto! Nova versão de Firmware instalada.

Abaixo deixo um PRINT exemplo, nova Firmware (Motorola EX115):

Posted Image

Driver

Esses procedimentos necessitam instalação dos driver de cada telefone:

* Podem ser encontrados na pasta de instalação da própria SCout.

* Também podem estar buscando de maneira alternativa, neste Link (pois até o momento, são de versão superior ao próprio incluso na versão Scout 1.42): http://www.clangsm.com.br/vb/telefonia-chinesa-mp7-mpxx-etc/25683-tutorial-driver-6225-6253-e-outros-mtk-novos.html

Dicas:

* Podem estar tentando digitar primeiro na tela do celular: *#8375# (para certificar de informações de versões e Cia.).

*Disponibilize tempo, pois ao passar uma nova FLEX é demorado.

* Cabo USB original, Motorola V8, Motorola V3 com adaptador V8 entre outros são alternativas compatíveis.

* Priorizem versões idênticas a instalar, mas já cheguei a instalar quatro versões diferentes de FLEX em um único modelo, todas funcionaram, mas em outros podem ocorrer trocas de ícones do Menu por exemplo. Por isso recomendo estarem realizando primeiro se possível, Backup via SmartMoto, pois para esses modelos não há necessidade da BOX SmartClip.

Por fim para as Flash e ou FLEX podem estar pesquisando compatibilidade no tópico 'Arquivos S-Cout' link:

http://www.clangsm.com.br/vb/7/169/48/129-arquivos-s-cout-%5B-pcf-e-sbf-%5D-24.html

Software atualizado para SCout podem estar consultando: Atualizações SCout Dongle

Ótimo trabalho a todos!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja limpei man... tenho 2 aqui um ex112 e um ex115 :)

Olá JN, bem pelo visto já deve ter seguido as dicas que deixei logo no inicio do tópico e do colega acima, assim parto para outra linha, por exemplo, terá que possuir instalado ou instalar os driver corretamente a cada sistema, aproveito a destacar isso a ti, pois em outras oportunidades tive o prazer de ler em suas postagens que já trabalhou ou trabalhas em Windows 64bits, então sendo assim, veja a dica do link alternativo para driver que deixo acima. Caso continue, acredito infelizmente neste seu caso, até o momento não será possível via Scout.

Boa sorte amigo!

Compartilhar este post

Link para o post

bom dia, alguem pode me ajudar qt a 1 motorola ex128 , ele so tava em ingles e espanhol , ai segui as dicas dos parceiros ai em cima e di boa funcionar atz td normal. mais o portugues que fica é estranho parece indu . alguem teria um flex com portugues-br. eu ja baixei tds do site e faço atz via scout e nada de portugues-br vou postar as flash e flex que consegui jogar, nem tds que ta no site eu consegui passar no ap. flash: KINGFISHER_G_07.21.00R_D_USB(MP_KEY).mzf flex: FLEX_KINGFISHER_11_06_025_D [bR] ate mais lucas

Compartilhar este post

Link para o post

com esse problema seu resolvi apenas dando uma resondagem, o meu ficou 100%.

Ja outro nao concigo fazer um jamper para o fone ele so da fone de ouvido conectado.

vc's tem uma foto para me ajudar?

Samuel, esse seu caso me parece não se encaixar ao tema do tópico, pois não tem haver com reparos fone de ouvido ou Jumper.

Sobre isso podes talvez estar lendo esse link: Guia de Reparo para Motorola

Ou se precisar explique mais detalhes do que queres realizar! Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com um aqui comigo que não reconhece na Scout de jeito nenhum ja fiz todos os procedimentos possíveis... alguém tem alguma outra dica, postem ai por favor... vlw

Olá Marcelo, primeiro seria interessante sabermos oque exatamente quer e em que estado se encontra esse aparelho, aliás nem sabemos de que modelo se trate, pois não citas. Pois se leu todo meu tutorial inicial, conectou cabo USB devido, instalou corretamente os drivers, foi no Gerenciador de dispositivos e ainda assim nada de resposta ou sinal de reconhecer, deve haver danos físicos aí. Neste momento já não se inclui a este tópico mais colega.

Veja tudo isso e boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas entao, na verdade ele fica com a tela paralisada no logo da Motorola justamente quando eu tento entrar no modo * # e power... e quando seguro * e plugo o cabo ele da dispositivo nao foi reconhecido no Windows.

lucas eu tenho um ex112

Compartilhar este post

Link para o post

lucas eu tenho um ex112

Evson, antes de postar, visualize primeiro se está tudo certo, só após confirme o enviou de suas postagens.

Mas de qualquer forma, tentando eu aqui lhe decifrar suas colocações, acredito que basta ler minha postagem logo acima da sua, deva servir exatamente ao seu caso, releia e boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

estou com um ex119 so fica na tela do m da motorola alguem sabe o procedimento

* #+ power ñ consegue colocar em modo flash

Olá Ricardo, veja que um colega seguiu este tutorial aqui postado e conseguiu reconhecer: Procedimento flash no motorola ex119

Já um outro depoimento interessante sobre reconhecimento: Precisando da soft Motoorla EX119 ugente

Abraço e boa sorte Ricardo!

Compartilhar este post

Link para o post

Ao atualizar o aparelho...

o cel aceita chip de qualquer operadora?

Vinny de Moraes, tudo depende, primeiro para aceitar de qualquer operadora, deva estar desbloqueado.

Lembre-se que a Scout possui uma opção muito importante:

* "Resete o código de subsído antes de Flashear (É necessário estar ligado em modo normal)"

Assim mesmo atualizando, ele volta a ficar desbloqueado, caso contrário dependendo da atualização volta a bloquear!

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com um ex128 que não aceita flash pela scout de maneira alguma sempre da flash esttou conectando ele via modo camera

[ATTACH=CONFIG]28726[/ATTACH]

ola boa tarde, vc não tem a box infinity ou z3 ? aqui no meu caso coloca a z3 na usb ele georu porta com 9 ai fui abrir programa smarmoto selecionei porta com 9 baixei velocidade 115200 , coloca aparelho desligado da flash e aperta power ....... usei cabo do lg gw300 foi de boa peguei um zero meu e fiz os backup flash/flex e calibração. ate mais lucas

Compartilhar este post

Link para o post

Estou com um ex128 que não aceita flash pela scout de maneira alguma sempre da flash esttou conectando ele via modo camera

[ATTACH=CONFIG]28726[/ATTACH]

Olá, bem se seguiu corretamente os passos do tutorial, verifique agora integridade dessa flash que esteja passando,

deixei disponível essas outras, pode testar:

* Arquivos S-Cout [ PCF e SBF ]

* Arquivos S-Cout [ PCF e SBF ]

No mais, bateria 100% carregada e insista mais vezes, ajuda muito!

Boa sorte!

ola boa tarde, vc não tem a box infinity ou z3 ? aqui no meu caso coloca a z3 na usb ele georu porta com 9 ai fui abrir programa smarmoto selecionei porta com 9 baixei velocidade 115200 , coloca aparelho desligado da flash e aperta power ....... usei cabo do lg gw300 foi de boa peguei um zero meu e fiz os backup flash/flex e calibração. ate mais lucas

Liboredo, talvez poderíamos tentar esgotar as tentativas via Scout, pois esse é o intuito do tópico "Scout".

Para o SmartMoto (SmartClip), temos já outros tópicos.

Mas parabéns por usa disponibilidade e ajuda.

amigos alguem pode postar um linck com a flash do motorola ex112? pois nao consigo axaar' agradesço desde ja amigos boa tarde

Vamos pesquisar, já está disponível a algum tempo aqui no fórum, leia atentamente todo o tutorial,

por gentileza!

Abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
0