SERVIDOR DE DOWNLOADS PARA TÉCNICOS!

É técnico? Então você precisa estar atualizado com um serviço de downloads exclusivo e profissional. O Clan SOFT é essencial para técnicos que não tem tempo para ficar procurando firmwares, softwares e procedimentos pela internet, como você.

www.clansoft.net/dl/

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Zaqueu Rocha

Nokia X3-02, um quase smartphone de baixo custo!!!

1 post neste tópico

HARDWARE

É, ele não é um smartphone e nem adianta sair reclamando que ele não é todo feito em alumínio nem algo do tipo. Ele é um celular simples, só que com alguns toques que aproxima este modelo um smartphone que temos aos montes. Ele é fino, e muito leve (tomem nota pela imagem abaixo). É aquele tipo de celular que fica no seu bolso e não faz qualquer volume a não ser que você goste de calças colada no corpo, aí até uma folha de papel vai fazer volume.

Please login or register to see this image.

Algo que me surpreendeu nele foi a tampa traseira que esconde a bateria, que é uma BL-4S com 860mAh. Esta tampa tem uma sensação mais gelada e não é por acaso: é feita de alumínio! Mesmo com a cor muito próxima do restante do aparelho, é possível notar com clareza o estilo de aço escovado que a tampa tem. A maneira como ela é retirada é bem interessante e simples, já que são dois botões que ficam nas laterais do aparelho, pressionando os dois ela levanta um pouco e você retira sem problemas. Ser de alumínio ajuda e muito em uma parte removível, pois não dá possibilidade de quebrar as travas ou de amassar a tampa na hora de trocar a bateria, chip ou o cartão de memória MicroSD. Falo das travas pois tive um N95 que as mesmas quebraram e para segurar a tampa eu usava um pequeno case, algo muito, mas, muito chato!

Please login or register to see this link.

Continuando pela parte externa do aparelho, você encontra um teclado físico e que vem com quatro teclas de atalho para acesso rápido do player de música, mensagens, ligar e um que desliga a ligação e também o aparelho, além da tela de 2,4 polegadas que tem 240 x 320 pixels de resolução. Na parte inferior encontramos o falante e o microfone dividindo o mesmo “buraco”, na lateral esquerda há botões específicos para travar a tela de toque – SIM! A tela é sensível ao toque! – e botões para aumentar e diminuir volume, do outro lado não há nada e na parte superior encontramos uma entrada para o carregador, outra para transferir dados e mais uma para fones de ouvido no padrão 3,5 mm.

A qualidade das ligações é incrível. Não sei se me desacostumei com celulares, já que desde 2001 eu só comprei smartphones, mas me surpreendi neste aparelho. A clareza e nitidez são fortes e olha que tenho outro celular aqui da Motorola, mais simples, e mesmo o X3-02 sendo mais baixo, é mais nítido.

A câmera vem com bons recursos como zoom digital progressivo, ou seja, você vai se aproximando lentamente até o máximo. Ela vem com 5 megapixels de resolução e grava vídeos em 640 x 480 pixels com 15 quadros por segundo. Mesmo com tamanha quantidade de pixels juntos, a qualidade das imagens é bem “bacana”. É ruim para quem nunca viu uma foto tirada por um N95 ou por um iPhone 4, por exemplo, mas se você não liga muito para isso, ela cumpre o prometido. No lado do vídeo, ele é bem inferior aos que disse acima e até de alguns celulares da LG ou da Samsung, ainda mais quando você reproduz o vídeo gravado na tela do próprio celular. Nessa hora parece que todos os 15 quadros por segundo dão uma freada e chegam a uns 5 (fiquem de olho nas imagens abaixo que foram tiradas com o próprio celular testado).

Como a tela é sensível ao toque, a Nokia eliminou as setas do teclado físico. Isso pode ser não tão bem visto pelos consumidores já que nem todos são simpatizantes de sair tocando na tela pra tudo. Outro ponto negativo é a própria tela, já que a Nokia nunca soube fazer uma tela resistiva de alta qualidade. Você é obrigado a pressionar forte pro toque ser reconhecido e até vem um tremorzinho dentro do celular pra confirmar que você tocou a tela.

Posted Image

O teclado numérico me deixou confuso com a tecla do zero que fica no lado direito e não abaixo, entre o sustenido (jogo da velha) e o asterisco. Estes dois foram para lateral junto com o zero, fica meio dificil se acostumar com este layout, mas com o tempo você pega o jeito.

SOFTWARE

Ele tem uma versão do sistema operacional de celulares da marca, os S40. É rápido na hora de ligar o aparelho e desligar, mas não devemos comparar de forma alguma com algum smartphone, que costumamos testar aqui com mais frequência. Há vantagens nisso, já que como o sistema operacional não suporta multitarefa, ele nunca trava ou fica lento. Você abre um programa e fecha o outro, da forma que qualquer celular faz. Falando em aplicativos, ele já vem com alguns instalados e que são feitos em Java como o próprio navegador de internet nativo da Nokia, Opera Mini, acesso rápido para as redes sociais Twitter e Facebook, aplicativo de email para mais de uma conta ao mesmo tempo, além de jogos pré-instalados como o famoso Guitar Hero.

Falando em navegador, ele vem com um que tem até suporte ao Flash de alguns sites, mas não imagine que você vai entrar no Youtube e assistir a imensidão de vídeos de lá na tela do seu aparelho, como os Androids fazem. Ele é lerdo, e quando digo lerdo é lerdo mesmo! O que salva é o Opera Mini, muito melhor que o da Nokia em todos os sentidos que você puder pensar.

Uma novidade deste aparelho é a possibilidade de ligá-lo sem um chip inserido, algo novo nos celulares da Nokia sem Symbian. Ele vem com conexão Wi-Fi, o que é um ponto positivo e não tão comum em celulares mais simples.

PONTOS POSITIVOS

  • Tela de toque e teclado físico são inovadores quando juntos em celulares simples
  • Leve, fino e pequeno
  • Som toca alto no falante próprio
  • Conexão Wi-Fi
PONTOS NEGATIVOS

  • Teclado com layout diferente
  • Falta botão da câmera
  • Vídeos gravados poderiam ser melhores
CONCLUSÃO

Este celular é um ótimo aparelho se você não faz questão de um smartphone ou se o dinheiro está apertado. Ele consegue reproduzir músicas em MP3, AAC, eAAC, eAAC+ e WMA, grava vídeos com som e tira fotos em 5 megapixels. É fino e vem com uma interessante conexão Wi-Fi, além do Bluetooth. Se você já tem um smartphone, ele pode ser seu segundo celular sem qualquer dificuldade. O bacana dele é unir um mundo de telas de toque e outro que usa um teclado físico.

fonte: msn

#gallery-1{margin:auto}#gallery-1 .gallery-item{float:left;margin-top:10px;text-align:center;width:33%}#gallery-1img{border:2pxsolid #cfcfcf}#gallery-1 .gallery-caption{margin-left:0}

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0