SERVIDOR DE DOWNLOADS PARA TÉCNICOS!

É técnico? Então você precisa estar atualizado com um serviço de downloads exclusivo e profissional. O Clan SOFT é essencial para técnicos que não tem tempo para ficar procurando firmwares, softwares e procedimentos pela internet, como você.

www.clansoft.net/dl/

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
gustavo serafin

manutenção de CPU

2 posts neste tópico

protegendo o computador da poeira

a poeira é muito prejudicial ao PC. Pode ser a causadora de vários defeitos sérios:

• mau contato nos conectores e nos soquetes dos chips do pc e dos periféricos

• defeitos mecânicos nos drives de disquetes

• Erros de leitura, ao sujar as cabeças dos drives

• mau contato no teclado

• problemas mecânicos na impressora

felizmente todos esses problemas podem ser evitados com uma manutenção preventiva

adequada. basta adotar as seguintes medidas:

1) uso de capas plásticas

2) limpezas semestrais ou anuais.

a capa plástica pode ser adquirida em lojas de suprimentos de informática. Devem ser adquiridas capas para o gabinete, monitor, teclado e impressora. É importantíssimo que a capa seja plástica. Não serve a capa de tecido, pois acumula muita poeira e deixa passar a umidade para o computador. Também não devem ser usadas capas de tecido revestido por plástico, já que também acumula poeira. a capa deve ser 100% de plástico, nada de tecido. enquanto o PC não estiver ligado as capas devem ser colocadas. Isso reduz drasticamente a quantidade de poeira no interior do equipamento.

é um erro pensar que a maior parte da poeira entra quando o computador está ligado, pois quando está desligado não existe o sistema de ventilação puxando o ar. isso é errado, pois mesmo sem a entrada de ar causada pelo sistema de ventilação, a poeira fica sempre viajando pelo ar, tentando se distribuir de maneira uniforme. quando o computador é desligado e a ventilação para, a poeira do seu interior é depositada sobre seus circuitos. isso faz com que o ar do interior do computador fique com menos poeira. Imediatamente as partículas de poeira do ambiente passam a entrar por todas as frestas existentes no gabinete.

basta observar o interior de um aparelho de televisão. a televisão não possui sistema de ventilação e mesmo assim fica muito empoeirada internamente. a poeira não precisa de convite para entrar. qualquer fresta ou orifício é suficiente para que seja estabelecido um fluxo de poeira que se acumula no interior do equipamento. a capa plástica é a única forma de cortar este fluxo.

ao contrário do que muitos pensam, não é necessário esperar alguns minutos com o computador desligado antes de colocar as capas. Podem ser colocadas imediatamente, logo após desligá-lo. as capas devem ser limpas semanalmente, por dentro e por fora, com um pano ligeiramente úmido. O mesmo deve ser feito com a parte externa do gabinete, teclado, impressora, monitor e com a mesa onde o computador está instalado.

mesmo com o uso da capa plástica, uma certa quantidade de poeira ainda entra no computador, nos períodos em que o equipamento está ligado. Obviamente não podem ser usadas capas com o computador ligado, o que causaria um superaquecimento dos seus componentes. Portanto, a capa plástica não impede totalmente que a poeira entre no computador, pois a poeira entrará nos períodos em que estiver ligado. esta poeira precisa ser regularmente limpa. você mesmo pode fazer esta limpeza, a cada 6 meses, ou mesmo a cada 12 meses. É claro que para isto é preciso saber desmontar e montar novamente o computador.

a capa plástica ideal é aquela que cobre o computador por todos os lados. infelizmente existem no mercado muitas capas plásticas para gabinetes tipo “torre”, que são totalmente abertas na parte traseira. a razão disso, segundo as confecções, é para que a capa não atrapalhe os fios que estão conectados na parte traseira do computador. a verdade é que, com a parte traseira do computador totalmente aberta, haverá um grande fluxo de poeira e umidade entrando no computador. se você não acredita, experimente abrir um saco de biscoitos, deixando-o aberto por uma noite inteira. no dia seguinte, todos os biscoitos estarão moles devido à umidade, e não apenas o que estava exposto (por que não foi acreditar em mim, você estragou os biscoitos!). capas plásticas que deixam a parte traseira do computador aberta servem apenas para evitar que o exterior do computador fique empoeirado. caso você não esteja encontrando uma capa que cubra também a parte traseira do computador, o jeito é comprar duas capas e costurar ou colar uma na outra para que a parte traseira fique também vedada.

Uma outra dificuldade é encontrar capas para gabinetes torre tamanho médio (midi tower) e grande (full tower), já que os gabinetes mini-torre são predominantes. Se você tiver dificuldades, uma boa solução é contratar os serviços de uma costureira.

protegendo o computador da umidade

além de poeira, a umidade é uma grande causadora de maus contatos. um computador pode apresentar defeitos após um ou dois anos de uso caso não sejam tomadas as devidas providências.a mistura de poeira com umidade é ainda mais nociva para o computador.

substâncias existentes na poeira, como o enxofre, produzem acidez ao entrarem em contato com a umidade. a poeira ácida pode provocar defeitos no computador em uma questão de alguns meses. já vimos o que fazer para proteger o computador contra a poeira. agora veremos o que fazer em relação à umidade. trata-se de um problema muito sério em regiões litorâneas ou florestais. Para combater a umidade são usadas as seguintes armas:

• capas plásticas

• ílica Gel

• Llimpezas anuais com spray limpador de contatos.

a capa plástica, além de proteger o computador da poeira, protege também da umidade.

além disso é necessária para que a ação da sílica seja eficaz. a sílica é uma substância sólida, com o aspecto similar a areia branca. também pode ser encontrada na forma de pequenas pedras azuis, do tamanho de grãos de arroz. ossui a propriedade química de atrair para si toda a umidade ao seu redor. normalmente produtos sensíveis à umidade possuem em suas embalagens um pequeno saquinho com sílica. É o caso de câmeras fotográficas, material de uso hospitalar e placas eletrônicas. Muitas placas de computador chegam ao brasil quase sempre sem este saquinho de sílica, pois os “exportadores” eliminam as caixas e os manuais para ocupar menos volume.

a sílica pode ser adquirida em casas de material químico, mas para sua comodidade também é comercializada pela lvc (vá à página inicial e clique em compra).

Os saquinhos devem ser colocados no interior do gabinete, do monitor, da impressora e do teclado, como mostra a figura abaixo. devem ser presos com uma fita adesiva bem firme em um local qualquer, desde que seja longe da fonte e longe dos circuitos e do disco rígido, pois o calor faz a umidade ser expulsa da sílica.

Please login or register to see this image.

computadoreso ideal é colocar os saquinhos de sílica presos no interior do gabinete, do monitor, do teclado e da impressora. entretanto, muitos usuários não têm intimidade suficiente com o hardware para abrir o equipamento e instalar a sílica. neste caso, duas soluções podem ser tomadas. melhor delas é contratar um técnico de confiança para colocar a sílica no interior do equipamento. este técnico poderia fazer uma visita semestral para trocar (ou reciclar) a sílica, limpar a poeira e fazer uma limpeza geral de contatos, de 6 em 6 meses. uma outra solução que não é tão boa, mas é aceitável, é simplesmente não colocar a sílica no interior dos equipamentos, e sim, presos estrategicamente em sua parte externa. Por exemplo, os saquinhos de sílica podem ser presos na parte lateral da base do monitor, na parte traseira do gabinete, na parte traseira da impressora e na parte traseira do teclado. ao serem colocadas as capas plásticas sobre o equipamento, a sílica passa a absorver a umidade, com uma intensidade quase igual à da sílica que estaria colocada no interior dos equipamentos.

quando o computador está ligado, a sílica passa a absorver a umidade ao seu redor. Boa parte da umidade que atacaria as placas fica agregada à sílica (no caso dos saquinhos de sílica estarem dentro dos equipamentos). quando o computador é desligado e é colocada a capa plástica, a umidade continua a ser absorvida até que desaparece quase totalmente. a umidade continua a entrar por baixo das capas plásticas, mas em uma quantidade muito pequena. a figura 19 compara a quantidade de umidade em três :

(a) sem capa e sem sílica;

(B) sem capa e com sílica;

© com capa e sílica.

as setas indicam a entrada de umidade. os pontos representam a concentração de umidade no ar. Como podemos ver, o uso de sílica sem as capas plásticas não traz quase proteção alguma ao equipamento. o único computador da figura abaixo que está realmente protegido é o ©, onde são usadas simultaneamente a sílica e as capas plásticas.

Posted Image

depois de alguns meses a sílica fica saturada. isto significa que absorveu tanta umidade que já não funciona mais. quando isso acontece, a sílica branca passa a ficar amarelada, e a sílica azul fica rosada. normalmente isso ocorre depois de 6 meses. Em locais onde a umidade relativa do ar é muito grande (onde chove muito, orla marítima, regiões florestais), a saturação ocorre antes, por exemplo, em 3 meses. uma vez saturada, a sílica deve ser substituída por nova ou reciclada. Para fazer a reciclagem, coloca-se toda a sílica em um recipiente de vidro usado para assar alimentos no forno. liga-se o forno médio e uma vez quente coloca-se a sílica no recipiente de vidro, deixando a porta do forno ligeiramente aberta para que a umidade saia. O calor fará com que a água acumulada evapore totalmente. a sílica volta a ter sua cor original e está pronta para mais 6 meses de uso. Esse processo pode ser repetido a cada 6 meses, ou seja, você compra a sílica uma vez e passa a usar por anos seguidos.

infelizmente a sílica não consegue eliminar 100% da umidade que incide sobre o computador. uma pequena quantidade ainda sobra e ataca os contatos elétricos. a adiferença é que, com o uso da sílica e capas plásticas, ao invés de surgir mau contato depois de 2 anos, surgirá depois de 5 anos ou mais. para melhorar mais ainda a situação e fazer com que o mau contato causado pela umidade nunca ocorra, deve ser feita semestralmente ou anualmente uma limpeza geral de contatos. Desmonta-se o computador, realiza-se a eliminação da poeira e usa-se o spray limpador de contatos para limpar conectores, soquetes, “pernas” de chips, teclado, etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conserto da placa de cpu

muito pouco pode ser feito em termos de conserto de uma placa de cpu moderna.e ssas placas não foram feitas para serem consertadas. se realmente existir um defeito, é provável que seja necessário fazer a substituição por uma nova.

montagem por partes - a pesquisa por defeitos em uma placa de cpu envolve testes com o menor número possível de componentes. Primeiro ligamos a placa de cpu na fonte, no botão reset e no alto falante. Instalamos também memória ram, mesmo que em pequena quantidade. o pc deverá funcionar, emitindo beeps pelo alto falante. apartir daí, começamos a adicionar outros componentes, como teclado, placa de vídeo, e assim por diante, até descobrir onde ocorre o defeito. nessas condições, o defeito provavelmente não está na placa de cpu, e sim em outro componente defeituoso ou então causando conflito.

os piores casos são aqueles em que a placa de cpu fica completamente inativa, sem contar memória, sem apresentar imagens no vídeo e sem emitir beeps. o problema pode ser muito sério.

confira os jumpers - todos os jumpers da placa de cpu devem ser checados. erros na programação dos clocks e voltagens do processador impedirão o seu funcionamento. também é preciso checar se existe algum jumper relacionado com as memórias. algumas placas possuem jumpers para selecionar entre memória de 5 volts e memória de 3,3 volts.

os módulos fpm e edo operam com 5 volts, já os módulos sdram operam em geral com 3,3 volts, mas existem modelos de 5 volts. no capítulo 6 mostramos várias listas de chips de memória, indicando várias de suas características, como por exemplo as voltagens. as placas de cpu possuem ainda um jumper relacionado com o envio de corrente da bateria para o cmos. se este jumper estiver configurado de forma errada, a placa de CPU poderá ficar inativa. verifique portanto como este jumper está programado.

chipset danificado - quando temos uma placa de diagnóstico, a detecção de problemas pode ser muito facilitada. mesmo quando a placa de cpu está inativa, alguns códigos de post podem ser exibidos. se o código do post diz respeito a um erro nos controladores de dma, controladores de interrupção ou timers (circuitos que fazem parte do chipset), podemos considerar a placa como condenada, já que não será possível substituir o chipset.

bios danificado - Uma placa de CPU pode estar ainda com o bios defeituoso (uma placa de diagnóstico apresentaria este resultado, o display ficaria apagado). não é possível substituir o bios pelo de outra placa (a menos que se trate de outra placa de mesmo modelo), mas você pode, em laboratório, experimentar fazer a troca. Mesmo não funcionando, este bios transplantado deverá pelo menos emitir mensagens de erro através de beeps. Se os beeps forem emitidos, não os levem em conta, já que este bios é inadequado. os beeps apenas servirão para comprovar que o defeito estava no bios original. se beeps não forem emitidos, você ainda não poderá ter certeza absoluta de que o bios antigo estava danificado. Sendo um bios diferente, o novo bios poderá realmente travar nas etapas iniciais do post, não chegando a emitir beeps. Por outro lado, uma placa de diagnóstico deve apresentar valores no seu display, mesmo com um bios de outra placa, e mesmo travando. isto confirmaria que o bios original está defeituoso. Uma solução para o problema é fazer a sua substituição por outro idêntico, retirado de uma outra placa defeituosa, mas de mesmo modelo, com os mesmos chips vlsi, o que é bem difícil de conseguir. Em um laboratório equipado com um gravador de rom, seria possível gravar um novo bios, a partir do bios de uma placa idêntica ou a partir de um arquivo contendo o bios, obtido através da Internet, do site do fabricante da placa de cpu.

capacitor danificado - a placa de cpu pode estar com algum capacitor eletrolítico

danificado (figura abaixo). Infelizmente os capacitores podem ficar deteriorados depois de alguns anos. O objetivo dos capacitores é armazenar cargas elétricas. Quando a tensão da fonte sofre flutuações, os capacitores evitam quedas de voltagens nos chips, fornecendo-lhes corrente durante uma fração de segundo, o suficiente para que a flutuação na fonte termine. normalmente existe um capacitor ao lado de cada chip, e os chips que consomem mais corrente são acompanhados de capacitores de maior tamanho, que são os eletrolíticos.

com o passar dos anos, esses capacitores podem apresentar defeitos, principalmente assumindo um comportamento de resistor, passando a consumir corrente contínua. desta forma, deixam de cumprir o seu papel principal, que é fornecer corrente aos chips durante as flutuações de tensão. toque cada um dos capacitores e sinta a sua temperatura. Se um deles estiver mais quente que os demais, provavelmente está defeituoso. faça a sua substituição por outro equivalente ou com maior valor. note que um capacitor eletrolítico possui três indicações: voltagem, capacitância e temperatura. nunca troque um capacitor por outro com parâmetros menores. você sempre poderá utilizar outro de valores iguais ou maiores. Por exemplo, um capacitor de 470 uf, 10 volts e 105°c pode ser trocado por outro de 470uf, 12 volts e 105°c, mas nunca por um de 1000 uF, 12 volts e 70°c (apesar de maior capacitância e maior voltagem, a temperatura máxima suportada é inferior).

Please login or register to see this image.

cristais danificadosas placas de cpu possuem vários cristais, como os mostrados na figura abaixo.esses frágeis componentes são responsáveis pela geração de sinais de clock. Os mais comuns são apresentados na tabela abaixo.

Posted Image

Posted Image

nem todos os clocks são gerados diretamente por cristais. existem chips sintetizadores de clocks, como o cy2255SC, cy2260, w48C60, w84C60, cma8863, cma8865, Cy2273, cy2274, cy2275, cy2276, cy2277, icS9148BF, w48S67, w48S87, entre outros. esses chips geram o clock externo para o processador e outros clocks necessários à placa de cpu, como por exemplo o clock necessário ao barramento usb. Todos esses clocks são gerados a partir de um cristal de 14,31818 mhz, o mesmo responsável pela geração do sinal OSC.

nessas placas, se este cristal estiver danificado, não apenas o sinal osc do barramento isa será prejudicado – todos os demais clocks ficarão inativos, e a placa de cpu ficará completamente paralisada. normalmente os chips sintetizadores de clocks ficam próximos ao cristal de 14,31818 mhze dos jumpers para programação do clock externo do processador. Dificilmente esses chips ficam danificados, mas o cristal pode quebrar com um pequeno choque mecânico.

Lojas de material eletrônico fornecem cristais com várias freqüências, principalmente os de 32768hz(usado pelo cmos) e o de 14,31818 mhz, usado para a geração do sinal OSC e para os sintetizadores de clock. Se tiver dificuldade em comprar esses cristais, você pode retirá-los de qualquer placa de cpu antiga e defeituosa, obtida em uma sucata de componentes eletrônicos. Tome muito cuidado ao manusear esses cristais. Se você deixar cair no chão, certamente serão danificados.

Posted Image

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0