Interfaces customizadas do Android podem ter que passar por aprovação
0

1 post neste tópico

Samsung, Sony Ericsson e Motorola que se cuidem: a festa na casa do Android pode estar acabando. Se hoje as fabricantes podem customizar o sistema da Google como bem entenderem, esse cenário pode mudar muito em um futuro breve.

De acordo com o BusinessWeek, fontes confiáveis afirmam que a empresa de Mountain View vai começar a vigiar mais de perto as diferentes interfaces da plataforma, para assegurar uma melhor experiência do usuário e que diversos executivos de grandes fabricantes já foram notificados das novas regras.

Please login or register to see this image.

Agora, todas as customizações terão que passar pelos olhos atentos de Andy Rubin, chefe de desenvolvimento do Android. Caso o executivo não aprove a interface e a fabricante não se adapte, a empresa pode não ter acesso mais cedo às novas versões do sistema, atrasando o lançamento de futuros produtos com as plataformas mais recentes.

Dessa forma, as conhecidas interfaces como o TouchWiz (Samsung), MotoBlur (Motorola), MediaScape (Sony Ericsson) e HTC Sense (nem precisa dizer de quem), podem sofrer alterações.

Posted Image

A medida pode causar polêmica, já que a gigante da internet sempre levantou a bandeira de um sistema operacional móvel livre e aberto. Contudo, as medidas podem também assegurar um pouco mais de controle, segurança e usabilidade para os usuários.

Google ativa pagamento "in-app" em aplicativos Android

A Google está disponibilizando para o seu sistema operacional Android o sistema "in-app billing", que permite aos desenvolvedores venderem upgrades, produtos virtuais, níveis extras para jogos e outros serviços diretamente dentro de suas aplicações.

O sistema também implementa a funcionalidade "try and buy", para que os usuários possam testar o software antes de comprar e desbloqueá-lo posteriormente, sem a necessidade de baixá-lo novamente. O esquema de faturamente utilizado é o mesmo do Android Market: 30% do produto fica para a Google, e o restante com o desenvolvedor.

Posted Image

Entre as primeiras aplicações que integraram esta nova funcionalidade estão Tap Tap Revenge, Comics, Gun Bros, Deer Hunter Challenge HD, WSOP3 e Dungeon Defenders: FW Deluxe, já disponíveis em uma versão atualizada no Android Market.

Microsoft: Windows Phones terão NFC ainda este ano

A Microsoft planeja integrar a tecnologia Near Field Communication (NFC) nos próximos smartphones baseados em sua plataforma móvel, o Windows Phone 7.

De acordo com relatos do Bloombergs, os primeiros dispositivos com NFC estarão disponíveis no final deste ano e serão baseados no "Mango Update" do Windows Phone 7, atualmente em desenvolvimento na Microsoft.

Posted Image

A tecnologia NFC é uma comunicação wireless de curto alcance que pode ser utilizada principalmente para pagamentos eletrônicos. O Mango também deve trazer ao sistema o novo navegador Internet Explorer 9, multi-tarefas e integração com o Twitter.

De acordo com uma estimativa da ABI Research, o número de celulares vendidos com tecnologia NFC em 2011 será de 35 milhões, mas deve duplicar em 2012. A Gartner prevê que em 2014 serão mais de 340 milhões de usuários ao redor do mundo que estarão realizando "pagamentos móveis".

De acordo com o U. S. Patent Office, a Microsoft detém 14 patentes relacionadas ao NFC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
0