Tecnologia Gsm
0

2 posts neste tópico

GSM está ultrapassando o CDMA, dizem fornecedores

O uso do sistema europeu GSM na telefonia móvel está crescendo mais rápido que o do rival norte-americano CDMA, porque se trata de um padrão mais barato e flexível, disseram fornecedores de produtos e serviços GSM na segunda-feira. Os fornecedores esperam que as provas de crescimento do sistema GSM ajudem em sua queixa à Comissão Européia, em uma disputa sobre os preços dos serviços de banda larga que os opõe à Qualcomm, inventora do CDMA, disse uma fonte sênior do setor.

Nos últimos três anos, 25 operadoras de telefonia móvel optaram por substituir suas redes CDMA por redes GSM, ou pelo padrão sucessor das primeiras, conhecido como Wideband CDMA (WCDMA). "Confirmamos que algumas operadoras de CDMA estão perdendo mercado, e respondem a isso adotando tecnologia da família GSM", afirmou a GSA, associação setorial das empresas que fornecem tecnologia GSM e WCDMA, em relatório de pesquisa sobre o setor.

"Não foram identificados casos de operadoras de redes que tenham abandonado o GSM em favor do CDMA," segundo o estudo.

Os fornecedores de tecnologia GSM incluem Nokia, Ericsson, Siemens, Philips e Alcatel. As operadoras vêm optando pelo GSM ou WCDMA porque as tecnologias estão disponíveis em celulares mais baratos, já que existe mais concorrência entre os fabricantes de chips GSM. Os chips CDMA são fornecidos exclusivamente pela Qualcomm.

Além disso, a tecnologia GSM é usada em todo o mundo, enquanto as redes CDMA cobrem principalmente as Américas e partes da Ásia. Um usuário de sistema GSM não pode fazer ligações para redes CDMA, e vice-versa. Seis fornecedores de tecnologia GSM apresentaram queixa à União Européia porque acreditam que a Qualcomm esteja cobrando royalties excessivos, que a empresa recebe por sua contribuição relativamente modesta ao sistema WCDMA.

Entre as operadoras que aderiram recentemente ao GSM estão a Chinook Wireless, dos Estados Unidos, a sul-coreana KTF, a indiana Reliance e a australiana Telstra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola amigos do clan complementando para utilização das frequencias corretas . Operadora Freqüência GSM/GPRS/EDGE Amazônia Celular 900/1800Mhz BrasilTelecom (Oi) 1800Mhz Claro 1800Mhz CTBC 900/1800Mhz Oi 1800Mhz Sercomtel 900/1800Mhz Telemig (Vivo) 900/1800Mhz Tim 1800Mhz TNL Pcs 1800Mhz Unicel 1800Mhz Vivo 850Mhz Bom para iniciantes .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora
0