Ir para conteúdo

QUE VENHA 2019

A Equipe Clan GSM Deseja a todos um Feliz Natal e um Prospero ano NOVO.

Entre para seguir isso  

Posts Recomendados

Forte concorrência deve prejudicar lucro da Nokia no 4º tri

A Nokia deve reportar queda de lucro pelo terceiro trimestre consecutivo, enquanto enfrenta dificuldades para concorrer com os smartphones de ponta da Apple e Samsung Electronics, ao mesmo tempo em que perde participação no extremo mais barato do mercado.

Stephen Elop, que assumiu como presidente-executivo da Nokia em setembro, deve reportar queda de 24% no lucro por ação, no quarto trimestre, para 19 centavos de euro. O mercado de celulares se recuperou da queda sofrida em 2009, quando a desaceleração na economia mundial atenuou a demanda pelos aparelhos mais recentes. Este ano, a demanda por smartphones como o iPhone 4 e o Samsung Galaxy S disparou.

A Apple anunciou na noite de terça-feira que vendeu 16,2 milhões de iPhones no quarto trimestre, 86% mais que no ano anterior e seu maior total de vendas trimestrais, e antecipava que a demanda continuaria forte.

"Outro trimestre espetacular para o iPhone é um claro sinal de demanda, mas a força da Apple claramente terá repercussões para outras empresas que estão lutando para ganhar força no segmento mais caro do mercado, que é extremamente competitivo e no qual existe excesso de oferta", disse Geoff Blaber, analista da CCS Insight.

A Nokia não lança um smartphone de sucesso desde o N95, que chegou ao mercado em 2006, antes que a Apple começasse a oferecer celulares. "O N95 foi um grande sucesso. Mas desde então eles vêm enfrentando dificuldades", disse Michael Walkley, analista da Canacord. "O novo presidente-executivo está enfrentando desafios na ponta mais cara e na ponta mais barata do mercado. Nesta última, a pressão é muito forte."

A fatia de mercado da Nokia na Índia se reduziu à metade, em prazo de alguns poucos trimestres. A empresa controla cerca de 30% desse vasto mercado, de acordo com o grupo de pesquisa Gartner, ante uma participação de mercado próxima dos 60% no ano anterior. "Continuamos preocupados quanto a questões de participação no mercado de celulares baratos, devido a concorrência local em mercados emergentes como Índia, Oriente Médio e África," afirmaram os analistas do UBS em nota de pesquisa.

Nokia encerra o serviço Ovi Music Unlimited em 27 países

A Nokia não vai vender mais celulares com capacidade de download de músicas ilimitadas. A empresa deve assim encerrar as atividades do serviço em mais de 27 países.

Antes conhecido como "Comes with Music" e depois como "Ovi Music Unlimited", o serviço permitia baixar milhões de músicas do acervo da Nokia durante 12 meses não será mais oferecido em novos smartphones da gigante finlandesa.

Posted Image

No Brasil, no entanto, o cenário será um pouco diferente. A empresa continuará vendendo celulares com 6 meses de download de música - na Turquia e na África do Sul também. Na China, na Índia e na Indonésia, a Nokia continuará vendendo aparelhos com 12 meses de downloads.

Para aqueles que compraram um celular recentemente com essa opção em outros países, o Ovi Music Unlimited continuará ativo até o término do contrato. A justificativa da empresa foi a falta de interesse do público em um serviço com DRM, que limita o usuário a ouvir a música apenas no dispositivos onde ela foi baixada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×