Ir para conteúdo

Governo lança em Brasília documento de identidade civil que substitui o RG


Posts Recomendados

Posted Image

Ministério da Justiça lançou o Registro de Identidade Civil (RIC), que substituirá o RG.

Em cerimônia no Ministério da Justiça, o governo federal lança nesta quinta-feira (30) o RIC (Registro de Identidade Civil) – o novo documento de identidade dos brasileiros que irá substituir o RG (Registro Geral).

O RIC irá reunir em um só cartão os números de documentos como CPF (Cadastro de Pessoa Física), carteira de trabalho, CNH (carteira nacional de habilitação), passaporte e o título de eleitor. Ele terá ainda a impressão digital do titular, foto e assinatura e contará com um sistema de tecnologia composto por microchip e os dados serão gravados a laser no documento.

No chip do RIC também estarão armazenadas informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição e data de validade do cartão, que será de 20 anos.

A cerimônia conta com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski – cujo tribunal é parceiro do Ministério da Justiça no projeto, contribuindo com as informações presentes no cadastro eleitoral.

O Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal foi designado pelo Ministério da Justiça para coordenar, armazenar e controlar o cadastro único de registros para evitar a duplicidade de documentos.

O RG continua valendo até que todos os cidadãos brasileiros tenham sido recadastrados. A previsão é que a substituição seja feita ao longo de nove anos.

Na primeira etapa da implantação, dois milhões de brasileiros serão selecionados para receber o RIC. O investimento previsto para este primeiro ano é de R$90 milhões e as primeiras cidades a participarem do projeto piloto serão Brasília (DF), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN), Rio de Janeiro (RJ), Rio Sono (TO) e Salvador (BA).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente uma boa noticia. É um saco vc andar com vários documentos. E quando perde , normalmente estão todos juntos. Em 2008 fui assaltado e foi uma saga , primeira coisa que precisava éra a habilitação , mas para tirar precisava de um documento com foto, coisa que obviamente não tinha porq foi junto no assalto. Ai primeiro tive q fazer a identidade esperar uns 4 dias para então dar entrada na 2 via habilitação. Agora só ando com habilitação , rg fica em casa guardado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejo a ótimos olhos, assim espero também ver que este mesmo grupo responsável pela nova implantação, também nos cerque de segurança extra a já divulgada, pois sabe-se que tudo no mundo é passível de desvios de conduta e sendo este um PACOTÃO de documentos pessoais, caso extraviado ou roubado poderão nos dar muito mais dor de cabeça. ...aguardarei mais informações sobre esse comprometimento de uma possível perda deste DOC único! No mais bem-vindo RIC!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...