Ir para conteúdo

Motorola Moto G1 não carrega


Gumac

Posts Recomendados

Ola a todos, estou com um xt1033 que não carrega de forma alguma, embora mostre sinal de carregando, mas a bateria vai apenas caindo a porcentagem de carga. Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que:

 -  SEI E VI OUTROS TÓPICOS NO FÓRUM SOBRE O MESMO ASSUNTO!

 -  Já fiz TODOS os procedimentos indicados e aconselhados nesses tópicos. Todos mesmo! ( Limpeza, troca de conector mais de 1 vez, teste com 2 outras baterias que funcionam normalmente em outro aparelho, ressoldagem no PM8226 e nos componentes próximos ao conector de carga, teste de continuidade da tensão do conector de carga , etc... Fiz tudo exceto trocar o PM8226! )

 

Tenho um daqueles pequenos monitores de tensão USB (foto anexo) que verificam tensão e corrente usados, através dele constatei que o aparelho não está utilizando a carga do carregador. (Inclusive recomendo a todos os técnicos iniciantes um desse, pois ajuda muito na hora de trocar conector de carga a certificar mais rápido se está carregando normalmente.)

 

 

Minha pergunta nesse novo tópico é se alguém já passou por isso e tentou de tudo, seguindo os tópicos aqui do fórum, e mesmo assim, sem sucesso, obrigado desde já e desculpe o longo texto!

IMG_20181227_210318.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, CharlesDias disse:

Boa noite amigo, por acaso o GND do seu aparelho não e aqueles com a solda ruim de fixar? Se for, após colocar o conector tente esquentar um pouco com o soprador de ar até que ele fique "bonitinho" . Eu tive um probleminha com um desses fiz isto e resolveu 

 

O GND é ruim de solda mesmo, mas quando vou soldar ele uso o soprador em 270°C e ar bem fraco e vou usando o ferro de solda junto, e faço a solda normalmente, fica 100%. Mas valeu pela ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Jesiel Pfeifer disse:

@Gumac verifique as seguintes linhas (créditos na imagem): 
Esquerda são dos contatos da bateria e direita são as trilhas do conector
Imagem relacionada

 

 

Olá Jesiel, todas as linhas já foram testadas, estão ok. Não só testei até os pontos da imagem, mas também até os componentes próximos ao PMIC, a única linha que não encontrei próxima ao PMIC é o positivo do USB (USB_PWR segundo o esquema), inclusive se alguém souber onde ele fica ou se já vai direto no PMIC, já me ajudaria bastante, pois no esquema não está claro... Estava pensando num jumper entre o USB_PWR e o +VBAT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Analisei o esquema e o USB_PWR tem apenas dois caminhos:

1 - VBUS (Pino 1 J5000) sai e vai para os seguintes componentes em paralelo C5001, C5012, C5002, D5000 R5019 D5001.

2 - USB_PWR depois ele vai direto para o U2000 (PM8226) USB_IN2.

Se você não tem tensão nessa linha sugiro então fazer uma ressolda no U2000 já que as outras linhas estão com as tensões corretas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jesiel Pfeifer disse:

Analisei o esquema e o USB_PWR tem apenas dois caminhos:

1 - VBUS (Pino 1 J5000) sai e vai para os seguintes componentes em paralelo C5001, C5012, C5002, D5000 R5019 D5001.

2 - USB_PWR depois ele vai direto para o U2000 (PM8226) USB_IN2.

Se você não tem tensão nessa linha sugiro então fazer uma ressolda no U2000 já que as outras linhas estão com as tensões corretas.

 

Esses componentes são aqueles perto do conector de carga, a tensão de carregamento (+5v) está passando por eles normalmente. Se depois disso o USB_PWR vai direto pro PMIC, então será só a troca dele mesmo, se ele passasse em algum componente próximo ao PMIC eu faria o teste de continuidade.

IMG_20181228_151433.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Jesiel Pfeifer disse:

@Gumac exato, pelos testes que você fez e as linhas que analisamos a única alternativa restante é a resolda do PMIC e/ou a troca dele

Bom, como já não tenho nenhum PM8226, nem de sucata pra trocar e o cliente já não quer gastar muito com esse aparelho, o jeito foi fazer um jumper entre o +VBAT e o USB_PWR, ainda estou testando, mas parece que está dando certo, pois o aparelho indica que está carregando, embora a porcentagem de carga não fique correta, deu pra "quebrar o galho". Quem em último caso não tiver condições de trocar esse Ci, pode fazer o jumper, mas como eu disse, "em último caso". É só ligar o positivo do conector de carga no positivo da bateria. Eu fiz o jumper lá perto do PMIC porque ao menos já passou pelos componentes de filtragem, fica a humilde dica, e obrigado aos que ajudaram!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
Em ‎29‎/‎12‎/‎2018 em 13:14, Gumac disse:

Bom, como já não tenho nenhum PM8226, nem de sucata pra trocar e o cliente já não quer gastar muito com esse aparelho, o jeito foi fazer um jumper entre o +VBAT e o USB_PWR, ainda estou testando, mas parece que está dando certo, pois o aparelho indica que está carregando, embora a porcentagem de carga não fique correta, deu pra "quebrar o galho". Quem em último caso não tiver condições de trocar esse Ci, pode fazer o jumper, mas como eu disse, "em último caso". É só ligar o positivo do conector de carga no positivo da bateria. Eu fiz o jumper lá perto do PMIC porque ao menos já passou pelos componentes de filtragem, fica a humilde dica, e obrigado aos que ajudaram!

 Esqueci de dizer, que esse jumper só indico para aparelhos fora de linha, mais antigos, que são inviáveis de trocar componentes complexos como um PMIC no qual o cliente já não irá pagar por um conserto desses, e nem é aconselhado fazer esse jumper se o aparelho não está indicando carregamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...