Ir para conteúdo

O que nossos vizinhos sul-americanos perguntam sobre o Brasil? O Google responde


Posts Recomendados

A gente até entende que, para lugares distantes do mundo, o Brasil pode parecer um país maluco e cheio de costumes estranhos, mas o pessoal do UmSóLugar nos mostrou que a galera que está aqui do lado, nossos vizinhos sul-americanos, também não nos entende muito bem.

Muitos deles querem saber por que não falamos espanhol, como a maioria do continente, e uma outra parte está interessada na nossa tradição futebolística que, até a última Copa do Mundo, era tida como de imensurável suce$$o. Isso e outras coisas foram descobertas através da função de autocompletar do buscador da Google.

Guiana Francesa

Começando a nossa lista pelo norte da América do Sul, nossos colegas da Guiana Francesa estão encucados pelo fato de termos apelidos. Será que lá eles falam o nome inteiro das pessoas o tempo todo?

Eles também querem saber sobre o fato de falarmos português e de sermos bons no futebol.

 

Os brasileiros, por sua vez, acham que a Guiana não tem capital e não entendem de onde vem o nome. Outra dúvida é sobre o fato de a região pertencer à França.

Suriname

No lado de cá da fronteira, as pessoas estão interessadas em saber por que o Suriname não participa da Copa Libertadores. Agora que levantaram esse assunto, eu também fiquei curioso. Parece que eles não são filiados à Conmebol. Do lado de lá, eles acham que a gente odeia os argentinos. Como assim? A gente não odeia argentinos, não! Isso é coisa da cabeça do Galvão Bueno. Há dúvidas sobre o fato de celebrarmos o Carnaval também, e, naturalmente de falarmos português.

Está faltando um pouco de História sobre a era da colonização sul-americana por aí, não tá, não?

 

Guiana

Na Guiana, a dúvida mais recorrente sobre o Brasil, segundo o autocompletar do Google, é sobre as razões que levam uma pessoa a fazer depilação brasileira. Estamos falando daquela com cera quente, que leva tudo mesmo. Eles também querem saber motivos para se fazer jiu-jítsu brasileiro (oi?) e acham que o Brasil é pobre.

Só o que os brasileiros querem saber é por que raios o pessoal da Guiana resolveu falar inglês. Parece que não estão ensinando direito sobre a colonização aqui também.

 

Venezuela

Ainda no norte, os venezuelanos, que têm migrado para o Brasil com a crise, estão querendo se enturmar, mas não entendem por que rimos “kkkk” na internet. Além disso, eles acham que temos “um bom corpo”, seja lá o que isso signifique, e também não sabem o motivo de falarmos português.

O Brasil quer saber como a Venezuela quebrou, como se tornou socialista e como estão as coisas por lá.

 

Colômbia

Classificada como o país mais colorido das Américas, a Colômbia não sabe que idioma falamos. Estão interessados no nosso inverno e querem saber se aqui cai neve (bem de vez em quando, mas cai). E, por alguma razão, estão interessados em saber que horas são por aqui.

Do lado do Brasil, as dúvidas são mais existenciais. “Como vivem os colombianos?”, “Como se vestem?”, “Como são os colombianos?”. Há também dúvidas muito específicas a respeito do país vizinho: “Como os narcotraficantes eliminam corpos?”. Só consigo pensar que isso é efeito da série "Narcos", da Netflix.

 

Equador

O Equador não é vizinho, mas o pessoal do UmSóLugar resolveu fazer um levantamento sobre eles mesmo assim. Contudo, eles não têm dúvidas tão originais assim sobre o Brasil. Só estão interessados no fato de rirmos “kkk”, de usarmos apelidos e de jogarmos bem futebol.

Por outro lado, aqui a galera quer saber por que se usa o dólar americano por lá. Há dúvidas sobre o clima do país (“Por que o Equador é quente?”) e sobre como o lugar conseguiu esse nome. A galera também nunca entendeu por qual razão o “Equador é uma linha imaginária”.

 

Peru

Nossos vizinhos peruanos estão curiosos sobre o fato de termos dois sobrenomes. Um do pai e outro da mãe, gente... não existe complicação. Eles querem saber se temos nacionalidade portuguesa (só na época da colonização mesmo) e por que temos um “corpo bom”.

O Brasil quer saber que língua se fala no Peru e por que as pessoas são supostamente machistas por lá. Parece que um monte de gente quer saber se eles gostam de nós.

 

Bolívia

O “Coração da América Latina” está interessado em saber se temos tubarões na nossa costa. Sim, galera, muitos. Mas só lá em Pernambuco. Há dúvidas sobre quanto custa o dólar americano por aqui e também sobre não falarmos espanhol.

O Brasil não sabe como se vestem os bolivianos nem se eles vivem ou chegam até aqui.

 

Chile

Outro “não vizinho”, o Chile acha que a gente consegue prever terremotos (?) e que somos malucos. Também estão em dúvida sobre o fato de sermos ou não latino-americanos. Essa é última é polêmica.

Do lado de cá, a gente não entende por que o Chile não faz parte do Mercosul. Algumas pessoas acham também que o Chile é um saco (?) e não sabem por que o país tem o nome que tem.

 

Paraguai

Agora para o sul, nosso querido paraíso de eletrônicos baratos está encucado com o fato de não falarmos espanhol. Alguém pergunta para eles sobre o guarani, pois é ainda mais diferente. Por outro lado, eles têm uma dúvida muito válida: por que nos vestimos de branco no Ano-Novo? Não sabemos ao certo, mas parece que tem a ver com nossa herança africana.

Já o Brasil quer saber o que os paraguaios acharam da terrível Guerra do Paraguai (há quem ainda culpe o Brasil por lá). O pessoal daqui também parece interessado na opinião que os paraguaios têm do Brasil no geral e também sobre como eles se vestem.

 

Argentina

Nossos parceiros de Cataratas não sabem por que raios a galera estava fazendo protestos contra a Copa do Mundo de 2014. Essencialmente, muitas pessoas não estavam de acordo com o gasto faraônico. No final, a gente ganhou de presente um 7x1 da Alemanha. Ah! Os argentinos também não entendem por que rimos “kkkk”. Alguém pergunta para eles sobre o “jajaja”, por favor.

No lado de cá, as pessoas acham que os argentinos não gostam da gente. Quem perguntou isso nunca esteve em Santa Catarina no verão. Outra dúvida nossa é sobre o termo “hermano” para descrever nossos hermanos. Por fim, as pessoas daqui não entendem por que os vizinhos são arrogantes. Só digo uma coisa: o mundo todo quer saber sobre isso também.

 

Uruguai

O Uruguai é uma pequena ilha de qualidade de vida na América do Sul, mas tem atraído nossa atenção com mais frequência depois que José Mujica foi presidente e trouxe uma série de ideias vanguardistas para o Mercosul. Por isso, os brasileiros querem saber se existe alguma coisa em particular pela qual o Uruguai é conhecido. Outra coisa: ainda não superanos o fato de o vizinho ter se separado da gente (poxa!).

 

Do lado de lá da fronteira, não entendem o motivo da nossa alegria e do nosso bom futebol. Por fim, querem saber por que somos tão bonitos. Está aí algo que eu também perguntaria a eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.
Nota: Sua postagem exigirá aprovação do moderador antes de ficar visível.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...