SERVIDOR DE DOWNLOADS PARA TÉCNICOS!

É técnico? Então você precisa estar atualizado com um serviço de downloads exclusivo e profissional. O Clan SOFT é essencial para técnicos que não tem tempo para ficar procurando firmwares, softwares e procedimentos pela internet, como você.

www.clansoft.net/dl/

Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Humberto Real

Linux e Lojas/Assistências Técnicas de Celulares. Como conviver?

6 posts neste tópico

Boa tarde aos colegas do fórum. Primeiramente, vou colocar minha experiência pessoal, quando decidi abrir minha própria empresa, para efetuar manutenção em atc's chineses, computadores e aparelhos GPS. Quando decidi me tornar um profissional "independente", como já trabalhava à mais de 13 anos com telecomunicações (que abrange muito mais do que só telefonia), optei por utilizar nos computadores de minha loja apenas software livre, por três motivos: - Licenciamento do software - Preço quase zero - Segurança da informação Escolhi essa opção pois, em uma visita à uma assistência técnica, anos antes, vi que a maioria dos PCs utilizava o sistema operacional Windows na frente de loja, e todos, sem exceção, não tinham licença, não eram originais. Isso, para quem não sabe, gera um problema sério, caso haja alguma denúncia por uso de software pirata, principalmente em estabelecimentos comerciais. Já tive a triste experiência de trabalhar para uma empresa que tinha na época 26 computadores, todos com sistemas operacionais sem licenciamento, que foram apreendidos até a regularização das licenças. Mas, o que pode preencher esta lacuna? O Windows, como sabemos, é um ótimo sistema operacional, só pelo fato de ter suporte universal,e claro,TODOS os fabricantes, sem exceção, produzem drivers e softwares para ele em primeiro lugar, por causa da abrangência que tem no mercado doméstico/empresarial. Portanto, é quase impossível se livrar do Windows em uma assistência técnica. Mas é possível substituí-lo em àreas da sua empresa. Veja como: - Frente de loja; - Firewall/Compartilhamento de internet; - Banco de dados; - Servidor Web e E-mail; - Servidor de arquivos. O que vou passar, como disse, é minha experiência profissional. Não estou aqui para dizer que é melhor fazer isso, ou que sem isso não irá viver. Ao contrário, a escolha é de cada uma. E claro, a experiência fala mais alto do que qualquer coisa. Se está acostumado com o sistema atual, "em time que está ganhando não se mexe".:namig: A minha primeira opção foi escolher a distribuição Linux certa para meu negócio. O hardware que tinha na época era já obsoleto (1 PC AMD Duron, com 256MB RAM DIMM e HD de 20GB, e 1 PC Intel Pentium 3 com 64MB RAM DIMM e HD de 6GB). Escolhi primeiramente a distribuição Debian (hoje utilizo o Ubuntu, troquei meu hardware à 1 ano atrás), pelo fato de se dar bem com hardware antigo, e ser customizável na instalação, pois poderia rodar um WindowManager (Gerenciador de Janelas, a interface gráfica) mais simples sem comprometer a produtividade. A instalação do Debian é em modo texto e exige certa experiência e conhecimento, assim como outras para heavy-users de distribuições Linux. Instalei nas duas máquinas, e à princípio, utilizava tabelas em OpenOffice para fazer ordens de serviço e controle de estoque e pagamentos. Hoje, na frente de loja, utilizo a distribuição Ubuntu 10.04 com o sistema Stoq (estou migrando lentamente para o Stoq) para certos controles, como estoque de peças e controle de contas. Com a falta de um sistema bom de gerenciamento de ordens de serviço para Linux, ainda utilizo meu antigo sistema da VS Sistema, adquirido anos atrás, que roda o banco de dados em Windows (o servidor) e rodo o cliente em Linux, via Wine. O Wine é uma solução de tradução das instruções do Windows para Linux, que "emula" as DLLs e o comportamento do mesmo no Linux. Atento para que, a única máquina Windows que possuo, possui licença, as outras três (duas caseiras, e uma da frente de loja) utilizam o Ubuntu. No laboratório é onde eu mais preciso mesmo do Windows, pois o sistema de minha box não tem versão Linux, portanto fico preso ao mesmo por esse motivo. O software livre, no caso a distribuição Linux Ubuntu, com as aplicações OpenOffice (similar ao Office da MS), Emessene (cliente MSN Messenger), Google Talk (que utlizo para atendimento via site online) e claro, navegador Web Firefox e Stoq como gerenciador de loja, economizaram à mim, por cima, mais de R$ 4.000,00 em licenças, incluindo aí sistema operacional, programas de gerenciamento de loja, suíte Office, antivírus e outros programas em minhas máquinas. É uma sugestão para quem quer montar sua loja e já começar economizando. Mesmo a licença do meu laboratório, que foi comprada com a máquina, dilui com o tempo o custo. Mas obviamente sofreria com outros softwares, fora o risco que correria se utilizasse software não licenciado na frente de loja no caso de uma fiscalização (que já aconteceu, claro). Claro que ainda uso hospedagem externa da minha pagina web, as estou pouco à pouco achando um jeito de criar meu próprio servidor Web e de e-mail. Gotaria de centralizar serviços e atendimento Web num único local, e dentro de minha empresa mesmo. Fica a dica e qualquer sugestão ou dúvida, fiquem livres para perguntar ou sugerir algo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em linux UNBUNTU eu rodo aqui o windows xp "pirata" emulado pela vmware, instalei todas as boxs e trabalho tranquilamente, se pintasse fiscalização, era somente fechar o windows dando um clique no ícone fechar janela. Eu utilizando em uma partição de 100 gb do meu hd que é de 250 Gb com todas as boxs instaladas venho trabalhando sem apresentar problemas com compatibilidade de sistema pois a box é reconhecida dentro do windows que por sua vez está dentro do linux (legal né?), pois a partição do windows no linux é reconhecida como um arquivo que logo que eu finalizo a vmware encerrando o windows ele faz a varredura com o anti-virus linux muito bom e eficaz. Bom saber que aqui na casa tem quem goste de linux. He He He poderiamos dar inicio a uma outra área aqui no clan pois eu valorizo muito esse sistema. Bem que poderiam criar drivers linux pra todas as boxs e ai acabar de vez com tantos problemas herdados não dos sistemas feitos para box e sim do velho windows, seja qual for a versão. Fico a disposição de quem precisar na área linux. Boa sorte a todos nós.

Compartilhar este post

Link para o post

Taí uma coisa que eu não tentei ainda aqui nessa máquina, Luis, rodar pelo Virtualbox ou o VMware o Windows para ter acesso à box sem problemas. Em meu outro PC tentei e não consegui fazer a Spiderman funcionar... Mas seria ótimo mesmo ter o código nativo for Linux rodando nessas boxes. Mas mesmo as vezes que testei o XP via emuladores, só tive dor de cabeça, e peguei trauma por causa de um PC antigo. Não cheguei a testar na minha nova máquina. O acesso do VMware é transparente à box? Ou precisade alguma configuração extra nele?

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa bom saber mesmo que existem membros ligados ao mundo linux que nem eu, estou elaborando tutoriais Linux para postar na area de informática. um Abraço a todos e um ótimo trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Taí uma coisa que eu não tentei ainda aqui nessa máquina, Luis, rodar pelo Virtualbox ou o VMware o Windows para ter acesso à box sem problemas. Em meu outro PC tentei e não consegui fazer a Spiderman funcionar...

Mas seria ótimo mesmo ter o código nativo for Linux rodando nessas boxes.

Mas mesmo as vezes que testei o XP via emuladores, só tive dor de cabeça, e peguei trauma por causa de um PC antigo. Não cheguei a testar na minha nova máquina. O acesso do VMware é transparente à box? Ou precisade alguma configuração extra nele?

Sim, aliás vc escolhe quais dispositivos ativar ou não, inclusive a internet fica como se fosse uma conexão rede. Mas com uma boa memória (no meu caso 4gb e 3Mb Cache L2) e um bom espaço em disco vc não encontra problemas eu deixei o UBUNTU com 2mb e o xp com 2mb. Vc sabe que o processador fica com sua capacidade dividido por 2 então não teste com processadores pequenos. Um Core 2 duo vpro vc já vê um bom resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa bom saber mesmo que existem membros ligados ao mundo linux que nem eu, estou elaborando tutoriais Linux para postar na area de informática. um Abraço a todos e um ótimo trabalho.

Posso dar uma sugestão?

Começar agora, com o lançamento da versão 10.10 do Ubuntu Linux, tenho testado o RC e está pelo menos na minha máquina bem estável.

Principalmente com a nova central de programas que, para um leigo, facilita e muito a instalação, está mais intuitiva e mais rápida!

Sou fão do Mandriva, usava o Conectiva desde a versão 6, mas o Ubuntu nas quatro últimas versões (9.04, 9.10, 10.04 e 10.10) tem conquistado à mim e à muitos outros que eram acostumados com os rpms da vida.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0